20.10.05

"IT'S POLITICS, STUPID"

Há dias, uma amiga "soarista", convicta e militante da recandidatura deste nosso amigo comum, "avisou-me" que eu tinha para aí uns "cinquenta olhos" em cima do que vou escrevendo - presumi que os "olhos" são todos das bandas daquela candidatura - e "recomendava" prudência nas prosas dedicadas particularmente a Soares, vá-se lá saber porquê. Eu "recomendei-lhe" que ela "recomendasse" a explicação de algumas coisas, como o famoso "basta", coisa que "saiu" toscamente da boca do próprio candidato, hoje, em Viseu. Um fraco "foram as circunstâncias..." foi, até agora, o melhor que se conseguiu ouvir. De qualquer forma, parece que algumas leituras mais analfabetas do que eu tenho vindo a dizer nesta matéria, reconduziram-na parvamente ao "ataque pessoal". Se estas almas perdessem algum tempo a prestar efectiva atenção ao que por aqui, ou em O Independente, tem passado desde Julho último - está tudo ali ao lado, nos arquivos -, veriam que eu me tenho limitado a "criticar" politicamente a aventura presidencial de M. Soares, com a mesma tranquilidade de espírito com que apoiei as pretéritas duas. Eu e muitos outros, bem mais "notáveis" do que eu, como se irá vendo. Por outro lado, - e os arquivos também o confirmam -, sempre defendi uma candidatura de Cavaco Silva nas eleições de 2006. Até no texto de "parabéns" a Soares, por ocasião do seus oitenta anos, isso lá vem implícito. Por consequência, não me tenciono desviar um milímetro desta "linha", confiando obviamente na leitura inteligente de quem por aqui passa. Em suma, nada "de pessoal" está em causa. Só e apenas a política. Estamos entendidos?

Sem comentários: