18.9.11

A GRAÇA SOCIAL

O dr. Paulo Pedroso tem todo o direito do mundo à sua privativa "indignação" relativamente ao senhor reitor da UCP. Presumo que se refere a Manuel Braga da Cruz. No meu tempo era reitor o agora D. José Policarpo que, em certo sentido, também pode suscitar "indignações" em alguns católicos opostos às crenças do dr. Pedroso (crenças aqui no sentido que lhe atribui a filosofia pragmatista). Mas, como escreve hoje no Público o antigo docente da referida Universidade Católica, Vasco Pulido Valente, «a gente que, em 1975, destruiu alegremente a economia não sofreu o menor incómodo pessoal ou profissional; e a gente que proclamava pelas ruas a necessidade de "fuzilar a reacção" e de estabelecer rapidamente uma ditadura do PC acabou em Belém a receber a Ordem da "Liberdade" das mãos de Soares» pelo que «mesmo hoje, um passado "revolucionário" se considera uma recomendação e até uma espécie de graça social.» Considere a coisa assim e fica mais consolado.

11 comentários:

Anónimo disse...

Qualquer que seja o assunto, o dito "dr. Pedroso" devia ter apenas direito ao silêncio; e a limitar a sua actividade política a despejar cestos-de-papéis - lá na AR (ou seja, devia estar ainda imerso em vergonha). Ex-delfim de Ferro; ex-ministro 'da solidariedade'; ex-jovem-esperança de um PS da terceira via da irresponsabilidade. O legado de Guterres e a desastrosa política de atirar dinheiro (que o País nunca teve...) para cima da pobreza, sem cuidar do resultado e de como ele era usado, fez destes cavalheiros - Ferro e Pedroso - dois dos mais sinistros espantalhos da delapidação orçamental; e do incremento sem freio da dívida. São personagens da política do 'déficit' - Pedroso incluído. Isto, por si só, bastava para o calar; mesmo que se tratasse de comentar a produção nacional de pevides. Desplante. Mas que dizer se o próprio PS se considera um clube de donzelas puríssimas completamente alheias ao desastre financeiro em que meteram o País?

Ass.: Besta Imunda

Anónimo disse...

Se o "seu" Jorge de Sena lesse esta merda de post... Você anda a ficar uma lástima.

Anónimo disse...

Será que os sindicatos afectos à cgtp empregam gente de direita?

Anónimo disse...

Já só faltava que a Universidade Católica não pudesse escolher os seus professores!...

Anónimo disse...

Por falar em "Graça Social", podemos verificar hoje um título de 1ª página do DN que remete para a sua página nº4 - "22% dos cursos em risco de ficarem sem financiamento": refere também que "253 licenciaturas (253!!!) não conseguiram o mínimo de 10 alunos para terem o dito financiamento. Além da crise, além da diminuição gradual (real) do número de jovens alunos, os "cursos", as "universidades e politécnicos", os tachos, os profs, os 'reitores', tudo está sobredimensionado e escadalosamente insuflado para as nossas verdadeiras necessidades e capacidades. A farsa ignóbil de uma universidade em cada esquina está cada vez mais à vista; e daqui para a frente será sempre pior. O modo de vida de muita gente que durante décadas andou a criar o seu próprio centro de poder e de captação de verbas do Orçamento, as suas "universidades privativas de encher chouriços e de aviário" - onde podiam pontificar - está em risco. Depois do descalabro anunciado teremos o fim de muitas licenciaturas (oxalá!) e então ver-se-á quão artificiais, aldrabonas, fraudulentas, mal organizadas, sem valor elas eram. Desaparecerão no ar como gases. Os seus antigos alunos e licenciados questionar-se-ão. Nomes como "Independente", "Internacional", "Moderna" já pereceram em holocausto. Nomezinhos benditos como "Atlântica", "Lusófona" e outros seguir-se-ão no cortejo para a cova. É o apodrecimento do 'sistema' que é ainda suporte de vida a tanta gente improdutiva. A esterilidade e a improdutividade são miasmas e pestes que assolarão o País por longos anos. R.I.P.

Ass.: Besta Imunda

Isabel disse...

Como costuma dizer um tio meu, os italianos é que têm razão:a esquerda é "sinistra". Este menino então...

Anónimo disse...

Sinteticamente:Em Portugal o crime tem compensado...

Anónimo disse...

"Já só faltava que a Universidade Católica não pudesse escolher os seus professores!..."

Tanto pode que escolheu ESTE candidato em concurso! Mas, pelos vistos, na Católica opiniões sobre o Papa são mais importantes do que a capacidade científica e pedagógica dos professores...

Anónimo disse...

ao anónimo das 10h57:

a uc escolheu o seu professor. e escolheu o porfírio. mas, de repente, resolveu purgá-lo. como "«a gente que, em 1975, destruiu alegremente a economia (...)»" gostava de ter feito à reacça. a diferença é que o pc não chegou a vias de facto. a uc sim.

Anónimo disse...

Este Blogue é fascizante é essa a palavra adequada e esta tudo dito:
Foi pena em 1975 o PCP e o PS não s eterem unido.E se o PCP não tivesse lutado pela liberdade vossas Exªs não estariam aqui a difamar o Sr. Paulo Pedroso!

JSP disse...

O sô pedroso "afamou-se" a ele mesmo - com o "precioso auxílio" de anas gomes & ca., convenhamos.