21.11.06

O CORPO ESQUISITO


Houve uma altura em que o prof. Cavaco, referindo-se à administração pública e ao alegado "excesso" de funcionários, encolhia os ombros e desabafava que era preciso "esperar que eles morressem". Por acaso, o mesmo Cavaco não só não precisou de "morrer", como se aposentou como professor do ensino superior público e foi eleito, felizmente, Chefe de Estado. Agora, alguém descobriu que, para além de teimarem em não morrer, os ditos funcionários são a "praga" que anda a dar cabo do país, espalhada por aí à razão de um por cada dezassete portugueses (partindo-se sempre do saudável e democrático princípio que os ditos funcionários mal têm direito à naturalidade portuguesa, uns hominídeos ao pé dos outros). Este "corpo esquisito", para recorrer a Cesariny, incomoda um país que, pelos vistos sem eles, seria dos mais desenvolvidos do mundo. Todavia já tivemos muito menos e não consta que tenhamos alguma vez passado do patamar medíocre de sempre. Isto é o resultado dos disparates de um governo que insiste em meter no mesmo jargão coveiros municipais, professores catedráticos, investigadores, escriturários e médicos, só para dar alguns exemplos de "servidores públicos", para consumo dos "outros" portugueses. Um novo racismo, afinal.

4 comentários:

""#$ disse...

Resta saber se o Caro JG diz isso porque é funcionário público ou porque acredita mesmo nisso.

Embora concorde com a parte final na questão de ser um novo racismo, ou até melhor uma nova forma de totalitarismo que consiste em considerar culpados de tudo os funcionários públicos.
E não sou funcionário público.

Anónimo disse...

Desculpe a intromissão.
Pressinto que não se trata de propositada omissão.
Mas FP não o são também os políticos?

Aladdin Sane disse...

ooohhhhh.... pensava (a sério!) a "espera da morte" estava relacionada com a diminuição da taxa de analfabetismo do país. Contextualizando: para diminuir a dita taxa, Cavaco teria argumentado que, como a maioria dos analfabetos são de idade avançada, quando morressem a taxa baixaria.

Anónimo disse...

O ataque indiscriminado à função pública é, muitas vezes, uma forma de encontrar um bode expiatório para a própria inoperância.
Há muita gente, felizmente, que dignifica o exercício da função pública.
E ser funcionário público devia ser isso mesmo: exercer o serviço público. Quem o exerce adequadamente, merece todo o respeito.