9.12.11

É O QUE HÁ


No início da década de 90, por causa do tratado de Maastricht, recordo-me de ter fornecido uma sessão de "formação interna" na Inspecção Geral de Finanças (onde trabalhava na altura) precisamente sobre as "novidades" do tratado que mudava a União. Tinha-me proposto estudar a coisa e expliquei-me o melhor que pude. Foi há cerca de vinte anos, com powerpoint e tudo. O "acordo intergovernamental" que saiu de madrugada das actuais cabeças que mandam na Europa (não de todas, especialmente a inglesa que não deverá aquecer a sua cadeira por muito mais tempo) é um ersatz, revisto, corrigido e pouco aumentado, de Maastricht. O FEEF continua a não passar de uma toponímia sem grande conteúdo. E, como de costume, o novo "horizonte" é Junho de 2012, aparentemente sem revisão do tratado de Lisboa, com uns de um lado e outros do outro o que certamente contribuirá para "fortalecer" o euro. Entretanto a Croácia passou a integrar esta balbúrdia que era algo que também estava a fazer muita falta à Europa. Depois não se queixem. É o que há.

13 comentários:

Cáustico disse...

Em 1939 havia na Europa um maluco decidido e alguns dotados de razoável sanidade mental, mas de forte indecisão. Todos, principalmente os que se preocupam, conhecem os resultados que a indecisão provocou.Não sejam firmes e sem manobrismos na resolução dos problemas actuais e depois entrem nas lamentações.

vasco disse...

Muito desiludido, eu. E sobretudo com Paulo Portas que me cativou o voto com a ideia de que íamos pagar a dívida para recuperar a independência. Ora, agora, é precisamente a independência que se arruma na gaveta. E pior, uma concessão de independência que só poderá ser recuperada com declarações de guerra e abolições constitucionais. De acordo em acordo, ortográficos e financeiros, caminhando cabisbaixos para a dissolução total.

Anónimo disse...

"que me cativou o voto com a ideia de que íamos pagar a dívida para recuperar a independência" Meu deus... E gente como você é autorizada a votar?

Anónimo disse...

Soberania, de mão estendida, onde é que isso se viu?

Anónimo disse...

Querido Vasco: A independencia é coisa vã. O que fazes com ela? Nada, aboslutamente nada.
A unidade Europeia so se vai conseguir com uma unidade politica da Europa, apesar de se reconhecerem os <Estados, mas independencia?
Repara nos EUA: O estado do Michigan é independente? Não! è um estado dos Estados unidos, tem dollres etc, mas tem uma crise maior de que qq outro estado, pois a industri automovel pifou. Detroit ja era, apesar de estar nos Estados Unidos.

Anónimo disse...

O reino unido recusou assinar a contenção orçamental...claro, eles nao tem euros , esta guerra nao é deles.

Anónimo disse...

Enquanto pensares que a tua bandeira é verde e encarnada, estas enganado. A tua bandeira hoje é azul com estrelas amarelas em redondo. Depois há umas provincias que têm bandeiras : uma em vermelho,amarelo e preto ao baixo, outra em azul,branco e encarnado ao alto, ou verdee vermelho ao alto tb.

vasco disse...

Eu sei que vocês no PS não gostam muito de autonomia e liberdade mas, enfim, tentem compreender que nem toda a gente vê o mundo de forma predeterminada como vocês.

vasco disse...

A minha bandeira sempre foi azul - nunca gostei da verde e encarnada - aquela mais antiga sem as estrelas.

vasco disse...

A minha bandeira sempre foi a azul - sem as estrelas.

Anónimo disse...

A cimeira foi a continuação de uma logica de centralização alemã, tentando através do seu controle dominar o resto dos membros. Quem vai reagir a este paternalismo alemão?Onde fica a democracia tal como a conhecemos?

Anónimo disse...

Os alemães não obrigam ninguém.

Se não quiserem o dinheiro deles não têm de seguir as regras deles.
Por isso em vez de choraminguices de meninas piegas que tal crescerem e aceitarem viverem com o que produzem?

lucklucky

Anónimo disse...

vasco: estas-te a repetir , 2.29, 2.30.