16.7.09

PODER INCULTO

Num país recentemente enxameado de "politólogos", repare-se na actualidade destas palavras de Francisco Lucas Pires (este, sim, era a sério) escritas em 1978. «O poder em Portugal tem sido sempre muito mais familiar e muito mais inculto – pelo menos do ponto de vista político – do que é normal.»

3 comentários:

Mani Pulite disse...

Já tivemos o "Cagalhães".Agora temos o Casamento "Cagatório" do Sr.Costa com a D. Roseta.Familiar e inculto com certeza.Mas sobretudo muito mais anal do que seria normal.

Anónimo disse...

Vim da província para Lisboa estudar com 18 anos (conto agora com 26). No meu distrito natal, havia famílias que retiravam os filhos da escola bem cedo para irem trabalhar. Viviam por vezes no campo na maior miséria e falta de higiene, mas contentavam-se com o pouco que tinham. Nos bairros sociais da minha cidade natal, proliferavam as gravidezes adolescentes, com frequência resolvidas do lado de lá da fronteira, o tráfico de droga, feito pelos ciganos (não estou a ser racista mas realista)e o pequeno crime (assaltos a casas, roubo de roupas de estendais, roubo de peças de carros, etc); tudo isto misturado também com abandono escolar precoce, e com a maior das despreocupações dos pais em relação à educação dos filhos. Esta gente, pouco tinha, mas já só queria trabalhar em lojas e restaurantes, em especial os jovens. O campo, a construção e alguma pequena e micro indústria (a pouca que havia e há) ficava, e fica, para os imigrantes de Leste. Sempre que vejo esta esquerda caviar, e alguma direita inconsciente falar, sinto uma enorme revolta pelo desfasamento que há entre o país de maravilhas que proclamam e o país real. O país real está no vale do Cávado e do Ave, nos bairros sociais suburbanos, no interior algarvio e alentejano, nas cidades e vilas de pescadores, e é pobre, endividado e inculto. Enquanto a situação desta massa de milhões de portugueses não for resolvida, não há TGV ou aeroporto que nos salve. Pena que poucos vejam isso. E não são mais políticas sociais que vão resolver o problema. Pelo contrário, essas só o vão acentuar.

João Gonçalves (lorpa) disse...

PODES NÃO PUBLICAR ISTO.

PALHAÇO!