FLORILÉGIO DOMINGUEIRO
O nosso conhecido e estimado Abrupto lembrou-se hoje de reproduzir uma parte de um longo poema de escárnio e mal dizer de Airas Peres Vuitorom sobre um dos seus primeiros parentes históricos, retirado ao livro "Cantigas de Escárnio e Maldizer", Lisboa, Estampa, 2002, com notas de Graça Videira Lopes. Eu andei uns séculos mais para a frente e decidi - lembrado da tola polémica que envolveu o Sr. Lello do PS com alguns representantes de oraganizações gays & lésbicas, v.g. a famigerada Opus Gay do Sr. Serzedelo, a que ontem mesmo aludi no Portugal dos Pequeninos - reproduzir "o regresso de ulisses" de Mário Cesariny, publicado na "Pena Capital", ed. assírio&alvim.
o regresso de ulisses
O HOMEM É UMA MULHER QUE EM VEZ DE TER UMA CONA TEM UMA PIÇA, O QUE EM NADA PREJUDICA O NORMAL ANDAMENTO DAS COISAS E ACRESCENTA UM TIC DELICIOSO À DIVERSIDADE DA ESPÉCIE. MAS O HOMEM É UMA MULHER QUE NUNCA SE COMPORTOU COMO MULHER, E QUIS DIFERENCIAR-SE, FAZER CHIC, NÃO CONSEGUINDO COM ISSO SENÃO PRODUZIR MONSTRUOSIDADES COMO ESTA FAMOSA "CIVILIZAÇÃO OCIDENTAL" SOB A QUAL SUFOCAMOS MAS QUE, FELIZMENTE, VAI DESAPARECER EM BREVE.
PELO CONTRÁRIO, A MULHER, QUE É UM HOMEM, SOUBE SEMPRE GUARDAR AS DISTÃNCIAS E NUNCA PRETENDEU SUBSTITUIR-SE À VIDA SISTEMATIZANDO PUERILIDADES, COMO FILOSOFIA, AVIAÇÃO, CIÊNCIA, MÚSICA (SINFÓNICA), GUERRAS, ETC, ALGUNS PEDANTES QUE SE TOMAM POR LIBERTADORES DIZEM-NA "ESCRAVA DO HOMEM" E ELA RI ÀS ESCÃNCARAS, COM A SUA CONA, QUE É UM HOMEM.
DESDE O INÍCIO DOS TEMPOS, ANTES DA ROBOTSTÃNICA GREGA, OS ÚNICOS HOMENS-HOMENS QUE APARECERAM FORAM OS HOMENS-MEDICINA, OS HOMENS-XAMAS (HOMOSSEXUAIS ARQUIMULHERES). ESSES E AS AMAZONAS (SUPER-MULHERES-HOMENS). MAS UNS E OUTRAS ERAM DEMAIS. E DESDE O INÍCIO DOS TEMPOS QUE PENÉLOPE ESPERA O REGRESSO DE ULISSES. MAS O REGRESSO DE ULISSES É O HOMEM QUE É UMA MULHER E A MULHER QUE É UMA MULHER QUE É UM HOMEM.
Cesariny sabe bem sempre, mas, num domingo em que a canÍcula se afastou para dar lugar a um inesperado ar insonso e cinzento, adequado ao estado geral da Pátria, ainda sabe melhor.
Sem comentários:
Enviar um comentário