11.12.11

O DR. SERRA




Morreu o dr. José Manuel Serra Formigal, ilustre advogado da nossa praça, que foi director do Teatro Nacional de São Carlos na década de 80. Também o foi no Trindade e fundou a Companhia Portuguesa de Ópera estupidamente extinta a troco de nada. Eu costumo dizer que o dr. Serra foi o derradeiro director a sério do São Carlos (Paolo Pinamonti foi sobretudo um director artístico). Antes dele, só o célebre dr. José de Figueiredo que reportava directamente a Salazar. Nesses saudosos anos oitenta, Formigal trouxe a Portugal alguns dos melhores intérpretes mundiais do canto lírico (como Paes, Freitas Branco e o dito Figueiredo antes dele) que cantavam no São Carlos e no Coliseu. Depois o São Carlos "modernizou-se", chegou a "fundação" (o maior desastre da sua história contemporânea) e começou a comprar produções por atacado. O tempo das grandes vedetas tinha passado definitivamente e, agora, é raro encontrarmos por cá grandes nomes da ópera dos nossos dias. As produções são qualitativamente desiguais e o público a mesma coisa, a tender para o musicalmente indiferente e sem pingo de gosto . Era a altura em que se aguentava de pé récitas inteiras, em que havia pateadas e onde, numa greve, o próprio Formigal "dirigia" o coro ou abria e fechava o pano de cena. Tinha vinte e poucos anos e via tudo, desde os ensaios gerais às récitas todas. A última vez que o encontrei, muito abatido mas ainda com aquele olhar vivo, irónico e penetrante que o caracterizava, foi na Gulbenkian onde foi assistir a uma das transmissões directas de ópera a partir de Nova Iorque. Espero que o São Carlos saiba homenagear oportunamente um dos seus maiores amigos de sempre e alguém a quem muito deve. O dr. Serra fazia parte da minha paisagem. Era um senhor num mundo em que os da sua espécie rareiam enquanto os chicos-espertos avançam. Até sempre, dr. Serra.

Clip: Alfredo Kraus - e Mirella Freni - em Faust, de Gounod. Em Fevereiro de 1982, Serra Formigal trouxe Kraus ao São Carlos para protagonizar esta ópera. As outras récitas ficaram a cargo do nosso Carlos Jorge. Já desapareceram os três. Uma tristeza.

3 comentários:

Xico disse...

Dessa altura, lembro-me do teatro cheio e de uma moldura de gente em pé em volta de toda a plateia, com bilhetes de peão. Assisti algumas vezes assim.

miguel vaz serra....... disse...

Conheci Serra Formigal em casa da querida Professora Anna Mascolo de quem era muito amigo. Uma pessoa muito engraçada com um sentido de humor incrível. Deixa saudades....

Regina Sutre disse...

Conheci-lhe o sentido de justiça,a exigência e o rigor com que lidava profissionalmente. Testemunhei a sua entrega ao São Carlos por gosto e convicção!Um Homem invulgar! Obrigada, Dr. Serra Formigal, por me ter dado a oportunidade de trabalhar consigo!
Nunca o esquecerei.