19.6.03

O ANEL DA CULTURA IV

O Dr. Rui Rio, presidente da Câmara Municipal do Porto, é conhecido por causa de quatro questões básicas, a saber, ter ganho a Câmara como ganhou, contra a estafada nomenclatura do Dr. Fernando Gomes, não gostar do FCP e de Pinto da Costa, ser íntegro e não se dar bem com as coisas da cultura. Agora acha que Pedro Burmester se deve demitir da administração da Casa da Música por ter, segundo o Público.pt, proferido determinadas declarações numa entrevista ao "Jornal de Notícias". Cite-se:

"Pedro Burmester não está a ter uma atitude séria quando critica os accionistas da Casa da Música (Governo e Câmara do Porto) e o próprio presidente do conselho de administração de que faz parte. Quem quer fazer isso, primeiro demite-se, depois critica", afirmou Rui Rio.

"Não se demitir e estar permanentemente a criticar não é sério, e desta vez foi longe de mais criticando todos de uma vez", afirmou o autarca citado pela Lusa.

Na entrevista ao JN, Burmester afirma que a Câmara do Porto "tem uma percentagem muito pequena (no capital da Casa da Música) e, segundo diz, poucos meios financeiros para investir aqui. Como tal, não terá uma palavra muito importante a dizer. Está mais preocupada com questões que também têm de ser resolvidas, mas que reduzem o Porto a uma aldeia".

Questionado sobre se já conhece as opções de modelo de gestão para a instituição, respondeu que "estranhamente não. Provavelmente, o Ministério da Cultura tem muitos assuntos para resolver, e a cultura não deve ser uma prioridade. Com a Casa da Música tem havido muito pouco diálogo".

Fim de citação. Não estando por dentro das motivações do pianista para dizer o que diz, o que parece a quem vê isto de fora, é que a Casa da Música do Porto é mais uma trapalhada em que o Ministério da Cultura se vê envolvido. Rio, que na opinião de Luis Filipe Menezes é mais dado à leitura de balancetes do que de livros, também é parco na distribuição de verbas à cultura e Burmester terá sido impiedoso. Se é por isso, que não lhe doa a língua.

Sem comentários: