25.11.07

O SOARISMO SOCRÁTICO

Até Mário Soares já marcha disciplinadamente atrás de Sócrates. A humilhação de 2006 deixou-o refém eterno do chefe. As suas trivialidades sobre a "esquerda" não maçam o secretário-geral e, pelo contrário, ornamentam um partido desertificado e um governo incolor. O "dízimo" da GALP para a sua Fundação é um pormenor, é certo, mas é igualmente todo um programa que finalmente muito explica sobre o desvelo pelo sargentão venezuelano. Soares era até há uns anos uma voz crítica, autorizada e livre, que apetecia escutar. Por isso os elogios a Sócrates - e a acrimónia com Guterres, cinquenta vezes política e humanamente mais denso que o 1º ministro - soam a pífios vindos de quem vêm. Como ele apreciava dizer, todos os portugueses já foram "soaristas" pelo menos uma vez na vida. Foram. Soaristas socráticos é que não.

15 comentários:

Anónimo disse...

O Soares é uma carcassa cheché a que ninguém, em seu perfeito juízo, já dá a mínima importância.
Pifou de vez e não há nada a fazer.
Só o próprio é que ainda não deu por isso.

Jorge P. Guedes disse...

Boa tarde.
Cheguei vindo já não sei de onde, confesso(ando à cata de "berloques" que valham a pena), mas a minha página de partida foi a do amigo Profano.
Não sou, portanto, um pirata.

Ora vejamos:
O Soares provavelmente tem razão quando se ufana de todos os portugueses haverem sido "soaristas", ao menos uma vez na vida. Isto descontando, claro, o carácter naturalmente exagerado da afirmação!

Mas, na verdade, tempos houve em que até o próprio Soares terá sido socialista esperto e sem ter que se babar para ninguém.
São os sinais dos tempos!
Agora, ou alinha...ou não é convidado para as festas...e lá se vão os croquetes!

Tenho muita pena que não exista na actualidade qualquer referência de político sério que a massa "bruta" do povo possa escutar e utilizar como um farol que lhe ilumine a estrada esburacada que este vaidoso e ambicioso-mor no poder está a construir paulatinamente e que nos haverá de atolar no lamaçal.
Como lamento a senilidade mental de Soares

Os meus cumprimentos e as melhores saudações.
Jorge G.

Anónimo disse...

A esses "dízimos" é que a seríssima justiceira anti-corrupção Maria José Morgado faz vista grossa... Nem o realizador Botelho se atreveria a fazer sobre isso um filme.

Anónimo disse...

"Guterres, cinquenta vezes política e humanamente mais denso que o 1º ministro"

Senão 1000 vezes, sem exagero. Guterres podia não saber fazer contas de cabeça mas não tem comparação possível com o vácuo.

Anónimo disse...

...Estará o socialista Mário Soares e antigo PR disposto e em conjugação com os restantes antigos PR, abdicar dos gabinetes de apoio suportados vitaliciamente pelo Estado? Gabinetes, secretárias, automóvel e motorista? Estará Mário Soares, como conselheiro de Estado, disposto a levar esta e outras questões semelhantes ás reuniões do Conselho?
...Com as preocupações pela pobreza e situações de dificuldade de tanta gente deste país, e em consonância com a perda de inúmeros direitos adquiridos (que posso admitir, pese ir contra a maioria da minha classe profissional) não poderá Mário Soares levar ao CE, a proposta de cessação das reformas vitalícias dos antigos e alguns dos actuais deputados, salvo casos de constituir o único meio de subsistência dos mesmos?
...

aviador disse...

No seu "humanamente mais denso" inscreve-se toda a manha da direita quando quer fazer-se passar por comentarista independente.

Simplesmente fantástico.

Sou português e nunca fui soarista.

De qualquer modo quanto a dizimas acho que entre direita e esquerda devemos estar empatados.

João disse...

Soarista NUNCA, na outra coisa (que pensa que nos governa) nem vale a pena falar.

O meu pai nunca esqueceu (e pede-me para nunca esquecer) o que o dito cujo, fez à Bandeira Nacional em Paris.

Anónimo disse...

O caro João vai-me desculpar, mas eu sempre fui anti-Soares. Não posso com esse vende-pátrias nem à lei da bala.

Anónimo disse...

Não obstante muitos defeitos, o dr. Soares continua a ser uma personagem indispensável na vida política portuguesa. A sua visão das coisas não foi obnubilada pela idade, apesar de algumas confusões (menores) que faz, por vezes, relativamente a nomes de pessoas e a datas. Aos seus detractores, recomendo que o oiçam, tomem nota do que ele diz, deixem passar algum tempo e só depois façam as críticas que entenderem. Ainda se vai ver muita coisa...

A PROPÓSITO (ou nâo), LEMBRO QUE O "PÚBLICO" DE HOJE, DOMINGO, PARA ALÉM DA TRALHA DA PROPAGANDA DA CASA DA MÚSICA (não saberá esta o que fazer ao dinheiro ao distribuir 7 luxuosos encartes) INSERE QUATRO ARTIGOS DO MAIOR INTERESSE: VASCO PULIDO VALENTE, ANTÓNIO BARRETO, FREI BENTO DOMINGUES E JORGE ALMEIDA FERNANDES. A não perder!!!

Anónimo disse...

Entrou por Portugal adentro uma vaga neoliberal (sic). Salvaram-se os manás do templo, entre elas a GALP…digo eu.
Mundo global sim, certamente, talvez, mais para a frente, com visão estratégica e interesse nacional.

Anónimo disse...

Tenham cuidado com os vossos comentários: Soares é o homem mais poderoso de Portugal.

Anónimo disse...

Mas o mais poderoso não é o Ajax?

VANGUARDISTA disse...

"A penalização por não participares na política, é acabares a ser governado pelos teus inferiores".

Platão

Anónimo disse...

Soares amesquinhou Portugal na atitude que teve em Paris ao rasgar a bandeira nacional de Portugal bem como sempre o fez, de outros modos, desde que chegou a Portugal...Veio para cá para REINAR, fazer dos Portugueses ESCADOTE para chegar onde queria!!

Em terra de cegos...quem tem olho é Rei!!!!

Anónimo disse...

O problema de Soares não é "estar chéché" nem "caquético"....O GRANDE PROBLEMA é que ele está igualíssimo a si próprio: autoritário, arrogante, prepotente, jugando-se o Rei Absoluto de Portugal.....Ele lá saberá o que tem feito a "alguns portugueses" para os calar tão bem, para os manter em silêncio, e não há ninguém que tenha OS TOMATES NO SÍTIO para o desmascarar......para desvendar os "pôdres" deste homem que mais não fez senão enganar os Portugueses e destruir a vida dos "retornados".....Um AMBICIOSO SEM LIMITES para quem TODOS OS MEIOS justificam os FINS - é o que é este mário soares!!!!