24.5.09

O OPTIMISTA


Sócrates afirmou que nunca viu um pessimista criar um posto de trabalho. Ao dizer isto, o secretário-geral do PS e, para nosso infortúnio, 1º ministro em exercício, coloca-se ao lado do optimismo antropológico e político que tanta felicidade tem trazido ao mundo desde 1789. Muita da gente que se inspirou neste magnífico optimismo histórico, iniciado com a famosa "tomada da Bastilha", acabou a gerir "generosas" ditaduras e "democracias populares". Até Hitler era socialista, nacional-socialista. À força, muita desta gente criou efectivamente muitos postos de trabalho. Os planos quinquenais de Estaline e dos seus sequazes não serviam, aliás, para outra coisa. É evidente que Sócrates é um produto da democracia e, como tal, espera-se que fugaz e efémero. Até na coisa dos postos de trabalho é. Prometeu 150 mil e chega ao fim da legislatura com meio milhão de desempregados. De resto, "encostou-se" à iniciativa privada (pouca), descerrando lápides sobre lápides e aproveitou a boleia para a sua privativa propaganda. Seria interessante escrutinar quantos dos anúncios de milhares de postos de trabalho "abertos" aqui e ali estão efectivamente preenchidos. Com optimistas como Sócrates, tudo é possível. Até o céu e o inferno.

4 comentários:

MJ disse...

Trata-se de mais uma idiotice, própria de quem não tem o mínimo de substância. É um tipo que vive de palavreado barato e de espectáculo. Desde que li a entrevista ao EXPRESSO - a do "animal feroz", recheada de citações e de invocações de escritores e de filósofos - que percebi que dali não sairia nada de jeito. Nunca pensei, no entanto, que na sua vida houvesse tanta "trapalhada". Importa pô-lo a andar rapidamente. Não me lembro de um período tão negativo na vida política portuguesa.

Anónimo disse...

A única coisa que vi até hoje foi muitos optimistas destruírem muitos postos de trabalho.Os mais optimistas de todos ainda fizeram melhor.Para além de destruírem os postos de trabalho ainda assassinaram quem os ocupava.Por isso sou pessimista.

angelo ochoa disse...

ante tal infame atrocidade chamada sócrates a única consolação que nos resta é... rezar com o povo cristão da nossa terra, de santa maria, por esse ignóbil «político» mais do que vilipediada, e, vilmente, vendida, mas jamais vencida:
«grato apesar de tudo, e por tudo, a ti, só a ti, minha nossa mãe da luz do céu!»

Anónimo disse...

Será este o ano da mudança? Será este ano que este pobre povo acorda? Fico assustado quando ouço admitir que o pinoquio pode ganhar.Eu não acredito.O que me espanta é como num partido que se diz socialista(será nacional socialista?)não haja alguem capaz de desobedecer ao chefe genial.