24.5.08

NA ABERTURA DAS BARRACAS DO LIVRO


"Ah, os jovens escritores", por Pedro Carvalho:

«Não podiam faltar. Tenho encontrado uns blogues pindéricos, de uma gente que pensa que sabe escrever. E pensam que sabem escrever, porque gostavam muito de Português no Secundário, e alguns até foram para a faculdade de letras, onde eu tirei a foto brilhante que se segue. Falar com esta gente sobre literatura é impossível. Porquê? Em primeiro lugar, não sabem nada. Kafka, hum? Não xei du k falas. Clássicos portugueses? Ya, li os Maias e curto bué do M. Tavares. Há dois tipos de jovens escritores blogueiros. Apesar de versarem sobre o mesmo tema, histórias teen, e do seu estilo ser miserável, sem musicalidade, sem ritmo, cheio de repetições estilísticas, há aqueles que conseguem ir para a cama, e outros que não conseguem. Sendo tudo uma merda, não é a mesma merda. Para vocês, seus labregos, e já que a Rita Ferro, uma escritora que roça o insulto, também tem um blogue onde no post inicial se lê um poema do Botto, deixo aqui os meus versos favoritos desse paneleiro, que são uma autência lição de como escrever, pensar e executar: A minha alma é como um cisne, Canta melhor quando morre.»

5 comentários:

Anónimo disse...

descobri in illo tempore que nest rectângulo quase toda a gente sabe tudo menos eu. contento-me com o que aprendo diariamente.
Aquilino, bombista de quem não gosto. diria que alguns desses analfas «não escrevem; sujam papel». infelismente esta escumalha entra nas jotas e governa o país do modo que sinto no meu bolso.
Botto era paneleiro mas sabia escrever

Anónimo disse...

"o brinco da tua orelha
sempre se vai meneando,
gostava de dar um beijo
onde o teu brinco os vai dando" António Botto
morreu miseravelmente num hospital do Rio de Janeiro 1955

Anónimo disse...

António Botto é um dos grandes poetas portugueses do século XX. Quando partiu para o Brasil, onde viria a morrer, estava já afectado pela doença mental que o levou a escrever algumas idiotices no final da vida, mas devem-se-lhe alguns poemas notáveis. Como a maior parte dos poetas a sua produção foi irregular, o que não lhe diminui o talento, para não dizer o génio, palavra talvez excessiva neste caso.

JCC disse...

Sobre o post: se bem percebi, há jovens escritores que não sabem escrever e cuja cultura é deplorável.Acrescento que outros, não tão jovens nem, talvez, tão incultos, não conseguem que os críticos aceitem sequer receber um exemplar como oferta...
Sobre Botto: mais do que a orientação sexual, importa aquilo que nos deixou. "Palavras dum avestruz", conhecem?
"Arrancam-me as penas e eu sofro sem dizer nada / sou ave bem educada..."
JCC (www.jose-catarino.com)

jpt disse...

Sobre o post: se bem percebi o bloguista é muito bom e os outros são umas bestas. Standard ...