13.7.09

UM LIVRO PARA FÉRIAS


Depois de "blogger mais antipático do mundo", Smerdiakov. Um progresso. Literário, apenas. Nunca pensei em me suicidar, não consta que tivesse sido violado, não possuo "intimations of mortality" com a família, gosto de cães, não sofro de epilepsia e, last but not the least, ainda não matei ninguém. Mas nunca se sabe, João. Nunca se sabe.

11 comentários:

Anónimo disse...

João Gonçalves. O que dizer desse grande homem que foi, é e será João Gonçalves? Que o país seria ainda mais pequeno sem esse grande vulto da blogosfera, certamente. João Gonçalves é um ser duma infinita compreensão do seu semelhante, que não se poupa aos esforços mais hercúleos para apontar-nos o caminho mais justo. Um ser duma infinta ternura pelos mais simples, um gigante de amor e de nobres desígnios, mas infelizmente também sempre torturado pelos mais humanos apetites e tendências. Mas é isso o que faz a sua grandeza. A grandeza do espírito que se rebela contra a baixeza da condição humana de pecadores. Um homem que caminha à vontade no Mundo das ideias e das mais nobres intenções, mas que ainda assim se apresenta humildemente na sua pequena condição de homem perante Deus.
João Gonçalves é a bonomia do Saber, em permanente luta contra o Mal. Deus lhe dê toda a coragem para sua infinita, sacra e desmedida demanda.

Anónimo disse...

Respeitinho, Anónimo. Respeitinho.

Ritinha disse...

«ainda não matei ninguém.»

Donde me virá a sensação de que vontade não lhe falta?

Unknown disse...

São os "aindas" que nos vão impedindo de caír no mais completo desespero...

oliveira.r disse...

Pois eu gosto muito de o ler.
Brilhante ou não....

Lura do Grilo disse...

Tratam o João aqui na caixa do blog como o "veterinário" Policuchka de Tolstoi tratava os animais que lhe caíam nas mãos. Policuchka, tal como os bichos, não acabou bem.

joshua disse...

É seguir em frente, que se faz tarde.

Diogo Torralva disse...

Para ferias e para o joão reflectir, ainda no primeiro volume já no fim há uma passagem a propósito das palestras e sermões do stárets Zóssima que me parece adequada ao joão, sobretudo tendo em conta a sua habitual arrogância

“Trabalha incansavelmente. Se à noite, antes de adormeceres, te lembrares: «Não cumpri o que era devido», levanta-te imediatamente e cumpre-o. Se estiverem à tua volta pessoas maldosas e indiferentes, e não quiserem ouvir-te, jorra-te por terra diante delas e pede-lhes perdão, porque na verdade és tu quem tem culpa de eles não te desejarem ouvir. Mas se já não puderes falar com os exasperados, serve-os em silêncio e humilhação, nunca perdendo a esperança. Ora, se toda a gente te abandonar ou te expulsar à força, então, ao ficares sozinho, roja-te por terra e beija a terra, molha-a com as tuas lágrimas e a terra dará fruto das tuas lágrimas, mesmo que, na tua solidão, ninguém te tenha visto ou ouvido. Tem fé até ao fim, mesmo que toda a gente na terra se corrompa e só tu te mantenhas fiel: faz na mesma o sacrifício e louva a Deus sozinho, tu, o único fiel. Mas se houver dois como tu, então eis aí o mundo, todo o mundo do amor vivo, e abraçai-vos, enternecidos, e louvai a Deus: porque, contida apenas em vós dois, completou-se a verdade Dele”

Parece-me que o Séneca também refere este ponto, o bem tem de ser alcançado pelo bem, ou seja perante os maus não devemos ser altivos mas “rojar-nos a seus pés “, em vez de estar sempre a mandar postas de pescada e dizer que a raça é má, o joão devia meditar na sua culpa na situação. Na bíblia esta escrito que aquele que tem a candeia deve iluminar o caminho do fraco, e que a atribuição da candeia é uma responsabilidade atribuída por deus que deve inspirar humildade e não altivez.

Se bem que o joão faz-me recordar outra personagem Dostoiévskiniana, o personagem principal dos cadernos subterrâneos.


Diogo Torralva

HS disse...

"eu não sofro de epilepsia"........ é ma afirmação que me choca em pleno Século XXI, tanto como mãe como professora que nunca deixarei de ser .H.S.

Anónimo disse...

Diogo Torralva: é óbvio que o João Gonçalves é culpado de todos os pecados do mundo. Crucifiquemo-Lo então.

Anónimo disse...

o anónimo das 5.42 ao percebeu o comentário anterior .É obvio que pretendia dizer que um epilético faz uma vida com naturalidade e qualidade de vida. Poderá consultar se quiser consultar o site dsLPE para ficar mais esclarecido , caso esteja interessado.H:S