16.12.11

PRÉMIO LAURENTINO

«Já houve de tudo na atribuição do Prémio Pessoa inventado pelo Expresso: amiguismo, snobismo, intriguismo, oportunismo, e algumas distinções adequadas. O prémio hoje atribuído a Eduardo Lourenço, no ano em que a Gulbenkian está a publicar a obra completa do grande ensaísta, redime muitos pecados cometidos em Seteais.» É verdade, Medeiros. "Pecados" em que o premiado também terá participado já que fez parte do júri do dito prémio durante uns bons aninhos. All in all, ainda é dos poucos que pensa.

3 comentários:

Anónimo disse...

Eduardo Lourenço é um "case study", como é moda dizer-se. E como o Povo sempre tem razão, "ouve o que ele diz não faças o que ele faz. Pessoalmente acho E.L. um exemplo perfeito da hipocrisia contemporânea. Sempre ao lado do regime e, depois sempre filosofando sobre ele. Já li texto seu que honestamente n entendo, penso que a terminologia q usa inventada muitas vezes seduz as luminárias de esquerda. Sempre presente nas homenagens e comissões de honra de Soares e afins, membro honorário da Fundação , aquela que roubou os presentes a Portugal...........e Vence claro, très chic! E porque tenho costela na aldeia onde nasceu, perguntem ao povinho, como eu, o que pensam dele...

Anónimo disse...

O Portugal político-literário - esse reino-ricardiano-o-terceiro - é pródigo em incompatibilidades, golpes, ocultações e manobras; sem que alguma vez os "incompatíveis" sejam punidos. Nas autarquias, entre os deputados à AR, nos governos regionais (aqui, completamente legítimos mercê de leis Bokassianas), nas "artes" e outras "plataformas", nas empresas públicas e privadas (e vice-versa...). Ser agraciado por um Prémio do qual já se foi júri é, portanto, completamente normal - e seria má-educação recusar, como em Macau. E quanto maior for o prémio pecuniário, mais normal se torna. Não é para isto que "os prémios" são instituídos? Mas antes a EL que a um desses rapazes, cheios de sangue na guelrra-descobridora-da-roda, como valter-hugo ou os chupistas-saramaguistas-de-serviço.

Ass.: Besta Imunda

Anónimo disse...

E para o ano yolta a fazer parte do juri...so saiu para o receber.