21.7.03

UMA BOA IDEIA

Informa o Nelson de Matos que Pedro Santana Lopes, no seu comentário de domingo na RTP 1, defendeu a criação de uma comissão parlamentar de inquérito à questão das escutas telefónicas. Esta parte passou-me ao lado, mas o que consegui ouvir, agradou-me. Santana Lopes esteve bem nas referências que fez ao momento por que passa a justiça portuguesa, colocando as principais personagens no seu devido lugar, sem receios nem prosas redondas. Depois, já hoje, pareceu-me que houve, da parte de alguns parlamentares de hordas diversas, algumas reticências à ideia. Sabe-se que as comissões parlamentares valem o que valem. Porém, estando envolvidos nas ditas escutas, como consta,órgãos de soberania ou membros de órgãos de alta instância do Estado, julgo que o poder político democrático, de que emanam, deve estar atento, sem que seja prejudicada a natural separação de poderes e sendo respeitado o princípio da igualdade.É também para isso que se vota e se outorga legitimidade democrática. Eu, que votei Lopes e que aqui o tenho criticado quando acho que merece, gostei de o ver defender a "política democrática", no sentido em que este blogue a tenta defender, pensando em Richard Rorty.

Sem comentários: