16.6.06

MORTE OU GLÓRIA


Disseram-me há dias, num almoço horrível no "Porto de Abrigo", ao Cais do Sodré - infelizmente mais um restaurante que tinha pergaminhos e que se vulgarizou -, que um dos imóveis que o Estado pretende vender para dar lugar a um daqueles enjoativos condomínios "de luxo", agora tão em voga, é o Regimento de Lanceiros 2, na Ajuda. Eu servi - o termo é mesmo esse, servi - com honra e alegria aquele Regimento, entre 1986 e 1987, como oficial de justiça. Chamava-se então Regimento de Lanceiros de Lisboa e albergava, como julgo que ainda hoje assim é, a Polícia do Exército. Fi-lo ao abrigo do serviço militar obrigatório com que o politicamente correcto, das esquerdas e das direitas, acabou. Por acaso foi o dr. Portas, mas podia perfeitamente ter sido o dr. Louçã ou outra eminência do regime. Quem passou por Lanceiros, a menos que seja um notório imbecil, não fica indiferente à sua história e à fraternal solidariedade que unia homens de proveniências sociais diversas em torno da Cavalaria. Lanceiros permitiu-me conhecer pessoas e mundos completamente diversos dos meus. Depois, o Regimento é um espaço lindíssimo, desde o edifício principal, até às remotas cavalariças mais perto de Belém ou a piscina. Tem uma parada inolvidável com o símbolo do Regimento desenhado no meio: "morte ou glória". Mantive, com praticamente toda a gente com quem me cruzei lá dentro, as melhores relações pessoais e institucionais. Fiz amizades e não me envergonho de ter cumprido o serviço militar. Foi nesse período que inaugurámos o monumento aos mortos em combate do Regimento, era então comandante o Coronel Roque da Cunha. Passei, como oficial de dia, muitas noites lá dentro e assisti, até por dever de ofício, a muitas peripécias. Nessa altura, a ocupação maior da Polícia do Exército era proceder diariamente à escolta de Otelo Saraiva de Carvalho para o Tribunal de Monsanto onde decorria o julgamento das FP-25. Lanceiros foi um pouco de tudo. "Reaccionário", "monárquico" e até "progressista", no PREC, quando era 2º comandante o famoso Major Tomé. Em comum, tínhamos todos a mesma admiração e o mesmo respeito pela memória dos "nossos maiores" nomeadamente D. Carlos, o Marechal Carmona ou o Marechal Spínola. Não obstante o percurso político algo ambíguo deste último, não existe nenhum "cavaleiro" que se preze que não seja "spinolista". Alguns dos oficiais, sargentos e praças com quem privei mais de perto, já desapareceram. Por todos, deixo aqui uma sentida homenagem à grata memória do meu Amigo Henrique Quintanova, ao tempo Major de Cavalaria. Parece, pois, que o poder quer "matar" Lanceiros a troco de um punhado de euros. Que o faça. Lanceiros está vivo no coração dos seus servidores, independentemente do capricho do tempo. Contra o esquecimento, morte ou glória. Não conheço melhor "divisa" para a vida inteira.

31 comentários:

Anónimo disse...

O SMO era chato.Agora 230000 drogados é melhor... e mais barato!

desculpeqqc disse...

Eu também fui lanceiro entre 88 e 89 como soldado operacional PE.
Sentia orgulho no que representava e fazia e acabei de prestar o meu serviço na base da OTAN em Oeiras.
Foi com emoção que lá entrei no dia em entreguei a farda e com a mesma emoção olho para a parada, sempre que por lá passo.

Anónimo disse...

Lindo texto, 20 valores!!

Anónimo disse...

O meu pai também foi de Lanceiros 2 mas no final dos anos 50 e o seu post fá-lo-ia emocionar-se como mo fez a mim, e ele não pode emocionar-se. Além da divisa de Lanceiros ensinou-me isto que também por lá aprendeu e de que fez divisa pª toda uma vida em que honrou o uniforme que usou: "A lealdade salva, a sinceridade pode matar."

Anónimo disse...

Eu também fui PE, era do 3ºturno de 1980 e estive na Região Militar do Norte e não me arrependo de ter feito o serviço militar, tenho muito honra ter pertencido a esta grande Instuição militar. Tudo o que temos de bom está a ser derrubado por estes politicos falhados. Ainda hoje guardo com carinho a minha boina e o meu crachá. Fiquei deveras revoltado com o destino que querem dar a Lanceiros. Tudo o que nos resta é a lembrança e a amizade. "Morte ou Glória"

Anónimo disse...

eu fui do 1ª turno de 1986 e é com muitas saudades que guardo recordações daquele tempo e com muito orgulho de ter pertencido a essa força militar um abraço para todos que pertenceram naquela unidade"morte ou gloria"

Unknown disse...

Que làstima dà estes polìticos do sècdulo XXI!...Porque nao se ocupam mais bem de concretizar a pensao aos ex-combatentes?...Ocupense do positivo e nao do negativo o negativo è destruçao e isso è o que estao fazendo destruindo.

Unknown disse...

Podem vender arrendar ou destruir o Regimento Lanceiros 2 mas jamais poderam destruir o Espìrito de tantos Lanceiros que por aì passaram.Um lanceiro desde Caracas Venezuela da CPM 8247 "OS INDIOS".Um abraço para todos os Lanceiros da velha e nova geraçao.Artur Pereira 062511/73.Morte ou Glòria por sempre.

Anónimo disse...

Olá Sr.Oficial de Justiça! Eu também servi no RLL em 86-87 e lembro-me bem de si, era uma pessoa simpática!
Um forte abraço para todos os camaradas Lanceiros do TMS Lopes(o Marte 2...),2ºELL,3º pelotão CHAIMITE.(O pelotão de serviço na famosa noite dos distúrbios dos Comandos em SªApolónia).

polaroid.boy@hotmail.com

Anónimo disse...

Cumpri o SMO em Lanceiros. Instrução básica e restante percurso como Lanceiro. 3ºturno de 1984.É dos mais importantes marcos da nossa vida. O tempo que lá passamos e naquele quartel que impõe respeito. Foi uma honra.
È pena terminar assim. Não esqueço o exemplo dum grande homem, Ajudante Burrinhas, 2ºesquadrão

ramiro disse...

Fico triste ao saber que Lanceiros 2 corre o risco de ser riscado do mapa. Fui lanceiro. Estive na calçada da Ajuda em 1970 de janeiro a junho como aspirante miliciano dando uma especialidade, indo depois para a região militar do norte até outubro de 1972.Tenho saudades dos tempos de Lanceiros, da camaradagem, das pessoas, da parada,do emblema da PM no centro da parada, respeitado religiosamente por todos,do campo de obstaculos, do 1º Esquadrão a que pertenci comandado pelo capitão Ruben Domingues, do Comandante Coronel Fontes Pereira de Melo, dos camaradas entre eles o saudoso Adriano Correia de Oliveira com quem partilhei o quarto.Tantas recordações que me forçam as lágrimas. Tive muito orgulho em cumprir serviço militar particularmente na Arma de Cavalaria, uma grande escola da vida. Ramiro Leão

Anónimo disse...

HÁ MUITO QUE NOS TENTAM CALAR,TAMBEM EU SERVI COMO LANCEIRO FACTO QUE MUITO ME ORGULHA FIZ RECRUTA EM LISBOA ERA DO 1º T/90 O RESTANTE TEMPO MILITAR CUMPRI NO E.L.N. PODEM TENTAR TIRAR-NOS TUDO MAS NUNCA A NOSSA DIGNIDADE E O NOSSO ORGULHO PORQUE UMA VEZ QUE FOMOS LANCEIROS SEREMO-LO ATÉ A MORTE.UM ABRACO A TODOS CAMARADAS DE TODAS AS GERACÕES E NUNCA ESQUECAM QUER NA GUERRA QUER NA PAZ MORTE OU GLORIA N/M/04823690

Anónimo disse...

Muito bom texto
não esquecerei o tempo que lá passei s.m.o. 2ºturno 91
1ºEI 2º cabo acabando como adido no tribunal militar

victor almeida disse...

Chamo-me Victor Almeida soldado pe 03814688 2 turno 88 2 E.I. ( os Tubaroes )mais tadr E.L.N. e triste o que os politicos fazem no nosso pais, mas como muitos camaradas o dizem nunca eu ou os que por la passaram nos vamos esquecer a fraternidade a amizade a honra que e ser lanceiro.E uma grande escola para a vida ter sido lanceiro.
Com grande saudade e magoa de quem la passou meses da minha vida.
Victor Almeida

Anónimo disse...

Bons são os tempos que vão e lá ficam como recordaçoes boas ,claro fui lanceiro em 92- 2ºturno 17 de agosto,é como se tivesse sido ontem.um abraço ao cabo nico~,e aos camaradas em geral...

Anónimo disse...

Nuno E. Ex Sold RC PE
Tendo efectuado SMO nessa gloriosa casa e á posteriori tendo passado ao regime de contractado,essa é uma noticia que me entristece e que deixa este pais mais pobre do que já é.Os encerramentos de unidades militares só demonstra a estirpe dos politicos que nos governam sem respeito pela história e pelo sangue derramado dos que lutaram por este pais.Se o nosso "2" fechar,morrerá em mim certamente uma grande parte do orgulho de ser português numa casa onde me fiz homem,onde cultivei a camaradagem,o espirito de corpo e sacrificio,onde rimos e chorámos.
1º turno de 94 2ºE.P.E

Anónimo disse...

Recordo com saudade os bons momentos de camaradagem com todos o lanceiros que conheci. Ainda restam algumas dessas velhas amizades. As ditaduras policas sempre desmorronam grandes valores, os nossos valores vão manterse em nós mesmo que destruam a nossa CATEDRAL RLL MORTE UO GLORIA

Anónimo disse...

Amigo, venho aqui dizer q ñ podia concordar mais consigo em tudo o q está escrito. Quando esteve a servir essa grande instituição eu apenas tinha 5 anos de idade, mas tive a sorte de fazer parte de um dos ultimos pelotões a cumprir serviço obrigatorio de 2001 a 2002, e apesar de no inicio ser contra o facto de ter q estar ali obrigado e as complicações (financeiras) q iria ter na minha vida, ao fim de poucos dias tudo tinha mudado. Por isso digo com orgulho q servi em lanceiros, fui P.E.

Um abraço.

VIRTUAL ART disse...

CARO CAMARADA:

Também eu servi, em 1968/68 o RL2, antes de partir para Angola como Comdt. do 3º Pelotão da CPM 2575.

Quem me "praxou" na apresentação no RL2 foi o Aspirante Quinta-Nova, com quem mais tarde trabalhei em Luanda e com quem convivi durante uma vida, até que o QN, já farto da Glória, resolveu experimentar a Morte.

Com ele está a desaparecer a Associação dos Antigos Oficiais do RL2 (que o QN tentou por todos os meios, abrir a todos os postos da PM/PE).

Não vejo ninguém com vontade/capacidade/saber para conduzir uma luta pela sobrevivência do RL2.

Restam algumas recordações.

VIRTUAL ART disse...

Infelizmente o poder económico vai vencer.

Já não temos um Quinta-Nova (meu Camarada em Angola e amigo duma vida), para lutar contra moinhos de vento, com a postura e a dignidade que não agradou a todos.

Cmdt. 3º Pelotão

CPM 2575

Anónimo disse...

Caro Virtual Art,antes de mais saudações Lanceiras.Quando o sr diz que não vê ninguém com capacidade/vontade/conduzir uma luta pela sobrevivência do RL2,a culpa também será um pouco dos srs (oficiais)pois penso não se quererem misturar com a classe de Praças e Sargentos embora sejamos todos Lanceiros(diferentes em várias épocas mas sempre Lanceiros)têm a base de uma associação (AAOL) que poderia ser aberta a todos (como defendia o ilústre Lanceiro Quinta Nova)pois sendo Soldado,Oficial ou Sargento passamos por essa gloriosa casa que é o Regimento de Lanceiros nº2 e practicámos e continuamos a practicar ao longo da nossa vida os lemas "MORTE OU GLÓRIA" e "AJUDAR A CUMPRIR".A meu ver,o mal foi a instituição castrense ter dado o governo deste Pais a politicos incompetentes e sempre ávidos de lucros fáceis.Por mais que esses srs (politicos)tentem aniquilar o RL2,continuaremos a ser "não melhores,nem piores mas diferentes" como muitas vezes ouvi nessa minha 2ª casa e continuaremos a ser orgulhosamente Lanceiros até ao dia da nossa morte.Um bem haja para todos os Camaradas (sejam eles Praças,Oficiais ou Sargentos).

Nuno E.
Ex-Sold RC PE

Anónimo disse...

Também fui PE DO 1.T99 E E CM MTA TRISTEZA K FCO AO SABER QUE QUEREM VENDER O RL2 E UMA VERGONHA.FUI O SOLDADO BATISTA ,DO ALGARVE SE ALGUM CAMARADA ME RECONHECER DGA ALGO 935021926. PE A FORCA MAIS OPERACIONAL

Lanceiro disse...

O pessoal tem de ser mais activo pois somos Lanceiros ou não?Temos de nos organizar e fundar uma associação não só de oficiais como existe actualmente mas de todos (oficiais,praças e sargentos) os que fizeram e fazem parte da mais gloriosa especialidade do Exército Português:Policia Militar/Policia do Exército.Temos de continuar a enaltecer e fortalecer o espírito do Lanceiro para que o nosso velhinho "2" não caia no esquecimento e que a memória do nosso 1ºCabo RC PE Hugo Paulino (com quem tive o prazer de privar e fazer muitos serviços antes de eu ir para a arrecadação de material de guerra do 2ºE.P.E)bem como de tantos outros Lanceiros caídos em combate nunca seja esquecida. Nessa casa me fiz homem, aprendi o sentido do dever, do espírito de sacrifício, aprendi a cultivar a camaradagem e a ser uma pessoa mais correcta para com os outros. Vamos manter a chama bem alta e dizer com orgulho fui, sou e serei LANCEIRO para toda a vida."Morte ou Glória" e "Ajudar a cumprir" sempre.
NE
Ex-Sold RC PE
1ºT 94

POCINHO disse...

É com muita tristesa que leio esta noticia, espero que náo vá havante.
Também fui lanceiro no 3º T. 94 com muito orgulho e com muitas saudades...Procuro camaradas desse turno...SOLD.POCINHO

POCINHO disse...

EX.soldado POCINHO
jlpocinho@hotmail.com
914862782

Anónimo disse...

sou do 2ºde 86/87 «ARMADILHAS» tambem eu fiz escolta ao Otelo e estive na confuzão com os paras em sta.apolonia,essa epoca foi uma das melhores fazes da minha vida..SOU o SOLDADO PE DAMAS-O8576386.

Anónimo disse...

vão ao facebook foi aberto um para o pessoal da P.E. ;) ainda tem poucos camaradas pq é novo.

Anónimo disse...

Se não queremos a Sua Morte temos que lutar pela Sua Glória!

Anónimo disse...

muito bem sou um pouco mais antigo na nossa casa mas com o orgulho igualmente GRANDE de ter sido POLICIA do EXERCITO.
2ºÉ lamenntavel o que querem fazer aquilo que faz parte da historia deste pobre país que é:PORTUGAL
MORTE ou GLORIA

Duarte disse...

Estamos entregues à classe política mais corrupta a seguir ao 3º. mundo, por isso nada me surpreende desta gente. Mas não poderão, jamais, apagar de todos nós, Lanceiros, o espírito de corpo de quem serviu o R.L. 2. nem, tão pouco, ignorar o quanta história as paredes daquela Casa-Mãe encerra. Uma vez PM/PE, PM/PE para sempre.
MORTE OU GLÓRIA
Sold. PM 056531/72
Compª. Polícia Militar 8243
Moçambique 1973/1974
Artur Ferreira

Anónimo disse...

Caro Anónimo Nuno E

Relativamente à abertura da AAOL, fui um dos Oficiais que em conjunto com o Quinta-Nova, se bateu para a abertura da Associação a todos os que passaram
pelo RL2.

Não misture o trigo com o joio p.f.

Infelizmente parece-me que a evolução da actual Associação, não me parece a mais adequada.

Virtual Art (PM)

Angola 1969/1971