9.10.11

EM DEFESA DAS PRIMÁRIAS PRESIDENCIAIS


Os socialistas franceses, num processo eleitoralmente interessante que não se reduz aos soicalistas, escolhem este domingo o seu candidato ao Eliseu de 2012. Se ninguém obtiver a maioria, os dois mais votados regressam às urnas daqui a oito dias. Gosto deste sistema da mesma forma que gosto do sistema semi-presidencial francês que defendo para Portugal. E gostaria de ver os putativos candidatos das esquerdas e das direitas domésticas a disputar "primárias" em vez de andarem a enviar recadinhos frívolos uns aos outros. Seria uma prova de maturidade política desses putativos candidatos e da nossa democracia que ainda tem de tombar muitas panelas até chegar a adulta.

3 comentários:

A Telles disse...

Seria interessante acrescentar ao seu post que o partido socialista francês decidiu abrir a possibilidade de votar nas primárias a qualquer cidadão,e não apenas a militantes socialistas.
Uma medida de modernidade inteligente. O objectivo de um milhao de participantes já foi largamente ultrapassado e poderá chegar aos dois milhões. Um bom sinal para a democracia e para a esquerda europeia.

joshua disse...

Todos deveriam poder votar.

Anónimo disse...

Por outros calculos, votaram 4% do eleitorado e 11% do eleitorado do partido socialista frances. Estou a ouvir a televisão francesa e a a grande derrotada foi a Segolene Royal e qualquer que seja o candidato(a) que venha a ganhar , ele vai depender dos votos da extrema esquerda do PS francês.

O primo