15.6.06

AGUENTEM-SE


Está quase a "fazer anos" a exportação do dr. Barroso para Bruxelas, uma daquelas "honras" nacionais que bem podíamos dispensar. Em dois anos o dr. Barroso conseguiu, pelo menos, elaborar o seu auto-retrato que é, afinal, o retrato actual da União Europeia. O presidente da Comissão fala em "crisofilia" quando ele, baço e indistinto, é o rosto burocrático e político da crise de que é capataz-mor. Para temperar este vazio, Barroso agarra-se a jargões tão divertidos como a "Europa dos projectos", conhecendo nós, por experiência própria, o talento do homem para os "projectos". Depois foi o fracasso da "constituição europeia", preparada nos gabinetes anódinos de Bruxelas, ao arrepio da vontade das cidadanias múltiplas da União. A cimeira da UE que decorre por estes dias encontra-a "paralisada", o que não é exactamente uma novidade. Na sua alegre inconsciência, o dr. Barroso e os líderes dos países que contam efectivamente na União, têm vindo, com método e persistência, a semear o desastre. Caladinhos, os países "do alargamento" crescem como melhor podem e sabem e, aos poucos, tornar-se-ão os melhores aliados do "eixo" França-Alemanha ou mesmo só desta. A periferia, a que nós orgulhosamente pertencemos e da qual emergiu o dr. Barroso, persistirá e agravar-se-á. Bem pode o dr. Pinho, com aquela carinha de banda desenhada, prometer investimentos estrangeiros que ninguém o ouve. Lá fora, o mundo inevitavelmente mexe-se. E quanto mais ele se mexe, mais nós perdemos. Haverá mais dramas como a Opel e outros, silenciosos e de menor dimensão, por esse país fora. A Europa não "cresce" na nossa direcção. Numa inglória corrida contra o tempo, resta-nos acolher os embates. O sorriso eternamente inexpressivo do dr. Barroso quer dizer isso mesmo. Aguentem-se.

9 comentários:

luisnaves disse...

discordo totalmente do que escreve, mas acho sobretudo preocupante a afirmação de que a Constituição Europeia foi "preparada nos gabinetes anódinos de Bruxelas". Não foi. O texto foi negociado numa convenção onde participaram representantes eleitos (de parlamentos nacionais, parlamento europeu e de governos). Depois, foi negociada entre os líderes europeus, em conferência intergovernamental. Mas, claro, existem muitos mitos sobre a União Europeia, que as pessoas vão repetindo de forma brincalhona, sem se aperceberem que defendem não-se-sabe-bem-o-quê.

João Gonçalves disse...

Luís... não me diga que acredita na branca de neve e nos sete anões...

luisnaves disse...

Explique-se lá...quem são os sete anões? E a branca de neve? Está a dizer que a UE não tem qualquer democracia? que o texto não se baseia nos tratados anteriores, já negociados? ou que vem aí uma bruxa má?

Carlos Sério disse...

Parabéns pelo post.

Anónimo disse...

A democracia rege-se sem dúvida por tratados anteriores, mas como são muitos, é dificil interpretar cada estrofe, pois parecem poemas saídos da cabeça de estrategas politicos sem o minimo de senso comum...Pois, se realmente esses ditos "tratados" fossem cumpridos a Europa não se econtrava na actual situação...Por isso "AGUENTEM-SE"...Parabens pelo Post João Gonçalves....

luisnaves disse...

continuo a dizer que este post é demasiado confuso, que induz o leitor numa baralhada, pois mistura uma decisão de multinacional americana com a Europa, os novos Estados da UE com o eixo franco-alemão. O leitor anónimo anterior interpretou tudo como "os tratados não são cumpridos". Acho que o joão tem de se explicar melhor, noutro post, por exemplo.

João Gonçalves disse...

Eu parto do príncipio - que a realidade não me deixa desmentir - que está mais ou menos tudo relacionado. Eu detesto o termo, mas é a "globalização". Estamos todos mais ou menos "uns nos outros" e uns mais do que os outros.Não faço doutrina com os posts. Eu sei perfeitamente que tudo vem de trás, sobretudo da infelicidade de Nice. A minha "tese" - que não é nenhuma - visa sobretudo o papel do dr. Barroso até agora. Sobre isso V. nada disse ainda. Sobre Portugal e o dr. Pinho, está tudo à vista. A Opel é um mero exemplo. Não me diga que acha que a Europa está a "deslocar-se" para a Costa da Caparica. Só se for para banhos. Para a próxima fale-me de ópera que é coisa que ambos gostamos.1 abraço

luisnaves disse...

Como me obriga a responder com ópera, parece que vem aí um Chostakovitch de grande nível, em São Carlos.
Um grande abraço para si

António Viriato disse...

Apenas para registar que duas decepções nacionais, talvez pedéssemos classificá-las de dois nadas sonoros - Guterres e Barroso - ganharam todavia o apreço da Comunidade Internacional. Que confiança política esta nos há-de hoje merecer, se só nos distingue políticos medíocres ?