8.7.06

UM PAÍS DE CAGÕES


De acordo com o Expresso, o "patrão" da IKEA, o sr. Ingvar Kamprad, "apenas" um dos homens mais ricos do mundo, de 80 anos, veio fazer uma visita surpresa ao seu armazém de Alfragide. Hospedou-se na Pensão Alegria, na Praça com mesmo nome, foi de táxi até à loja e regressou na carreira 14 da Carris, que o largou na Praça da Figueira. Esta peripécia devia fazer pensar os parvenus domésticos. Qualquer mísero cargo dá direito, na nossa provinciana sociedade, a um carro, a um motorista, a um telemóvel, a cartões e a umas secretárias. Ninguém dá um passo sem andar de carro, mesmo que se alimente a cafés ou a "sandes de fiambre", viva numa barraca ou num condomínio de luxo. Para além de analfabetos, os portugueses são cagões. Preferem o perfume ao duche, o automóvel brilhante a uma casa decente, umas férias no Caribe a uma boa escola para os filhos, montar falsas empresas a pagar impostos. Por isso, jamais iremos a lado algum. Nem sequer de autocarro.

21 comentários:

Anónimo disse...

Excelente. Este post mereceria aplausos de pé. Bravo!

bj

Anónimo disse...

É de facto, dramático:
«Os portugueses nunca descobriram nada, senão a Índia no século XVI.
Sem endereços e todos com o mesmo nome, obedecendo a dois ou três pequenos princípios, entre os quais o de inventarem títulos» (302)
“O quinto império” / Dominique de Roux (1977, Paris

Anónimo disse...

Desculpe, mas quem é cagão é o sr. Ikea. Voltar de Alfragide em autocarro tem graça, sobretudo se atravessar Monsanto e andar às voltas entre os pinheiros mas dormir numa pensão da Praça da Alegria só por necessidade absoluta! Além disso a notícia é a maior das publicidades, espero que tenha sido bem paga.

Anónimo disse...

Isto diz tudo sobre a qualidade dos gestores. Não há outra forma de conhecer uma cidade senão da forma como o sr. Kamprad o fez. Além disso fica com a ideia de como vive e é a sua clientela.
É a diferença entre um gestor e um cagão, que são os gestores da nossa terra!

Anónimo disse...

Bravo, bravissimo. Sempre fomos um povo que vive de aparências, e as nossas "chamadas" elites, são um escarro. Não percebo porque se espantam tanto do sr. ter ficado na pensão alegria. Tinha ali tudo à mão. Mas não tenho qualquer esperança, as pessoas não percebem mesmo...João, que não lhe doam as mãos.

Anónimo disse...

Caro João Gonçalves,

Confesso que essa foi também a única notícia do Expresso-online que logo de manhãzinha me despertou a atenção, e que li.

VIVO no norte da Europa, onde comportamentos semelhantes aos do naipe do Sr. Kamprad são norma, pelo que não pude deixar de lamentar que "isto" seja ainda um "comportamento notório", quiçá uma "excentricidade",
a fazer notícia em Portugal -» país onde impera a fachada social numa tentativa de camuflar "o óbvio".

Subscrevo na íntegra todas as suas afirmações neste post. Uma a uma. Todinhas.

Anónimo disse...

O meu sapateiro, homem de bom alimento, costuma dizer que aqueles a quem se reporta o seu post a partir do dia dez comem leite com pão e pão com leite. Assim, crua e eficazmente.

Anónimo disse...

Je parcours depuis six mois l'Espagne et le Portugal, et je vis parmi des peuples qui, méprisant tous les autres, font aux seuls Français l'honneur de les haïr.

La gravité est le caractère brillant des deux nations; elle se manifeste principalement de deux manières; par les lunettes et par la moustache.

Un homme de cette conséquence, une créature si parfaite, ne travaillerait pas pour tous les trésors du monde, et ne se résoudrait jamais, par une vile et mécanique industrie, de compromettre l'honneur et la dignité de sa peau.

Anónimo disse...

O meu motorista ficou irritado ao ler isto.

Ricardo Leite Pinto disse...

O senhor IKEA é um excêntrico. O Expresso um jornal bacoco que dá nota dos excêntricos quando não tem mais nada para noticiar. Para a semana vão confessar que não foi bem assim : o senhor ficou num 5 estrelas qualquer e andou , como é normal , num carro com motorista que a IKEA em Portugal lhe facultou. Estas excitações dão logo para dissertar sobre "os portugueses" ( como se fossemos muito diferentes dos espanhóis ou dos franceses)...

desculpeqqc disse...

Também eu gostava de andar de autocarro por opção!

Anónimo disse...

Estou em crer que os portugueses são parecidos com gente!

Anónimo disse...

Um amigo sueco contou-me ontem que o senhor Ingvar faz de facto este tipo de avarias "para inglês ver" - neste caso, portguês... Para além de uma abrasividade nos negócios que lhe vale o ódio de muitos suecos, estes foram presenteados recentemente com um documentário em que o simplório de fachada era enquadrado na sua mansão suíça, frota de carros alinhada nas traseiras. Longe de qualquer paragem de autocarros.
CC

Anónimo disse...

Igualmente portugueses são o unanimismo à volta do dizer mal de Portugal - pode dizer-se a maior boçalidade: desde que se diga mal, é sempre um laivo de génio - e a saloíce com que se embasbaca perante a blague dos estrangeiros...

Anónimo disse...

Não haverá uma "palavra" mais "FORTE"?
É que a do titulo "para mim" é "POUCO” ...

Anónimo disse...

Que o Sr do IKEA ande de metro a pé ou lá bem como lhe apetecer que fique no altiz na pensão da marreca ou numa tenda o problema é dele!
Que qualquer empresário ande de jaguar e fique no Ritz ou outro melhor que me importa!

Agora que uns bons milhares de MEDIOCRES que não passam de funcionários públicos ( sem desprestigio para estes ) tenha direito a andar de rabinho sentado desde a porta de casa até ao trabalho ( desculpem Serviço )a pretexto não sei de quê isso é que é inadmissivel. Não são só eles também os seus familiares, pois a coisa dá para todos.
CONTABILIZEM!!!!!!
Não comecem 1º por dizer que a função pública tem funcionários a mais.
Atenção que o @ da madrugada não é da FP.

Anónimo disse...

Temos tudo para sermos o melhor país do mundo!

Anónimo disse...

O Salazar tinha um par de botas. Quando precisava mandava-as ao sapateiro. Vivia frugalmente. Foi criticado até mais não.
este faz uma merda parecida e quase lhe fazem uma estátua.
Portuguesitos de merda.

* disse...

pumba!

Anónimo disse...

Fui contra Salazar!
Nas o Alfapendular tem razão.
Quando tomaremos consciência de que estamos a ser ludibriados?

Anónimo disse...

independemente k o senhor tenha andado de autocarro ou nao, e tenha dormido numa pensao de 2 ou 3 estrela, uma coisa eu tenho a certeza é k portugal nao vale nada porque Portugal é a imagem do povo k existe! qualquer patrao assim k ele se dá esse nome só presta para pôr gravata ao pescoço e e não percebe mais nada! quer é passear em mercedes ou bmw e levar as pindericas das esposas aos melhores restaurantes e kem fica a arder é sempre o zé povinho k fica com os salarios em atraso!