29.5.08

ESPECTROS


1. «Quando fui votar no boletim de voto não estava lá o nome do Pedro Santana Lopes (...) Se lá estivesse o nome de Santana Lopes não votava. Só que no boletim estava PSD. E eu sempre votei PSD», declarou Manuela Ferreira Leite à revista Sábado. Se Santana Lopes tivesse dito isto em relação a Ferreira Leite, que diriam os moralistas do regime e do partido?
2. No Público, em papel, um artigo sobre a campanha no PSD termina assim: «o importante é que, juntos, Passos Coelho e Ferreira Leite atinjam cerca de 80 por cento. E afastem de vez o espectro de Santana do PSD.» Foram as jornalistas que "inventaram" esta prosa "isenta"?
3. Estou à vontade. Deixei o PSD em 2004 quando Barroso fugiu irresponsavelmente com a conivência de Sampaio. Não apreciei o que se seguiu e os arquivos deste blogue são testemunho disso mesmo. Existe, porém, um propósito indisfarçável de, nestas "directas", humilhar Pedro Santana Lopes. Ao menos a candidata daqueles "barões assinalados" que andaram com Lopes ao colo quando ele era 1º ministro (para ver se ele não os deixava cair) é frontal e diz ao que - também - vem. Já Menezes, manifestamente um frouxo, "esconde-se" atrás da candidatura de Passos Coelho e "coloca" os seus cipaios ao serviço do antigo presidente da "Jota" para esconjurar o nefasto "espectro". Não aprecio aqueles que, como costuma dizer um amigo meu, possuem todas as qualidades do cão menos a lealdade. Não é o caso de Ferreira Leite mas é o de muitos bonzos que estão com ela. A senhora limita-se a ser autêntica por mais que isso custe, humanamente, a Santana Lopes.
4. A eventual vitória da candidata "brasonada" é, porventura, a que mais convém ao confronto com um Sócrates a perder o pé. Nunca a da mais recente versão do "action man" que, em votação nacional, atiraria o PSD, a curto prazo, para a irrelevância e para a pilhéria.
5. Santana Lopes tem sido um bom líder parlamentar. Imagino que, se perder, não quererá continuar. Deixe-se estar. Até 2009 nada está garantido a ninguém. Muito menos a quem ganhar no sábado.

8 comentários:

Anónimo disse...

a sigla psd podia ser partido sem democracia (interna), partido sem destino, partido sem dono, partido só desordem porque o partido é tudo isto. o agit-prop esteve sempre nas mãos dos mesmos:santana,menezes,
jardim não é bem assim mas também
com excepção de mfl voltam sempre ao passado.tal como sócrates a culpa é sempre dos outros.sebastião patinhas queria estar entre os grandes e trazia a caixa dos milagres.santana vinha demasiado ressabiado.
estes são os politicos que temos.
a europa nunca mais será a mesma. habituem-se a viver pior. por mim como noutros tempos "fato roto, vida alegre"

Nuno Góis disse...

Muito bom post.

Contudo, penso que a partir de Sábado o problema do PSD continua. Se ganhar o que consideras o mal menor (e se calhar é mesmo, para o PSD claro) creio que para Sócrates as eleições serão favas contadas. Há o défice financeiro e há o défice político. Num debate ela nem com o patinha pode. Sózinha não sabe explicar o que é ser social democrata, porque nunca o foi...

Anónimo disse...

Um país que aceitou Durão Barroso e Santana Lopes como primeiros ministros, que aceitou como ministro da Defesa um Paulo Portas, é um país que perdeu a vergonha, a inteligência, o respeito por si mesmo. Haja quem, mulher ou homem, chame os bois pelos nomes e ajude a limpar esta sordidez da vida pública portuguesa.

Anónimo disse...

A politica corrompe tudo...

Anónimo disse...

MFL, com todos os seus defeitos e handicaps, tem uma ética. Santana Lopes nunca a teve. E insiste na patética recusa de que é, meramente, incompetente. Foi, é e será sempre intelectualmente medíocre e politicamente irrelevante.

Anónimo disse...

Eu concordo consigo mas gostaria apenas de dizer umas coisas. Não gosto de Santana Lopes não tanto por aquilo que fez no Governo, mas pelo o tipo de político que é. Sinceramente, prefiro um político tipo MFL ou mesmo Cavaco Silva, a um político tipo Santana ou Sócrates.
Penso também, que existe, da parte dos três candidatos masculinos (e não tem nada a ver com o sexo dos mesmos), para tentar diminuir M.F.Leite e isso foi evidente no debate da SIc.

Anónimo disse...

Como é possível tanta gente continuar a falar mal de PSL? Um político correcto, vencedor, com obra feita, humano, capaz de afrontar os poderes instuidos, que tem sido ataiçoado por tudo e por todos, a quem tem sido feita uma campanha infame por quase toda a comunicaão social.

Como é possível elogiar a Dra Leite? - Ela que disse na TV que não considerava o Euro 2004 um investimento... Que nada de relevante fez nas suas passagens pelo governo... Que não consegue alinhar duas palavras com sentido... Que não tem uma única ideia válida para o País...

Se não querem continuar enrredados na Matriz Social-Democrata pensem bem em qual é a melhor solução para o futuro dos nossos filhos.

odete pinto disse...

Quer vença MFL ou PPC, gostaria de lhes fazer um convite/desafio, para saberem do que falam quando defendem o fim da universalidade do nosso Serviço Nacional de Saúde (quase só para indigentes em muitos centros de saúde).

Convido-os/desafio-os a irem a Espanha e, para não ser pior, torçam um pé ou partam um dedo.
Pode ser num Sábado ou mesmo num dia feriado, e vão a um qualquer centro de saúde espanhol.

Depois de envergonhados, digam de sua justiça.

Em Espanha O CIDADÃO conta politicamente e não só para as estatísticas.

Em Portugal contam uns quantos cidadãos: ricos, famosos, amigos, conhecidos, chico-espertos, etc.