25.12.11

O CAPITAL INVISÍVEL


«Na nossa vida colectiva a degradação dos laços de confiança ao longo dos anos teve graves consequências na qualidade da nossa democracia, no nosso desempenho económico e na nossa solidariedade comunitária. A confiança é um activo público, é um capital invisível, é um bem comum, determinante para o desenvolvimento social, para a coesão e para a equidade. São os laços de confiança que formam a rede que nos segura a todos numa mesma sociedade.»

Pedro Passos Coelho, 25.12.11

5 comentários:

Anónimo disse...

Confiança é coisa que não existe em Portugal.

Desde há alguns anos a esta parte que os profetas da desgraça,~os sábios da pátria, os comentadores, os bem reformados desta vida, os miserabilistas e os fariseus, intoxicaram os portugueses com mentiras e manobras de diversão.

Agora já é tarsde remediar o mal feito.

Resta emigrar. Para quem ainda tiver menos de 40 anos.

Os outros vão apodrecer aqui à beira mar plantados.

Anónimo disse...

Exactamente. Confiança/reputação/ crédito. Crédito. Não é preciso fazer um desenho.
Merkwürdigliebe

Anónimo disse...

Pois pois o Passos que meta cá meia África e que continue a falar de "bem comum" que vai longe...
Isso e de mandar pagar as pensões aos guerrilheiros da Guiné...

Miguel Dias disse...

Passos Coelho disse o óbvio: falta confiança nas relações sociais. Nada de surpreendente, já vários "analistas sociais", depois de lerem Fukuyama, tinham alertado para este problema.

O essencial é compreender como e porquê se corroeu essa confiança nos laços sociais e na sociedade portuguesa.
Talvez os arautos da "luta de classes" e os defensores da conflitualidade social como motor da história e do progresso tenham uma grande parte da responsabilidade nesta situação.

Anónimo disse...

Dê isto no que der, se o PPC continuar com a sua atitude, pelo menos valeu a pena ter subistituído um palhaço abandalhado por uma pessoa normal e (aparentemente)sensata...

Um bom princípio para recuperar e melhorar.

PC