6.5.09

FREUD REVISTO


No dia em que passam uns bons anos sobre o nascimento de Freud - para quem não saiba, um magnífico escritor antes de outra coisa qualquer - este post deste meu amigo (que recomenda um livro) recorda o aparente retrocesso "cultural" a que a sexualidade tem vindo a ser sujeita nos últimos anos. A introdução da norma nos costumes lá onde o velho "interdito" fazia o seu privado caminho de felicidade - e a felicidade o seu - deu cabo do prazer. Não foi, contrariamente ao que pensa a "correcção", o Papa. Hoje "filosofa-se" sobre o sexo e os "costumes". Ou seja, e perdoem-me o plebeísmo (vou ali confessar-me e venho já), não se fode. Só nos fodem a cabeça, sobretudo os "mal-resolvidos". Modernaços como Zapatero ou o nosso Sócrates imaginam que, ao regular a cama ou o vão de escada, o mundo "pula e avança". Casamentos samesexers, divórcios à la carte ou outros actos de "modernidade" burocrática destinados a regulamentar o "entre-pernas" apenas servem para esta gente assexuada poder levantar-se da cama tão imaculada como quando lá se deitou. Isto é, com a consciência tranquila. O interdito deixou de ser interdito para passar a decreto-lei. Há alguma "ponta" num decreto-lei?

5 comentários:

lica disse...

http://jn.sapo.pt/Opiniao/default.aspx?opiniao=Manuel%20Ant%F3nio%20Pina


Opinião






Finalmente todos de acordo
00h30m
Foi um dia histórico na AR: todos os partidos, da direita à esquerda, de acordo. Inacreditável? Não, tratava-se de aumentar de 22.500 para 1.257.660 euros - 5 500% de aumento! - o valor que os partidos podem receber em "cash" (notas, arame, guita, maravedis, pilim…). E, já que estavam com a mão na massa, decidiram alargar ainda as subvenções que recebem do Orçamento de Estado.

A justificação é que o eleitorado do PCP não usa cheques nem cartões multibanco, e deve poder ir buscar ao colchão 1 257 660 euros em notas para entregar no Centro de Trabalho mais próximo. Guerra Junqueiro falava, há mais de cem anos, de partidos "análogos nas palavras, idênticos nos actos, iguais (…) como metades do mesmo zero, não se malgando e fundindo, apesar disso, pela razão (…) de não caberem todos duma vez na mesma sala de jantar". Afinal, cabem. E é fácil imaginá-los a repetir uma das "Ladaínhas modernas" do mesmo Junqueiro correcta e aumentada: "S. Venha-a-Nós, satisfazei-nos este desejo, /S. Venha-a-Nós, este desejo timorato: / S. Venha-a-Nós, fazei do país um queijo, / S. Venha-a-Nós, e fazei de nós um rato".

Anónimo disse...

sigismundo mostra na monografia "Über coca" que ele e outros amigos se mentiam na "passa".
devia estar "pedrado" quando se decidiu pela
traumdeutung.
"I have a dream" estamos "fudidos".

radical livre

Anónimo disse...

citando, de memória, Oscar Wilde, diria até:

"a felicidade da mulher casada depende de homens com quem não se casou"

onde se escreve mulher pode ser homem, vice-versa ou tudo a monte

um abraço, João

Rui Gonçalves

Anónimo disse...

Fónix...fónix.
JB

jfarinha disse...

Tem toda a razão nessa do "magnífico escritor antes de tudo o resto". Perecebi isso quando, para aprender alguma coisa de psicanálise, decidi começar a ler só o que Freud dizia (escrevia) e abster-me do que outros diziam (escreviam) sobre o que Freud dizia.