7.12.11

UMA TRAGICOMÉDIA


«Para pequenos países como Portugal e Espanha, pagar a dívida é uma ideia de criança. As dívidas dos Estados são por definição eternas. As dívidas gerem-se. Foi assim que eu estudei.» Como diria Shakespeare, eis o mais recente herói da esquerda moderna portuguesa (e ícone de seis anos de PS no poder), qual Iago com o pé em cima do peito de Otello. Na "realidade", Portugal faz de Otello na iluminada cabeça da criatura. Seria cómico se não fosse trágico.

21 comentários:

Eduardo Saraiva disse...

"Porreiro pá!"

Anónimo disse...

Não sou psiquiatra para elaborar relatório sobre a incapacidade ou capacidade de este senhor medir todas as implicações resultantes da gravidade da afirmação proferida, especialmente porque vinda de quem nos endividou até à falta de dinheiro para pagar salários à função pública. Uma coisa é certa: desgraçado de quem der crédito a este senhor, que esbanja desprezo por quem nos ajudou e mantém ligados à máquina.

Anónimo disse...

Queira Deus que José Sócrates não esteja a fazer caminho para um cargo Europeu relevante.

Anónimo disse...

http://adoutaignorancia.blogs.sapo.pt/263426.html

PSC disse...

"Pacta sunt servanda" diziam os romanos há mais de 2000 anos!

Eu só gostaria que me explicassem como foi possível haver 2.000.000 de "portugueses"??? a votar nesta alimária???!!!
E convidam-no para dar conferências? Sobre quê? Off-shores? Corrupção? Aldrabar meio mundo? Obter diplomas falsos? "Porqué no te callas"? De vez! Dá vontade de vomitar!

Anónimo disse...

Olhe que não. As dívidas não são mesmo para pagar. Aliás, nem é preciso ser versado em assuntos de economia, basta olhar para o que se passa à nossa volta, para perceber que em recessão quanto mais de paga, mais a dívida aumenta.
Quando será que em Portugal a razão substitui a paixão?

Anónimo disse...

Ahahahah!
"They live."
Merkwürdigliebe

Anónimo disse...

A melhor parte do vídeo que está no CM é quando acaba, com a sumidade a explicar que aquilo "é uma discussão muito técnica", certamente de requisitos muito acima do nível médio dos neurónios dos "ouvintes" daquela universidade, o que significa que o propósito foi e é outro. A outra pérola é quando afirma "foi isso que eu estudei durante [pausa] tempo". Neste caso a unidade deve ser o segundo.

Anónimo disse...

O socialismo acaba quando acaba o dinheiro dos outros.

Anónimo disse...

Neste vídeo, ao 11º minuto, Sócrates fala sobre renegociação da dívida, que nas palavras do próprio significam "calote aos credores", "absolutamente trágico", "passar a fazer parte do lote dos países da lista negra e em "colapso do sistema financeiro". Foi quase aí que nos levou o endividamento galopante que já vem de um tempo em que nem crise havia. E previu, no mesmo vídeo: "desemprego, falências e miséria". Agora dá conferências sobre o assunto, pelos vistos a latino-americanos.

http://www.youtube.com/watch?v=WW5FfhogFiM

António Pinto disse...

Também andei no secundário e nunca estudei macro-economia...

Anónimo disse...

Como foi possível este mentecapto governar Portugal durante seis anos?
Este é mais um "case study" para psiquiatras e politólogos.
Infelizmente e por causa de uns tantos, estão milhares de pessoas neste país a passar fome. E não há prisão para este desgraçado visionário e excêntrico doente mental?
SRG

Cáustico disse...

Não se lhe dê a mínima atenção. Não passa dum canalha.

Anónimo disse...

Cientificamente ele tem razão.

O Dr. Miguel Beleza disse à semanas que Portugal tinha acabado de pagar uma dívida ainda do tempo do default do final do século XIX, ainda no tempo d'El Rei Dom Carlos.

Quem não percebe economia e fionanças deve dedicar-se à poesia ou à caça de gambuzinos.

André Miguel disse...

Isto já não é um caso de política ou economia, mas de psicologia.

Anónimo disse...

Os escândalo não é esse. Ainda não vi ninguém dizer - excepto uns malucos neoliberais como eu - que se deve pagar boa parte da Dívida e não fazer nova de modo termos um nível de endividamento como Chile 10% ou Salazar 15% .E assim pagar-mos juros baixos.
No máximo há uns que timidamente dizem que seria desejável termos 60% em vez de 110%...
O escândalo é este personagem ter dito que a dívida é para gerir e ele fez tudo menos geri-la ou então pergunta-lhe se subir a Dívida Publica de 60% para mais de 110% mais a escondida nas EP's e sem contar com subidas de impostos é gerir".




lucklucky

Anónimo disse...

Pinto-de-sousa não ficou cá depois de perder as eleições porque isso era simplesmente incompatível com a sua vaidade sem limites e com a sua inutilidade política doravante. Em vez de ficar anunciou palhaça e estrondosamente a sua ida para Paris. Refugiou-se não de processos ou de investigações criminais (freeports, covas-da-beira, reciclagens de pneus, etc) mas das revelações de gestão danosa socialista do seu governo; e das sucessivas notícias que seriam de esperar nos jornais e tê-vês sobre o estado miserável das finanças do País: expôr-se em tempo real, a cores e na Rua Castilho a perguntas e a semelhantes questões seria para sócrates um martírio - com a realidade dos números a desmenti-lo diariamente. Aqui, devemos todos concordar com Catroga e com André Miguel (10.48) que o tipo é um caso clínico; já todos o sabiam ou o tinham inferido. As palavras de sócrates à ignara plateia de carneiros acríticos que o aplaudiu e a reacção do dito acerca das palmas "das quais já tinha saudades" são sintomáticos. Quanto aos "estudos" que sócrates diz ter, ou levado a cabo, ninguém com dois dedos de testa acredita ou sabe bem a que se refere; senão vejamos: em Coimbra terá obtido em tempos o 'grau' de Agente Técnico de Engenharia (ou seja, apenas 3 anos suaves de um curso completo de pelo menos 5, mais duros) num Instituto; depois, mercê de conexões amigas e dos bons serviços da Independente, que passava diplomas ao Domingo e a metro, 'obteve' (arranjou) a 'licenciatura' (o papel); mais tarde parece que foi coleguinha de Maria de Lurdes Rodrigues no ISCTE - sítio onde muita gentinha acabou por chegar para fortalecer e legitimar as suas tropelias académicas. Devido ao seu carácter fátuo, vácuo e à vocação para coisa nenhuma, sócrates acabou por passar apenas por temas económicos e financeiros de forma irresponsável e abreviada - podendo todos nós duvidar se de facto o dito "engenheiro" sabe fazer contas de somar ou multiplicar; ou mesmo ler um texto, interpretando-o. Foi este desnorteado que o PS acolheu nos anos 80; foi este aldrabão que o PS deixou que chegasse a ministro, e depois a líder; foi este irresponsável e este desequilibrado que o PS permitiu que se mantivesse PM - já com todas as luzes vermelhas a piscar e com todas as campainhas a tocar; foi este delinquente que o PS deixou caír apenas depois de perder eleições. E que finalmente profere enormidades à distância. O PS está tão doente e tão sifilítico em último grau com sócrates. E é culpado da dependência do País ao exterior, assim como do eventual fim de uma democracia que nunca foi grande coisa nem muito viçosa.

Ass.: Besta Imunda

Anónimo disse...

Besta Imunda em excelente forma! Diz quase tudo... Só acrescento que, se este insuportável não for definitivamente neutralizado, ainda vamos "levar" com ele. Já está de volta nos telejornais, com pior aspecto, é certo, mas nada que um bom "pó-de-arroz" não resolva... Tenham medo, tenham muito medo!

PC

Anónimo disse...

Caro PC, cumprimentos;

o Dr. Gonçalves referiu acima Zorro, o regressador. A peralvilhice de atitude de sócrates e as suas explicações combinadas com a RTP do Estado - expurgada de influências, nada dependente de pandilhas e fornecedora do 'serviço público' - foram um Bem para a Nação; assim como o desfazer de um equívoco perigoso que seria lamentável deixar sulcar por mais tempo na opinião pública. Também se confirma que a "saison" (em Paris, e com os luxos que o frio torna mais doces...) recomenda indomentária negra - camisa com colarinho 'de avião', blazer, calças, T-shirt, cuecas, unhas dos pés, etc. Pinto-de-sousa estava um primor de "ton sur ton" fazendo jus a Zorro - mas também aos sargentos-garcias que por cá deixou a lavar penicos: zorrinho (diferente, mais empastado e em pequenino), Pereira, Junqueiro, Canas, Galamba, etc. Pinto-de-sousa ensaia certamente o regresso. E a sua aplicação devotada à Ciência Política é apenas mais uma prova de que pretende reaparecer um dia na Portela+0, armado como um herói lutador para o assédio às presidenciais. No entretanto, à noite e nos quartiers, poderá continuar a dedicar-se ao assédio nas residenciais ("Residenciel Côte d'Ivoire", vers la Place Pigalle).

Ass.: Besta Imunda

Anónimo disse...

Saudações Besta Imunda,

Interpreto que o "nosso" dito cujo continua a atacar que se farta, agora em locais de nome sugestivo, recrutando seguidores com atributos que lhe enchem "as medidas".

Mas, reafirmo: da maneira que "isto" está, até esse "vício" é uma vantagem para ele. Definitivamente moderno!... Neutralizá-lo A.S.A.P. é preciso! Andasse ele com as "petites femmes du Pigalle" e já o pessoal da "cumunicação" estaria a classificá-lo de descerebrado e mulherengo...

PC

Paulo Lisboa disse...

Este tratante que levou Portugal quase à bancarrota, vem agora dizer disparates destes. Prova que não é uma pessoa de bem, mas sim um simples caloteiro.
Não pagar uma dívida, não é uma questão que se ponha, porque acima de tudo, pagar uma dívida, não é uma questão de economia, mas sim de boa educação. Foi isto que eu aprendei na Escola e na Universidade.
Já agora este aldrabão se tivesse vergonha, pintava a cara de preto, fechava o bico muito bem fechadinho e desaparecia de vez.