29.7.11

MÁ VENTURA

9 comentários:

Anónimo disse...

O inevitável Boaventura devia ser apeado do seu observatório - que, junto com uma legião de 'outros', devia acabar. E talvez devolver parte do dinheiro que auferiu indevidamente desde Junho para cá. E remetido à sua cátedra de 'parcialismo', ideologia e facção política: a sociologia, essa coisa que se mascara de ciência, assim como a fronha de Julia Roberts é tratada em photoshop.
Que vá envergar ténis socialistas e blazers pingões para outro lado. A reforma da Justiça devia passar por limpeza, nova Constituição, saneamento e exílio de alguns 'beneficiários do sistema', que têm púlpito do alto do qual andam a dizer missa desde há 37 anos sem resultados quanto ao combate à corrupção e ao crime de delito comum.

Ass.: Besta Imunda

O Agente Infiltrado disse...

O cronista Besta Imunda, apesar de ter a frase bem afiada, descamba muitas vezes para meias-verdades. É certo que a Refer e a CP são conhecidas pelos seus desperdícios financeiros, mas, de certeza, que não são os trabalhadores, nem os seus representantes sindicais os responsáveis por esses desperdícios. Toda a gente conhece os responsáveis... Há uma tentativa velada na sociedade portuguesa de recuperar (ou reabilitar) o sistema salazarento que protegia as grandes riquezas. Parece que o prezado Besta Imunda foi contagiado por esse virus e já apresenta sintomas de sofrer de salazarite aguda. As coisas, meus amigos, não está em culpar comunistas ou direitistas. As coisas têm de ser explicadas de uma forma mais clara, isto é, temos de reconhecer que o mal das sociedades, nas suas reiteradas intenções de combater as riquezas ilícitas, é suporem que existem riquezas lícitas. Toda a riqueza resulta de uma apropriação indevida de capital, ou seja, baseia-se no princípio que consiste em dar menos em troca de mais (e agora até parece que é em troca de quimeras...). O Marxismo, meus amigos, é uma teoria económica que continua plenamente válida nos seus princípios gerais. Não previu muita coisa, como por exemplo as tecnologias da informação, que vieram alterar o quadro em que se movia o capitalismo em termos de relações laborais, mas anteviu uma coisa muito importante: o colapso dos vendedores de quimeras!
Temos de estudar, como bons alunos, os três volumes de Karl Marx. Temos de o ler com espírito crítico em vez de recorrermos a chavões, só porque caiu o Muro de Berlim. O Muro de Merelim não representou a queda de coisa nenhuma, a não ser a de um sistema oligárquico de poder, que, tal como o capitalismo, também massificou as sociedades, explorando-as.

Portanto, meus amigos, estudem a teoria Económica de Marx e não se baseiem apenas no estudo dos falhanços das sociedades igualitárias, ensaiadas, por exemplo, por Robert Owen, na sua cidade de Nova Harmonia, no Estado de Indiana, em 1825, nem pelos sistemas social-fascistas do antigo Bloco de Leste.

PALAVRA DE MARXÓLOGO!

O Agente Infiltrado

Anónimo disse...

Espero sinceramente alguma acção por parte da nova ministra; lá 'cojones' parecem não lhe faltar. Oxalá não me engane; a tarefa é colossal.
Por falar em 'má ventura', temos podido ver e rever o debate do "lamaçal" que se deu entre Teresa Caeiro e o sr. alfredo (com o jornalista-crespo a fazer dele-mesmo). As opiniões dividem-se. Nunca achei Teresa uma águia - sabemos que não o é. Mas Alfredo não passa de um velho favorecido que, se não fosse sobrinho, ninguém saberia dizer onde estaria. Alfredo é 'cronista', 'jornalista', 'comentarista' e aufere certamente uma reforma que lhe permite ler criteriosamente economistas, tratadistas e tratantes - extraíndo depois parciais e jacobinos silogismos que pretendem branquear sócrates e o criminal-socialismo que atirou o País para a miséria. É penoso ver Silva Pereira a perorar nas têvês como se não tivesse (ainda há 1 mês e meio...) pertencido ao bando. O friso sebáceo dos deputados-PS da última fila - lá na AR - são uma provocação intolerável à decência. Vieira da Silva, Canas, Pereira e outras são esquizóides como que aterrados puros quais 'putti barrocos' no parlamento e esquecidos do seu papel anterior - criticando com atrevimento e dolo. 'Justiça' era o que se devia ter passado quanto a estes cavalheiros. Seguro - um fantoche instrumental - é um menino ao pé destes tipos, cujo sítio mais justo seria um estabelecimento penitenciário. Não há justiça sem Moral. E a Moral não é passível de ser 'reformada' ou regulamentada.

Ass.: Besta Imunda

PSA disse...

A extinção da incompreensível influência desta criatura e do pelouro de onde "observa" também deviam ter sido acordados com a "troika".

Anónimo disse...

que tristeza...desde que o nosso amigo J.G se tornou ASSESOR no Governo deixou-nos completamente ORFÃOS da sua maravilhosa e única escrita...para a qual ele é um super dotado

cumprimentos

João Gonçalves disse...

Caro anónimo, agradeço os cumprimentos e a "orfandade". Mas não sei o que é um "assesor".

Anónimo disse...

O Rublo nunca valeu uma brisa intestinal. Lenine - para escândalo e raiva dos senhores-carvalhos-da-silva-da-época-e-do-seu-partido - teve de brevemente abrir à iniciativa privada a pequena economia urbana; e de reabrir a Bolsa de Valores de modo a estimular uma Economia morta pelas utopias idiotas do 'socialismo'. Ele, depois Estaline, depois Nikita, depois Leonid tiveram de comerciar com o Ocidente: comprar bens que não tinham, comprar trigo (pelos seus maus anos agrícolas e pela sua planificação-kolkosiana-de-carnaval). E fizeram-no com dólares; ninguém aceitaria ser pago em Rublos - os 'cócós' da cortina de ferro. Dólares, ouro, minérios, petróleo e gás. Eis as 'coisas' que serviram à URSS para sobreviver - como numa sociedade medieval uma quinta pagava à outra quinta. O regime soviético foi incapaz de criar riqueza; o sistema "igulitário" e colectivista revelou-se um crime e uma castração mental de décadas. E a URSS só sobreviveu (não crescendo, ao contrário dos roubos que os EUA souberam usar) durante décadas pela pilhagem, anexação, perseguição política e pelo esconder da realidade interna. O Povo ia a filas intermináveis aguardar a sua vez de receber um quilo de pão - cortado em série às fatias nas "Lojas do Povo". Eis o marxismo lunático (e haverá outro tipo?) posto em prática, e o 'triunfo do socialismo'.
Do Salazarismo, Portugal e a sociedadezinha de esquerda em que vivemos mergulhados há décadas, só aproveitou o pior e os vícios. E não querem separar-se deles: chamam-lhes "direitos adquiridos".

Ass.: Besta Imunda

O Agente Infiltrado disse...

E, no entanto, o prezado cronista Besta Imunda continua a misturar alhos com bugalhos. Confunde a verdadeira essência de uma teoria económica que continua plenamente válida com o sistema dito socialista da ex- União Soviética. Valha-nos Deus! Tem razão quando se atira ao bem vestidinho Carvalho da Silva, mas perde-a, num abrir e fechar de olhos, quando se deita a afogar com as loas que canta aos geradores de riqueza... Vê-se que riqueza é essa, vê-se... Geradores de... riqueza que, por causa dos seus interesses, deixaram o povo português entregue à pastagem ocasional!

Anónimo disse...

"Agente Infiltrado" com o maior respeito, permita-me que discorde do seu comentário, por várias razões, entre outras,a saber:
1º-o sistema capitalista não existe, pois o que há é o chamado neoliberalismo que não é capitalismo. O sistema capitalista implica a existência de livre oferta e procura e, portanto, a livre concorrência. Ora, um sistema dominado pelos monopólios que impõem as regras, aniquilam a livre concorrência, portanto, o capitalismo.
2ºPara se restaurar o sistema capitalista é necessário suspender a bolsa estruturando-a noutros moldes, evitando que o dinheiro virtual seja(como acontece actualmente)cerca de sessenta vezes mais do que o dinheiro real. A não suspensão da bolsa terá como consequência , a curto prazo,o aumento galopante do desemprego, e a deslocalização das empresas, para locais de mão-de-obra escrava. E os governos, para evitarem a ira das "massas" lá as vão entretendo com subsídios mas, ao mesmo tempo, endividando-se de tal forma que, tal como já está a acontecer, não têm capacidade de pagar.
3ºSe o "Agente Infiltrado" está tão convicto que o Marxismo resolverá os problemas, aceite a seguinte sugestão: comece a aplica-lo dentro da sua própria casa mas, oxalá, não venha a ficar muito decepcionado.