28.6.06

GRANDES FRASES


"Uma mulher é uma deformidade natural".

Aristóteles, citado por Simon Goldhill, em "Amor, Sexo e Tragédia - a contemporaneidade do classicismo" (Aletheia Editores, 2006). A capa que se reproduz é a da edição em língua inglesa. Talvez por causa da pudicícia nacional, a versão portuguesa optou por outra coisa, não deixando, no entanto, de fazer o seu sentido. Na nossa, retrata-se o "pecado original", o momento da trinca na famosa maçã , sob o olhar vigilante da serpente. Eva, segundo a "lenda", brotou duma costela de Adão, e fundou, sem o saber, a tradição sexual judaico-cristã. "Boy meets girl, girl meets boy", e por aí fora. Nem sempre foi assim. Nem sempre é assim. Este precioso livrinho explica, com erudição e graça, por que, apesar disso, é essencial - por causa de sabermos "quem somos", "donde vimos" e o "que é que andamos cá a fazer", sozinhos e em comunidade política- conhecer a vida antiga e a cultura clássica, afinal ainda tão subtilmente presente nas nossas tristes vidas "amnésicas". O livro toma como ponto de partida uma frase de Cícero: "se ignoras de onde vens, serás sempre uma criança". Serve para a vida, serve para a sociedade. Talvez a nossa.

16 comentários:

Anónimo disse...

Adão dá a trincar a maçã à Eva? Não foi ao contrário? É que o pormenor parece irrelevante mas não é. Quanto à tradição sexual judaico-cristã nunca percebi muito bem o que isso é? Todos os povos que não seguiram a tradição greco-romana são de tradição judaico-cristã? Mesmo os chineses e os japoneses? E David? Parece-me bem que se marimbou um pouco para essa tradição!
Estarei enganado ou o Alcorão tem além das virgens, jovens mancebos para delícias inconfessáveis no paraíso? E na prática em que tradição é que fica?
E apesar das "tradições" dos gregos bem espelhadas no texto da Ilíada, a guerra de Tróia não deixou de ser uma história de boy meets girl, girl meets boy....
E o Aristóteles com esta frase, será que foi influenciado pela Igreja católica!!!! ou esta é que foi influenciada por ele...??? Querem ver que a tradição grega teve mais influência na Igreja do que parece!!! É que isto das tradições já não é o que era! Só coisas que me atormentam...

António P. disse...

Estou com o Francisco Silva,
Só coisas que me atormetam !
E a cena a que se refere também está no Alcorão ( Versículos 31 37 do Capítulo " A vaca" da versão portuguesa de Bento de Castro de 1964 - Lourenço Marques ) e como tal não deveríamos dizer que " fundou, sem o saber, a tradição sexual judaico-cristã"-muçulumana ?
Nunca percebi porque é que se "omite" as partes do Alcorão comuns à Biblia.
Cumprimentos

Anónimo disse...

Uma "pequena" curiosidade: a palavra do Antigo Aramaico (em que o Génesis está escrito) que, no episódio do nascimento de Eva, se traduziu habitualmente por 'costela', significa também 'METADE'. O que é uma grande diferença: um ser primitivo "completo" dividido em dois: homem e mulher... (O que faz lembrar o mito do Aristófanes no 'Banquete' de Platão). O homem e a mulher ansiariam, assim, por se unirem, recuperarem a unidade perdida. Duas metades incompletas.

Anónimo disse...

Aliás, "basta estar informado" sobre como ainda
na fase embrionária, pela leitura do ADN,
se arquitecta a formação (de que tipo) de cérebro,

e como este diferencialmente operará mediante XX ou XY, ou ainda XXY, XYX etc. para (à falta de melhor expressão) "outros géneros",

para que se conclua que este textinho de João Gonçalves não passa de mais um dos seus desvaneios matinais...

Caríssimo, o saber não ocupa lugar mental. Instrua-se!
pois que a frase citada de abertura também não passa de uma falácia. (q.e.d.)

João Gonçalves disse...

Francisco Silva: experimente apurar se sobra algum vestígio de romantismo, independente do desejo sexual - vg,Penélope e Ulisses- nos grandes textos clássicos. Um Romeu e Julieta seria impensável e Medeia, por exemplo, não é exctamente um modelo de mulher compassiva e "amorosa": liquida, sem hesitação, os próprios filhos. E quanto à frase de Aristóteles, sabe bem qual era o concento de beleza clássica. Quanto ao "código genético" que tanto obsidia o último anónimo, fala-se no livro de questões culturais, sociais e políticas. Os "cidadãos" que iam para os ginásios falar com outros cidadãos e conquistar os mancebos, tinham em casa as esposas e os filhos.Os X e os Y estavm todos exactamente onde deviam estar. Por isso é tão ingénuo tentar catalogar esta gente por causa de alhos ou de bugalhos. Os imperadores romanos, por exemplo, não eram mais ou menos "homens" por dormirem indistintamente com mulheres e rapazes. Não se dizia que Júlio Cesar era "o homem de todas as mulheres e a mulher de todos os homens"? Veja lá se isso o perturbou.

Anónimo disse...

Caro João Gonçalves
Não sei onde leu no meu comentário referências a situações amorosas. Tentei tão só, e não tendo grande conhecimento dos clássicos, contrariar essa ideia que a mim me parece estapafúrdia que a história de boy meets girl seja uma tradição judaico- cristã. Julgo que seja uma tradição universal. Se alguma coisa possa ser tradição judaico- cirstã será a não aceitação de outras variantes além daquela, o que não faz que aquela seja exclusiva destas religiões/ culturas.
Quanto aos gregos e romanos, também me parece, e repito que não conheço os clássicos para além de um outro visionamento deste ou daquele texto, que estes não estavam muito interessados em fazer grandes distinções, o que hoje parece uma autêntica obsessão até daqueles que menos “lucram” com essas distinções. Mas também é certo que Platão fazia o elogio da contenção dos desejos ao referenciar as situações em que Sócrates apesar de assediado por belos jovens não mexia um cabelo. Não faço ideia do que é que Ulisses fazia com os seus companheiros para além de os mandar frequentemente para a morte (aliás foi o único que sobreviveu) o certo é que foram sempre mulheres que o foram impedindo de regressar a casa. Em Tróia uma mulher foi achada suficientemente bela para que um jovem pusesse a sua cidade, família e povo em grande perigo.
Adriano amou Antinoo? Ou limitou-se a sentir um grande peso na consciência?
David escreveu um belíssimo poema dedicado a um homem, mas também foi capaz de matar para dormir com uma mulher!
O Cântico dos cânticos é ou não um poema de amor cheiro de erotismo e sensualidade. E grandes poemas de amor que os egípcios escreveram dedicados a mulheres?
Por isso julgo que as tradições serão aquilo que convier a situações específicas. Os judeus proibiram o que antes era permitido. Abrãao foi casado com a meia irmã, coisa que o Levítico passou a proibir, portanto…

Anónimo disse...

João Gonçalves,
julgo que não compreendeu o que eu escrevi.
Ou então fui eu que falhei em transmitir o que, por bem, entendi esclarecer-lhe.

Sabe o que SIGNIFICA (em termos de mecanismos) ter um cérebro tipo XX, ou XY, ou XXY, ou XYX (etc...) ??
E o papel do RESPECTIVO hipotalmo no ímpeto sexual de cada Mulher/Homem biológico?

Não. Não me parece que perceba coisa alguma sobre a formação e funcionamento de cada TIPO de cérebro possível INDEPENDENTEMENTE dos sexos!

Sugiro as seguintes leituras de básica complexidade informativa :

"The Sexual Brain"
Dr. LeVay

"Sex and Evolution of Human Nature"
Dr. Matt Ridley

"The Seven Daughters of Eve"
Prof. Bryan Sykes

Está lá tudo.
E agora com a Futebolândia não é por falta de tempo que não poderá entreter-se com outras leituras, para lá da imprensa diária de que é absoluto adepto desportivo.

Boas Leituras!

Anónimo disse...

Essa história do hipotalamo é uma boa desculpa para encaixar o que não é encaixável e duvido muito dos argumentos científicos e não duvido dos políticos. Serve somente para aquilo que disse há bocado, separar tudo muito bem separadinho à boa maneira aristotélica, aliás...faz-me lembra a história da galinha sem penas...

Anónimo disse...

Como só há relativamente pouco tempo comecei a visitar,diariamente,este belíssimo blogue,por sugestão de outro dos meus preferidos,já não me lembro qual deles,resolvi hoje ler alguns dos seus textos arquivados,leitura essa que só veio confirmar,e acentuar,a impressão de excelência com que fiquei logo na 1ªvisita.Parabéns!Peço-lhe que continue com esta mesma qualidade.

Anónimo disse...

Caro Francisco Silva,

A propósito "dessa do hipotalmo servir como desculpa", primeiro leia (o que quiser) mas instrua-se sobre o tema,
e só depois "trocamos impressões", ´tá?

Anónimo disse...

Diz «Cícero» que
"Um aposento sem livros é um corpo sem alma"
e,
"Se ao lado da biblioteca houver um jardim, nada faltará"
Ainda não li o livro
Deverá ser bom, por ser recomendado, por quem é.
... e, certamente será “excelente” para quem não sabe muito bem "donde vem" e o "que é que andamos cá a fazer"
Oxalá explique , bem, a finalidade da Vida ...

Anónimo disse...

“Não será de todo despropositado fazermos, o papel de TOLOS, em certas ocasiões” - «Horácio»
porque
“Na adversidade a maior consolação é a consciência das boas ações” - «Cícero»
uma vez que
“Ninguem na nossa presença fala da mesma forma que fala na nossa ausência” - «B. Pascal»
dado que
“Uma previsão muito necessária é compreender que não é possível compreender tudo” - «J.J.Rousseau»

Anónimo disse...

Caro anónimo,
Não me importo de trocar impressões consigo ou com outros. É sempre um gosto a discussão e a polémica. Mas lamento imenso não ter qualquer intenção de ler sobre o hipotalamo pelo que fico sem poder trocar impressões consigo. Paciência, tá?
Um abraço.

Anónimo disse...

Embora aquele com o título "The seven daugthers of Eve" seja bastante sugestivo......Ná!Prefiro continuar a ver 22 homens suados a correrem atrás da bola...

Anónimo disse...

Que tipo de cérebro tem o senhor hipotálamno? E o senhor francisco? E o senhor anónimo? e o senhor conçalo m. tavares?

Anónimo disse...

"O que sinto e o que penso
De ti é bem e é mal.
É como quando uma xícara
Tem o pires desigual."


Fernando Pessoa