1.2.08

POR UM REGIME DECENTE


Na Universidade Católica, Rui Ramos citou uma expressão de D. Carlos. O rei, numa carta, explicou que chefiava uma "monarquia sem monárquicos". Nos dois últimos anos de vida, com João Franco, D. Carlos desejou um regime decente e o fim do "rotativismo". Republicanos e membros dessa "monarquia sem monárquicos" conspiraram para que isso não acontecesse. Falharam o golpe de 28 de Janeiro. Decidiram-se pela eliminação física, faz hoje cem anos. Estamos, vai para um século, em república. A 1ª, manifestamente, não foi um regime decente. Foi uma reles ditadura. O Estado Novo repôs alguma decência nas coisas, todavia perdeu-se no tempo e no Ultramar. Não acabou decentemente. Agora vivemos sob uma república que pretende comemorar-se a si mesma daqui a dois anos, dirigida por gente que anda sempre com o credo da "ética republicana" na boca e com demasiado lixo escondido nas algibeiras. Tal como D. Carlos velava por uma "monarquia sem monárquicos", nós vegetamos numa república desprovida de ética republicana. Este já não é um regime decente.

8 comentários:

Anónimo disse...

Lixo nas algibeiras? Antes fosse, saía-nos mais barato

Anónimo disse...

Apesar de haver uma comissão que quer comemorar a républica cumprindo um designado 'programa 'republicano, o melhor em 2010 era referendar o regime, não?

JP disse...

parece que também vão haver comemorações la para os lados de Castro Verde z z z z

Anónimo disse...

O que mais me impressiona neste dia de luto - e sinto-o do fundo do coração - foi a inacreditável imprevidência do Rei. Não há palavras.

Anónimo disse...

«PS, PCP, BE e PEV rejeitaram hoje o voto de pesar proposto pelo deputado do PPM Pignatelli Queiroz sobre os cem anos do Regicídio e que recordava a "trágica morte" do rei D. Carlos e do príncipe herdeiro».


O PS costumava ter pessoas inteligentes e livres. Nem isso já resta. Mas tarde é o que não chega e lá virá o dia de todos os apertos.

pedro oliveira disse...

Tenho o mesmo sentimento.não concordando com a transmissão do poder por laços familiares esta República que vai comemorar 100 anos não tem razões para comemorar,começando pelo seu inicio.às vezes sinto-me baralhado será que valeu a pena matar aquelas pessoas?,ie, o ganhámos com isso?já que matar alguém é um acto selvagem, ainda por cima o nosso chefe des estado.Dá que pensar não dá?

pedro oliveira
http://vilaforte.blog.com

Anónimo disse...

Ao iniciar a leitura deste bilhete, ocorria-me como esta democracia consegue 'funcionar' sem democratas.
O que está contido no final, quanto à República de hoje.
Mas o dia acordou com outra boa notícia, quanto ao fabrico de projectos de engenharia na Autarquia da Guarda, aqui há uns anos atrás.
Uma boa imagem para este Carnaval: a utilidade sociológiaca das máscaras

Nuno Castelo-Branco disse...

João, muito pior , a situação é muito pior. Que o regime não é decente , já isso sabemos há anos. O que ficámos a saber, e´que Portugal deixou de ser um país, passando a ser apenas um local mal frequentado. Quase um milénio de História, para hoje passarmos a fazer parte de uma mera "estória", como hoje se diz. É triste e revoltante.