13.3.09

NÓS E UM LIVRO


«Via ontem, ao apanhar o avião em Londres para o Porto, onde vim deliciado com um paperback da Penguin sobre a história de Paris, que de um conjunto de passageiros que esperavam para embarcar num avião, duas pessoas liam livros. Um deles, certamente não era português. É uma das coisas que me deixa perplexo ao olhar para a sociedade portuguesa, é a forma como não conseguimos contagiar os outros para o prazer da descoberta, da homenagem, e de se inventarem a si próprios depois de cada leitura. Como não conseguimos contagiar os outros com essa vontade de ser mais livres. Olha-se as pessoas, algumas a procurar ali o sustento e de volta ao torrão natal, e não se consegue deixar de pensar na frase de Brodksy «não ler livros é um crime; que os indivíduos pagam com a sua vida e os povos com a sua história.» No fim-de-semana do Congresso de Espinho, lembrei-me de uma passagem de Soljenitsine em que toda uma assembleia aplaude um líder partidário que tinha substituído um outro recentemente condenado, onde gente desfalece de tanto aplaudir e ninguém tem coragem de parar. Há um que pára, o director de uma fábrica de papel, e que é preso nessa mesma noite. A quem dizem, depois de assinado o formulário, nunca sejas o primeiro a parar de aplaudir. Vi aquele espectáculo acéfalo do partido de que sou militante e arrepiei-me.»

(do leitor Vítor Rodrigues)

2 comentários:

Carlos Medina Ribeiro disse...

Dizia o Miguel Esteves Cardoso (julgo que referindo-se ao que se vê nos transportes públicos) que «é espantoso o tempo que as pessoas passam a NÃO ler».

Nas praias onde há mais estrangeiros, pode ver-se que mais de metade deles está a ler livros ou tem um ao pé.
Os portugueses, ou não lêem nada, ou lêem jornais "desportivos" (eles) ou revistas 'light' (elas).

Karocha disse...

Eu leio e com muito orgulho!
Como em miúda não me deixavam fazer nada, a minha vingança foi ler.
Quando fui mãe, não descansei, enquanto não meti o bichinho, nos meus rapazes!
E como sou mulher Carlos,uso aqueles sacos enormes(que a vocês homens dão muito jeito ;-)), e vai sempre um livrinho lá dentro.