26.6.06

"ESTADOS DE ESPÍRITO"


Numa coisa o Jorge Ferreira tem razão. A gravura que ilustrava este "estado de espírito" decorrente das celebrações futebolísticas de ontem à noite, era de manifesto "mau-gosto". Os primatas estavam com um ar demasiado sério. Agora está reposto o equílíbrio. Os orangotangos da foto estão manifestamente satisfeitos e trocam "sorrisos cúmplices" entre si. Para além disso, como parece que este tipo de primatas está mais próximo, geneticamente, do "homem", era realmente de muito mau-gosto insultar os macacos. Obrigado pela chamada de atenção. Aliás, deve ter sido um primata deste calibre que ontem, pela calada noite e no meio da "euforia", destruiu as traseiras de uns quantos carros estacionados na rua, entre os quais as do meu. O vomitado na viatura do delito, estacionado noutra rua mais adiante, não deixa margem para dúvidas. Muita gente veio "à janela" com o estrondo, viram "claramente visto", só que, hoje de manhã, "civicamente", ninguém tinha visto nada. "Estados de espírito" destes - broncos, primários e cobardes - dispenso. Todavia, é o país de merda que temos e que somos. O da bandeirinha patética na janela.

16 comentários:

Anónimo disse...

E quando, de cima do seu galho, confunde as árvores com a floresta, anda duas casas para trás.

Anónimo disse...

Oh "Ferreira de Castro", se gosta, pegue na sua "bandeirinha" e vá para a selva, não a do seu homónimo, mas a verdadeira. Não precisa andar "duas casa para trás". É só sair à rua. Quanto à "ameaça" que deixou lá para trás por causa da dra. Ana Gomes - que acha que a diplomacia se faz através de sms -, pensava que, mesmo "selva". esta choldra ainda era um país "livre". Estarei enganado?

Anónimo disse...

Este deve ser o falso Ferreira de Castro, porque o verdadeiro já morreu. Infelizmente.

Anónimo disse...

Lamento, mas todos os países livres têm regras; "ameaças" fazem as crianças umas às outras nos recreios, e isso é diferente. As bandeiras também não têm necessariamente a ver com a selva. Quer o João doutrinar-nos no reducionismo, mas só cai quem quer.

Anónimo disse...

João

concordo consigo no ridículo de se sair para a rua a buzinar e a "dar a dar" à bandeirinha. Ou que só se lembre o patriotismo nestas ocasiões.

Mas, tenha calma com as suas comparações! Não acha que está a ser excessivamente fundamentalista?

Beijinho.

delfux disse...

João Gonçalves,
embora discorde pelanmente do seu post, há uma frase com a qual concordo plenamente :

" (...) merda que temos e que somos . (...) "

deduzo, que o João , não me conhecendo de lado nenhum se estará a referir a um exercicio de auto-analise, com o qual concordo integralmente !

Quanto ao resto, olhe amigo, vomitos e carros partidos , temos disso todos os dias, claro que quando toca ao nosso ficamos mais sentidos...e procuramos culpar algo ou alguém!!!

Quanto a festejos, olhe amiguinho, na Alemanha (pra onde deveria ir, deixando cá a sua bandeirinha), foram presos umas dezenas de Alemães e Polacos. Quanto aos ingleses acho que nem é preciso explicar ...e etc, etc!

Agora numa coisa tem razão, deve ser dificil encontrar no Mundo, pessoas que com alguma inteligencia quando toca a Futebol se tranformam em autenticos "primatas"... que como o seu posto indicia,
é indubitavelmente o seu caso! ;o)

( quase que o adivinho aos pulos a saltar de varanda para varanda quando veio ontem á janela )

e não se preocupe muito pois já só faltam + 3 joginhos!

Anónimo disse...

“Eu, que tanto amo o mar, que sempre fica depois de tudo passar”

Anónimo disse...

"Todavia, é o país de merda que temos e que somos. O da bandeirinha patética na janela."
que foi "brilhantemente" representado pela sua (do país, cof, cof) selecção...
o que há de pior na choldra focou patente em campo!

Anónimo disse...

Não sei se têm razão.Na Europa, onde o Neandertal e o homem moderno conviveram até mais tarde foi na Peninusula Ibérica, segundo li no Público (permitam-me a ousadia de sugerir que os primeiros eram lusitanos e os últimos nuestros hermanos...). É que sendo assim, não sei qual o primata de que estamos (os "homens") ou estão, (os portugueses) mais próximos. Seja como for, preferia a gravura de ontem. Quanto ao mais, é tudo macacada. Ou será tudo uma cagada?
kk

Anónimo disse...

Cada vitória do Portugal Futebol Clube neste mundial, é mais um verdadeiro infeliz - e grave! - acto para o nosso país.

Porque embrutece mais ainda os "cidadãos" e porque sossega e imuniza mais ainda o "poder", escabrosamente incompetente (e por isso tão empenhado neste circo), que temos.

Pretender negar isto é de uma estupidez aviltante!

Anónimo disse...

Delfux: a propósito da Alemanha, ainda há pouco li no início de um livrinho de A. J. P.Taylor, sobre a Alemanha, que a dita nunca foi conhecida pela sua moderação. Não é o nosso caso. Dizem que somos de "brandos costumes" mas, com a democracia, inclino-me a dizer que somos mais de "broncos costumes". E, usando eu o plural, não me estou a excluir, naturalmente. Quanto aos primatas, todos temos um pouco deles e eles um pouco de nós. Não vem mal ao mundo reconhecer uma evidência. Há dias, porém , em que o primitivismo vem mais ao de cima. Foi o caso de ontem em que um mero jogo de futebol deu no que deu.Congratule-se, pois, por ter um código genético facilmente reconhecível.

Anónimo disse...

Oh JG, olha que até o Salazar, de quem tanto gostas, era um ferveroso apoiante de tudo o que metia a bandeira nacional ...

Anónimo disse...

Salazar - o das grandes frases !!!

delfux disse...

Caro JG, como tão bem descreve:

"(...)Há dias, porém , em que o primitivismo vem mais ao de cima. Foi o caso de ontem em que um mero jogo de deu no que deu(...)"

e em que é que deu ???

para além de tudo o que já
descreveu tão bem, deu tambem num conjunto de pessoas bem formadas e com alguma capacidade intelectual, a perderem a lucidez e noção das coisas, tão turvadas das ideias que quase pareciam "hooligans ideologicos" a fazerem comparações idiotas e não inocentemente ofensivas ...

e já agora, se nas multidões em delirio são facilmente explicaveis os comportamentos tribais...já no singular estes comprtamentos são mais dificeis de entender !!!

Não me diga que iria achar normal que a Selecção ganhasse depois de todas as tropelias e contrariedades e que os "primatas" se mantivessem recatados e sorumbaticos ???

Nem tanto ao mar, nem tanto á terra...se o Futebol não vai salvar a Patria, esteja traquilo pois tambem não será o mesmo que a ira enterrar!

Para isso continuam por cá os "Velhos Primatas do Restelo" !


;-) !

Anónimo disse...

"Se os poetas dessem as mãos
....
cairiam as grades das prisões
que nos tolhem os passos,
os arames farpados
que nos rasgam os sonhos,
os muros de silêncio,
a muralhas da cólera e do ódio,
as barreiras do medo,
e o Dia, como um pássaro liberto,
desdobraria enfim as asas
sobre a noite dos Homens."

Fernanda de Castro

Anónimo disse...

hooligans são hooligans, e merdas dessas acontecem sem precisarem do futebol, o nosso querido povo quando toca a dar a cara para denunciar o vizinho, está queto... então o que se passa com os abusos e assassinos de crianças em que os vizinhos "nunca viram nada"?? não é só com o futebol meu caro JG