29.9.03

REMOVER OS ESTILHAÇOS

No dia 8 de Agosto, com o país em labaredas, e perante uma extraordinária conferência de imprensa do presidente do Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil, Leal Martins, e sem saber que era só a primeira "fase" da combustão, escrevi isto:

No meio da catástrofe, aparece, via tv´s, o presidente do Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil. O senhor garantiu que os fogos que estão ainda por aí, são já os "normais para a época". E acrescentou que fez uma visita a vários locais sinistrados, falou com muitas velhinhas e pediu à comunicação social que não mostrasse imagens dos incêndios no seu esplendor de morte - as palavras são minhas -, mas antes desse imagens de um bombeiro ou outro, de uma mangueira, enfim, uma versão "música do coração" do combate aos fogos. Eu ouvi e espero que seja repetido várias vezes, para que se acredite. Num País a sério, ou mesmo em África, este cavalheiro já estaria na rua. Aqui, não só ainda mexe, como dá conferências de imprensa palonças. Será que a culpa é só dele?

Eis que, no entanto e nestes últimos dias, o Dr. Figueiredo Lopes andou bem. No caso do (já cansativo) helicóptero e, agora, ao "aceitar" a demissão de Leal Martins. Este era só o topo da coisa, mas ainda há mais uns quantos lugares-tenentes para o seguirem. É bom que se comece a remover os estilhaços.

Sem comentários: