20.6.06

ENERGIA POSITIVA


Nova insónia. O "caminhante solitário" e o João Morgado Fernandes reproduzem uma fala do Presidente da República. "Espero que esta energia positiva [em torno do Mundial de Futebol] que se tem vindo a criar em Portugal de norte a sul também seja utilizada para o desenvolvimento do país, para a recuperação da nossa economia, para o aumento do bem-estar da nossa sociedade." Eis como uma volta por aqui basta para ter vontade de reforçar a dose habitual dos "falsos amigos" (haverá outros?) que são os comprimidos. "Energia positiva"? Pelo sim, pelo não, vou tomar mais meia-dose. Neste país só se está bem a dormir ou morto.

13 comentários:

Anónimo disse...

Prezado João Gonçalves,

Porque lê/ouve tão atentamente a "imprensa nacional diária" -» que tanto o atormenta !?
Desligue!! Perceba que os problemas do país não lhe moldam a SUA individualidade :-)

Se quer solucionar políticamente, partidarize-se, e... tente.
(boa sorte!)

Se não tem "tentações políticas",
desligue-se MESMO desse ruído de fundo estéril, e ao invés, aprenda a tocar um instrumento musical ou peça a uma criança para lhe contar as novidades (por exemplo).
Resultado: dia mais bem passado.

E a sua "existência física, mental, espiritual" condicionada a comprimidos?
Deixe-se disso...

(já uma vez lhe escrevi isto)
E não se esqueça que há um planeta inteirinho com outros lugares para visitar, conversar, passear, trabalhar... e Viver!

Continue a escrever.

desculpeqqc disse...

Eu já não tenho comprimidos cá em casa e o presidente está enganado.
Eu cá não vejo 'energia' em lado algum.
Vejo um país dopado. Metade com futebol e a restante metade com comprimidos (daí eu já não ter mais cá em casa).

Anónimo disse...

Não tens o que possuis
Tens aquilo que dás

Acima do que sabes
Vales aquilo que és

Sobre a própria palavra
Olha as acções que crias

Mais alem do que podes
Importa o que toleras

De tudo quanto crês
Vale mais o que fazes

Em tudo o que sofras
Guarda a fé viva em Deus

Anónimo disse...

«Neste país só se está bem a dormir ou morto»

... quero "eu" acreditar que isto é só para o Post ...!

Anónimo disse...

Já Scolari diz aos seus jogadores que a “ansiedade” é a pior coisa que lhes pode acontecer ... e, especialmente antes de um jogo

Anónimo disse...

« (haverá outros?)»

... "falsos amigos" são às "paletes"
... os verdadeiros "são raros" ...

Anónimo disse...

... a minha “insónia” deu-me para “lêr“

- A Psicologia Colectiva – Pierre Mannoni

“ ... Não há psicologia individual que não tenha que passar promeiro pela psicologia colectiva.
É isto que a experiência ensina.
Nem a inteligência nem a vida afectiva escondem as influências sociais ...”

“ ... se há certas festas que se desenroam com bastante ordem, num determinado tempo e espaço, contribuíndo, por sua vez para a ordem, há outras, espontâneas e imprevistas, que são animadas por
um sopro orgíaco, odedecendo a uma necessidade de libertação.
Mas conduzem todas ao mesmo resultado: a procura e a manutenção da harmonia colectiva, tanto através da interrupção do aborrecimento rotineiro e do quotidiano deprimente, como pela exaltação e reaparecimento consciente dos desejos até aí recalcados ...”

... e, tambem

– Introdução à Psicanálise de FREUD – Mihel Haar

“ ... a sexualidae ao é mais do que a possibilidade que pode levar a várias realidades: relações amorosas, mas tambem criações extremamente variadas, como um laço social, uma obra literária, etc. ...”

... e, ainda

– Meditações Metafísicas – René Descartes

“ ... tudo o que recebi até hoje como o mais verdadeiro e seguro, aprendi-o dos sentidos, ou através dos sentidos.
Ora, já senti algumas vezes que os sentidos eram eganadores, e é da mais elementar prudência nunca acreditarmos totalmente naqueles que nos enganaram uma vez ...”
(estas são só meditações ... )

... e, ainda li isto

Aos 15 tem-se o futuro
Aos 25 um problema
Aos 40 ima experiência
Mas, antes do meio século não se tem verdadeiramente uma história

Anónimo disse...

... No comentário anterior há “alguns” erros ortográficos e/ou troca de “letras”
... foi o “fim” da insónia e o “princípio” do sono
... as minhas desculpas

Anónimo disse...

... estas eram as letras das músicas, entre outras interpretadas por Juan Florez, que acompanharam a minha “insónia” de ontem
... a última interpretou-a em S.Carlos em 16.4.03


“Jurame”

Todos dicem que es mentira que te quiero
Porque nunca me habiam visto enamorado
Yo te juro que eu mismo no comprendo
El porqué tu mirar me ha fascinado
Quando estoy cerca de ti estoy contento
No quisera que de nada te acordaras
Tengo celos hasta del pensamento
Que pude recordarte otra pessoa amada
Jurame que aunque pase mucho tiempo
No olvidarás el momento
En que eu te conoci
Mirame! Pues no hay nada más profundo
Ni más grande neste mungo
Que el cariño que te di
Besame! Con um beco enamorado
Como nada me ha besado
Desde el dia em que nasci
Quiéreme! Quiéreme! hasta la locura
Y assim sabrás la amargura
Que estoy sofriendo por ti


“La flor de la canela”

Dérame que te cuente limeño
Dérame que te diga la gloria
Del ensueño que evoca la memoria
Del vieja puente, del rio y la alameda
Dérame que te cuente limeño
Ahora que aún perfume el recuerdo
Ahora que aún se mece en un sueño
El vieja puente, el rio y la alameda
Jasmines en el pelo y rosas em la cara
Airosa caminava la flor de la canela
Derramava lisura y a su paso dejaba
Aromas de mixtura que en el pecho llevaba
Del puente a la alameda
Menudo pie la lleva por la vereda
Que se estrenece al ritmo de su cadena
Recijia de la brisa de la brisa del rio
Y al viento la lanzaba, del puente a la alameda
Dérame que te cuente limeño
Ay dérame te diga, morena um pensamiento
A ver se asi despiertas del sueño
Del sueño que entretiene, moreno, tu sentimento
Aspira de la lisuraque de la flor de la canela
Adornála com jazmines
Matizando su hermozura
Alfrombra de nuevo el puente y engalana la alameda
Que el rio acompanhará
Su passo por la vereda
Y recuerda que ...
Jasmines en el pelo y rosas em la cara

João Gonçalves disse...

Esta minha querida comentadora anónima ainda consegue ser mais doida do que eu. Uma querida, mas doida.

Anónimo disse...

OSr. Presidente da República que se cuide. Não votei nele para isto.

Anónimo disse...

... VIVA os DOIDOS

Anónimo disse...

..."doida"?
... fiquei assim depois das "insónias"
... mas já "encontrei a solução"
... aqui vai

Tudo acalmou
Uma brisa ... espreitou e entrou
A cortina ondulou
Assim como o silêncio ... esse reinou
Os pensamentos surgiam
Como filmes ... na minha mente
Mas tão somrnte
Aquelas imagens ficaram
Não as prendia ... tudo fluía
Cada vez mais eu mergulhava
Naquela magia ... que através da mente
Se sente ... com tristeza ou alegria
Que importa ...
Mas, tão somente
Descontraía ... descontraía
Assistia ao que a mente me oferecia
Eu ía ... não lutava
O corpo abandonava
Cada vez mais mergulhava
As imagens corriam
Resistência não criava
Descontraía ... descontraía
Então entrava em sintonia
Com as imagens, que eu queria
Ou, ausência de pensamento ...
Então cores, eu pedia
Elas surgiam
Como balões em dia de vento
Arco irís, nalgum momento
Em céu azul ou cinzento
Sol, tom dourado, em que me envolvi
Azul, de um mar onde mergulhava
E, me embalava
Verde, de um campo, onde rebolava
Com ... ou sem ti
Vermelho, de papoila que balançava
Ou, de flor oferecida por ti
Branco, como bola de neve, que te atirava
Turquesa, rosa, violeta ou carmim
Tantas cores ... tantas ... sem fim
Que vivi ... senti ... me envolvi
Através de imagens que criava
Música, que induzia ... calma e harmonia
Paz de espírito, como eu queria
Descontraía ... descontraía ... mais e mais
Nada mais vi
Somente ... adormeci

Hoje ... muito bem acordei
Meu Deus, estou viva!
Só te tenho a Ti, realmente
Feliz, para mais um dia
Bem positiva estava a energia
Para tudo enfrentar
Nesta caminhada ... sem me lamentar
Nada adiantaría ... ninguem ouviría
Nada resolvería
Viva pois a alegria ... a harmonia
Não, não é fantasia
Nem sequer estou a brincar
Há coisas bem simples
Que não sabemos utilizar

A mente é altamente poderosa
Somos nós, que temos que nos ajudar
Depois, com maior serenidade
Sem ansiedade
Podemos então, os outros escutar ...
... amar


... experimente