21.6.03

UM ALBERGUE ESPANHOL

Foi há umas semanas notícia a investigação que estava a ser efectuada à provecta gestão da família Rebello ( de Luis Francisco) na Sociedade Portuguesa de Autores. Constavam trapalhadas financeiras e, de demissão em demissão, é o próprio Luis Francisco Rebello quem se demite por fim, dando azo a eleições no princípio de Julho. Na edição de hoje do jornal Público, podemos ler o seguinte:

"Quase um mês depois da demissão em bloco da direcção da Sociedade Portuguesa de Autores (SPA) e do seu presidente, Luiz Francisco Rebello, estão a ser formadas duas listas, uma de continuidade, que poderá ser encabeçada por Vasco Graça Moura, e outra de ruptura, liderada por Manuel Freire. "Está em construção uma lista que admito encabeçar", disse ao PÚBLICO Graça Moura, que remeteu a decisão para a próxima semana. "É uma lista ética", disse José Jorge Letria, que integra a lista de Manuel Freire.

Os dois últimos demitiram-se da SPA devido à crise que a sociedade atravessa. No início do ano foram levantadas suspeitas de corrupção, fraude e gestão danosa da administração (composta por Luiz Francisco Rebello e pela filha, Catarina Rebello), que levaram a Polícia Judiciária e outras entidades a investigar a instituição. Em Maio, José Jorge Letria foi forçado por Rebello a demitir-se de presidente da assembleia-geral e Manuel Freire demitiu-se duas semanas depois, forçando, por sua vez, Rebello a abandonar a direcção. Os restantes elementos da direcção seguiram-lhe os passos. João Gil, o primeiro a demitir-se, deverá apoiar a lista de Freire.

O PÚBLICO não conseguiu contactar Manuel Freire, mas, segundo José Jorge Letria, que se recandidatará ao cargo do qual se demitiu, Manuel Alegre, Guilherme Leite, João Gil e Luís Represas são alguns dos apoiantes e Alice Vieira, António Torrado ou Júlio Isidro poderão integrar a lista. "Pela primeira vez em 30 anos aparece uma lista que se opõe ao tipo de gestão que o anterior presidente imprimiu. É uma possibilidade de dar um novo rumo à SPA, para romper com os erros e distorções que levaram à crise e à demissão da direcção", disse Letria.

Sobre as razões que o levam a admitir a possibilidade de dirigir a SPA, Vasco Graça Moura disse: "É uma instituição que me interessa e a todos os criadores portugueses".

Segundo declarações de Rebello ao PÚBLICO, a lista que apoia, de Graça Moura, integra nomes como José Saramago, Filipe La Féria, Miguel Ângelo, Pedro Abrunhosa ou Carlos Pinto Coelho. No entanto, a hipótese de o ex-presidente se recandidatar não está completamente afastada: "Não confirmo nem desminto", disse. O que motiva Rebello, aos 78 anos? "Querer assegurar que a sociedade continue a ser aquilo que sempre foi e o que motivou a sua fundação: a afirmação e defesa do direito de autor." As eleições para a SPA decorrem a 8 de Julho"


Como vemos, são todos bons e civilizados rapazes. Até mesmo quando dizem coisas do género "é uma lista ética" ( que ninguém sabe o que seja), deixando no ar a suspeita de que os da outra lista são os bandidos a quem se não deve entregar o ouro. Rebello, por seu turno, insiste em "afirmar e defender o direito de autor", coisa, aliás - e é de elementar justiça reconhecê-lo - em que ele é um reputado especialista. O que é mais divertido é a hipótese de uma lista encabeçada por Graça Moura poder vir a ser apoiada por Saramago ou Abrunhosa, com Rebello na sombra, e que, do outro lado, encontremos de mãos dadas contra o "tipo de gestão que o anterior presidente imprimiu" justamente grande parte daqueles que foram seus anteriores "compagnons de route". O albergue é o mesmo, eventualmente só acabará por mudar o porteiro.

Sem comentários: