9.3.11

A LIDERANÇA INSTITUCIONAL DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA


Tive ocasião de felicitar pessoalmente o Chefe de Estado pelo seu discurso de tomada de posse. Cavaco, sem prejuízo da constituição que jurou cumprir, demonstrou que a realidade é mais rica (para pior e para melhor, e, agora, para muito pior) do que a imaginação de todos os constitucionalistas juntos (um, de apelido Novais, deu durante o dia provas bastas de um facciosismo primitivo indigno de professor universitário de direito - mais valia dedicar-se à política numa remota secção do PS, no meio de um pasto). Com a legitimidade refrescada há menos de dois meses, Cavaco Silva não se limitou a "diagnosticar" e assumiu as suas responsabilidades, i.e., a liderança institucional do PR. Confrontou a demagogia inconsequente do governo - personificada num Socrátes que não conhece regras elementares de educação, pessoal e política, e que só pensa em "safar-se" - traduzida no ar "servilusa" do friso dos ajudantes da "resistência socrática", o único e verdadeiro programa de governo. E, sobretudo, confrontou o parlamento com as suas responsabilidades em ambiente "minoritário". Finalmente "libertou-se" do fantasma da estabilidade pela estabilidade. «A estabilidade política é uma condição que deve ser aproveitada para a resolução efectiva dos problemas do País.» Dito de outra forma: se não for para isto, é meramente retórica. Não vale nada.

13 comentários:

Anónimo disse...

excelente discurso. porventura desproporcionadamente dedicado à economia, mas isso é sinal dos tempos. fez contas aos últimos 10 anos (depois de sair...), como se o declínio da década resulte, por magia, apenas da década em si. mas enfim, não vale a pena estar agora a querer ajustar contas. é como nos filmes de acção: quando o barco se aproxima da cascata, não vamos estar a discutir quem é que remou pior no início da viagem...!

joshua disse...

Os socialistas são protocolarmente trogloditas, têm mau perder como o Benfica.

Anónimo disse...

fizeste bem. assim é que é.também te felicito.

Jorge Diniz disse...

Depois de ouvir o discurso do Senhor Presidente, recomecei a acreditar. Quero crer que haverá sanções para os culpados. Quero crer que o mérito será valorizado. Quero crer que as muitas nomeações de analfabetos serão anuladas.
Quero crer que este País ainda terá futuro.

a.marques disse...

Nós agora Merkavaco. Apesar dos "avisos" provocatórios como o de não se meter onde não é chamado.

Bruno disse...

Aos jovens que tenham ambição e vontade de trabalhar, aprender e progredir, só lhes resta uma solução. Fazer a malinha e emigrar para países onde o mérito seja reconhecido, ao contrário deste nosso país onde quem não tem padrinho está literalmente condenado. E aqueles que decidam responder afirmativamente ao apelo do PR, e decidam levar bem alto a sua voz, preparem-se para levar porrada, e responderem por muitas queixas crime por difamação. Esta pseudo democracia socialista, é cada vez mais um estado policial, bem ao estilo da célebre frase..."Quem se mete com o PS leva." Não é por acaso que ninguém assina estes comentários com o verdadeiro nome. Há repressão, há medo, e os tribunais cada vez revelam menos coragem. Felizmente que ainda há pessoas neste governo com um nível e uma índole bem acima dos seus colegas, como a ministra Isabel Alçada, que mostrou todo a sua integridade perante o vídeo realizado pelo jovem aluno, aceitando-o com naturalidade, quando muita gente no seu partido já clamava por cabeças. Deviam querer prender o miúdo. Ao ponto a que o regime socialista chegou.

Boca Santa! disse...

Liderança Institucional!

Isto é que é falar!

floribundus disse...

a quase totalidade dos politicos profissionais caracteriza-se por:
incompetência
incapacidade de reconhecer erros
falta de vergonha

o pm excede 'tudo o que a antiga musa canta'
PQP

Vítor Pimenta disse...

pois, só falta o meu caro joão deixar-se aparvalhar pela bênção presidencial à manifestação de dia 12. o pr é que não é parvo, sabe defender bem a sua carreirinha política.

João Gonçalves disse...

Meu caro Vítor... faça um esforço de interpretação. Então acha que a juventude a que aludiu o PR é o corso carnavalesco do dia 12? Anda a ver muita tv. Isto de "pensar" como a manada dá nisso.

Vítor Pimenta disse...

no contexto do sobressalto cívico, se não é essa qual será? a da diáspora? não me parece que essa esteja de ouvido em riste para o que quer que saia da boca de políticos portugueses, mesmo de jubilados.

Anónimo disse...

As considerações do idiota encartado Capoulas Santos já se encarregaram de fazer qualquer um concluir que foi um discurso e peras...

Isabel disse...

Bagão Félix, entrevistado à chegada ao Palácio de Belém, afirmou deliciosamente que o pm "está mal habituado e é malcriado".