12.10.06

É FÁCIL DIZER MAL

O dr. Prado Coelho, eminente semiólogo, autor de crítica vária e um exemplar camaleónico de rara estirpe - atenção: eu possuo as "obras completas" de EPC, algumas com dedicatórias, e aprecio muitas das suas coisas - , não podia faltar no comité "democrático" que decidiu "abater" o dr. Alberto João Jardim. Voltou ternamente aos tempos em que, no PREC, foi Director-Geral da Acção Cultural e brindou o presidente do governo regional da Madeira, por sinal eleito, com mimos deste género: "o país respirou de satisfação quando viu que José Sócrates tomou uma atitude exemplar em relação à Madeira". O país respirou? Que país? O que existe na cabeça de EPC ou de Vicente Jorge Silva? A Madeira é "menos" país que Santarém ou o Porto? Ou EPC queria um país que "respirasse" como ele, ou seja, babando-se dia sim, dia não, para cima do governo e do PS? Depois, EPC, num tropismo "colonial", acusa AJJ de "explorar descaradamente a metrópole". A metrópole? Existe, porventura, um "ultramar" na cabeça desarmantemente democrática de EPC? Finalmente, o nosso autor não se poupa no vitupério "democrático". AJJ "é um caso extraordinário", "sentimos [o uso do plural majestático é um resquício do "colectivo" que aprendeu na fase PC e, como se costuma dizer, fale por si, Eduardo] uma repulsa imensa por esta personagem não apenas demagógica mas rasteira e medíocre". O nosso povo costuma dizer que "quando o cão é danado, toda a gente lhe atira pedras". Sucede que EPC não frequenta o povo, muito menos o madeirense. Só coisas e pessoas de Lux para cima. Por isso, a realidade passa-lhe inteiramente ao lado. Este argumentário, de facto "rasteiro", faz com que muita gente que até nunca simpatizou com a iconoclastia política de AJJ, o defenda. Nas actuais circunstâncias - desencadeadas por uma intervenção partidária do secretário-geral do PS no Funchal que, por acaso, também é chefe do governo - é fácil dizer mal. É "democrático" e fica bem no retrato.

11 comentários:

Anónimo disse...

COLONIALISTA!

PAGA A CONTA, E LIMPA-TE AO PAPEL HIGIÉNICO!

Anónimo disse...

Se o homem se babasse pra cima do Ti Alberto é que fazia bem!
Nós por cá, que paguemos a conta do "forró"...

Anónimo disse...

Viva el Rei!!!!

Anónimo disse...

Pois...bem dito Zeca! O Sócrates tem tomates!

Anónimo disse...

Não sei por onde é que andaste estes últimos 20 anos, mas não foi este Jardim que chamou cubanos aos "do contenente"?

Colonialista? Era já bem tempo de o Jardim levar à prática os seus intentos separatistas (ah, bolas esquecia-me do off shore!!)a ver se nos livrávamos dele de uma vez por todas.

Quanto à escolha do povo...às vezes nem sempre é a melhor. Os americanos também escolheram o Bush, e o Mussolini também foi eleito.

Faz confusão como é que uma pessoa erudita e ilustrada como você pode tecer louvaminhas a uma nódoa pusilânime como o Jardim.

A Bildung, de facto, não é panaceia.

E já agora, onde estava você no 25 de Abril?

Camisa disse...

Pois é, é raro eu discordar de algum post aqui, mas deste tem de ser:

1- realmente o conceito de metrópole aplica-se perfeitamente ao próprio enquadramento que AJJ faz da relação mandeira/continente

2- AJJ verborreia uma série de alarvidades constantes não compatíveis com alguém representativo de um eleitorado que o elegeu e no âmbito de um regime democrático e que envergonham ou deviam envergonhar a madeira e o próprio PSD

2- a única coisa que confere legitimidade ao AJJ é o facto de ter sido sucessivamente eleito democraticamente; mas ele tem-no conseguido pois tem espremido lisboa em termos de financiamento, até agora com conivência dos poderes centrais. Ora para os madeirenses é óbvio que ele está a fazer um óptimo trabalho! Mas está-o a fazer em condições de desigualdade para com as restantes regiões do país pelo que era altura de colocar 1 travão nas chantagens de AJJ e fechar a torneira. Irá? fazê-lo Sócrates com os óbvios custos eleitorais

Anónimo disse...

Alberto João Jardim é um Homem que diz pela frente, alto e bom som, aquilo que os cobardes dizem por trás, porque não têm t---tes para o dizerem na cara!! É um exemplo de Grande Democrata: fez pela Madeira o que a "intelligenzia " do continente ainda não foi capaz de fazer - o que de bom temos após 25 Abril foi obra do Cavaco Silva!!!!!

Anónimo disse...

Vamos lá a ver se eu entendo...
Por favor expliquem como se eu fosse... porque eu acho que voces acham que eu sou....
EU NÃO GOSTO DO AJJ... mas...
A democracia vale só quando gostamos dos eleitos?
O povo da Madeira não é capaz de escolher os seu líders? ou ainda não está preparado?
Temos nós, os sábios, de os ir ensinar?

Woman Once a Bird disse...

Fiquei perplexa com os comentários que por cá li. Em que post é possível ler o elogio ao AJJ?

Woman Once a Bird disse...

E tão lamentável com a política paupérrima praticada por AJJ são os comentários que alegam que trabalham uns para que os ilhéus disfrutem. Óbvio que discorrem alegremente sobre o que não conhecem nem pretendem conhecer.

Rantas disse...

Caro João Gonçalves,
Por uma vez concordo com (uma parte) de um post seu.
De facto, é fácil dizer mal.

Um abraço