6.11.09

ELOGIO DO PESSIMISMO


«Sócrates transformou a política numa comédia de enganos, que já não engana ninguém; e que as circunstâncias não encorajam a credulidade do cidadão comum. Ainda por cima, não existe maneira de atribuir a longa estagnação da economia portuguesa, o défice do Estado, a dívida externa e o afastamento da "Europa" ao carácter depressivo e malévolo de uns tantos "descontentes". No Restelo, estão agora economistas com números e bastam esses números para justificar as profecias mais lúgubres. Parece que, afinal, os pessimistas tinham razão. Numa semana (e falta ouvir Medina Carreira), Silva Lopes, Ernâni Lopes, Campos e Cunha e Bagão Félix mostraram bem como o desânimo se tornou irreversível. Ernâni Lopes resumiu o sentimento geral. "Esta década", disse ele, "é uma década sem garra, sem ideias, sem verdade, sem força, sem lucidez, sem substância... (É) uma década de incapacidade na visão estratégica e de fantasia na leitura da realidade económico-financeira... (É uma década de um) permanente esforço exibicionista sem conteúdo e uma expressão sem nobreza... Nunca vi nada assim." Convém lembrar que, nesta década (de facto, quase década e meia), governaram Portugal Guterres, Barroso, Santana e Sócrates. No total, 11 anos de PS, três de PSD. E Sócrates continua.»

Vasco Pulido Valente, Público

Adenda: Mesmo assim, uma sondagem qualquer "reforça" a votação virtual no PS. Uma raça tão estupidamente timorata merece de tudo. E, dentro do tudo, o pior de tudo.

28 comentários:

Manuel Brás disse...

O esforço exibicionista,
inócuo e inexpressivo,
é um sinal oportunista
de um logro ostensivo.

Estes anos de fantasia
na leitura da realidade
têm elevado a hipocrisia
à mais pura imbecilidade.

radical livre disse...

«o povo é quem mais ordena»
calhaus sem olhos

«o polvo é quem mais ordenha»
calhaus com olhos

as emprezas publicas são sólidas como penedos.

S.C. disse...

É o lindo resultado da propaganda descarada e mentirosa martelada diariamente pela comunicação social. É no que dá contratar uma dúzia de "comentadores", armados em especialistas de tudo e mais alguma coisa, para moldar a seu jeito a opinião de milhares e milhares de pessoas não esclarecidas. É a consequência inevitável da ignorância permitida e fomentada por sucessivos governos de partidarite extremada que fizeram da Educação (do ensino básico ao superior), em Portugal, um terreno de experiências tolas e guerrilhas pessoais e institucionais. Já não se ensina a pensar neste país. Não acredito que seja só por incompetência.

Anónimo disse...

E porque não fazer as contas a quem teve no governo nos últimos 20 anos?

hummm, pois, já não é assim tão conveniente...

Anónimo disse...

"empreZas"? Eu vi bem? Ou foi um calhau que me atingiu?
Ou melhor, foi um ressabiado das novas oportunidades que escreveu?

Anónimo disse...

A "raça" perdeu todo o pedigree quando começou a perder-se a vergonha... E ainda comemoram o 4-25!

PC

Anónimo disse...

Nem estúpido nem timorato, este povo. Apenas infeliz por haver uma oposição absolutamente imprópria para consumo. Não é o povo que falha, são as elites que não prestam. Como sempre, e recorde-se 1580.

António P. disse...

Senhor, tende piedade dos pobres de espírito.
Assina : um representante de uma raça tão estupidamente timorata.

Anónimo disse...

No dia em que Ricardo Salgado, patrão do BES e do Sócrates, presta declarações à justiça brasileira no âmbito do famoso caso de corrupção "Mensalão". E sobre isto a nossa media diz (quase) nada.

iupi disse...

aí estão os portugueses no seu melhor. hernâni lopes, medina carreia e várias outras luminárias lúcidas deste rectãngulo.

tem cor de merda, cheira a merda, sabe a merda.
- que inteliência/lucidez é a minha se disser que: - isto é merda.?

lamentavelmente nenhuma dessas pessoas por cá andou durante esta última década. estiveram emigrados, ou então andaram a governar a sua 'vidinha'.
aposto mais na última.
aposto o dobro contra singelo.

(já em tempos houve um que nem reparando que estava a falar dele disse que esta choldra era ingovernável.- temos tradição na coisa)

jaa disse...

Uma raça tão estupidamente timorata merece de tudo. E, dentro do tudo, o pior de tudo.

É por isso que já não me preocupo com a maioria. Apenas me consigo preocupar com a minoria (ou talvez «as minorias») que, depois de todos os alertas não-ouvidos que emitiram, também sofrem e sofrerão as consequências da cegueira voluntária da maioria.

Anónimo disse...

Raça alguma merece estar mergulhada num universo sucrateiro...
Como dizia Eça de Queirós, «Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão».

João Paulo Mota

Emigrante disse...

Pelos vistos, não há nada a fazer. Quanto mais indigno se mostra do lugar, mais Sócrates cresce nas sondagens. A estupidez assentou arraiais no meu pobre país.
É doloroso, mas tem de ser: vou mesmo ficar definitivamente por cá...

Nuno Castelo-Branco disse...

Ainda acreditas nas sondagens?!

Anónimo disse...

Este "Inginheiro" parece drogado ... já não consegue ver o óbvio... é UMA TRISTEZA ver tanta POBREZA INTELACTUAL.
CARAMBA, não há mais neste PAÍS, homens verdadeiramente SÉRIOS para pôr este incompetente na RUA?
Onde estão os Ramalhos Eanes?
Porque se calam o Presidente Cavaco e os Partidos Políticos?
E porque é q a Maçonaria continua a receber ladrões e corruptos nas suas hostes???
Querem todos o mesmo (?): agatanhar o Tesouro Público e passar ao lado da Justiça ?
Os socretinos roubam q se fartam o OE, a economia tá a morrer, o desemprego tá a levar milhares de FAMÍLIAS para a miséria e ninguém se insurge, a não os ECONOMISTAS de Alto Gabarito?
Este Sócrates parece um ZUMBI (=ser q vagueia nos "media" dum país a definhar !!!)., como pode se tão MENTIROSO ???
Midarte

Manuel disse...

Recolhi, em tempos, de um Blogue que não me lembro qual foi, este texto de Guerra Junqueiro:

Um Povo, por Guerra Junqueiro

“Um povo imbecilizado e resignado, humilde e macambúzio, fatalista e sonâmbulo, burro de carga, besta de nora, aguentando pauladas, sacos de vergonhas, feixes de misérias, sem uma rebelião, um mostrar de dentes, a energia dum coice, pois que nem já com as orelhas é capaz de sacudir as moscas; um povo em catalepsia ambulante, não se lembrando nem donde vem, nem onde está, nem para onde vai; um povo, enfim, que eu adoro, porque sofre e é bom, e guarda ainda na noite da sua inconsciência como que um lampejo misterioso da alma nacional, reflexo de astro em silêncio escuro de lagoa morta. […] Uma burguesia, cívica e politicamente corrupta até à medula, não descriminando já o bem do mal, sem palavras, sem vergonha, sem carácter, havendo homens que, honrados na vida íntima, descambam na vida pública em pantomineiros e sevandijas, capazes de toda a veniaga e toda a infâmia, da mentira a falsificação, da violência ao roubo, donde provem que na política portuguesa sucedam, entre a indiferença geral, escândalos monstruosos, absolutamente inverosímeis no Limoeiro […] Um poder legislativo, esfregão de cozinha do executivo; este criado de quarto do moderador; e este, finalmente, tornado absoluto pela abdicação unânime do País. […] A justiça ao arbítrio da Política, torcendo-lhe a vara ao ponto de fazer dela saca-rolhas; Dois partidos […] sem ideias, sem planos, sem convicções, incapazes, […] vivendo ambos do mesmo utilitarismo céptico e pervertido, análogos nas palavras, idênticos nos actos, iguais um ao outro como duas metades do mesmo zero, e não se malgando e fundindo, apesar disso, pela razão que alguém deu no parlamento, de não caberem todos duma vez na mesma sala de jantar…”

Anónimo disse...

"E, dentro do tudo, o pior de tudo". Subscrevo absolutamente. Aliás é de resto bem provável que venha a acontecer o pior de tudo ...

Sampy disse...

A propósito da dita sondagem:

O "apresentadeiro" da SIC lançou a peça deste modo: "se as eleições fossem hoje, o PS voltava a ganhar; mas AINDA sem maioria absoluta".

Que porcaria de jornalismo!

Anónimo disse...

O Vasco Pulido Valente ficou mesmo chateado com o fim do tacho na TVI...! O problema de Portugal não está no Governo do Sócrates está sim no desnorte da oposição, esse é o problema, porque com uma oposição forte e credivel não estavamos nesta situação.

Anónimo disse...

"E Sócrates continua."
E "eu" fui para a rua.

Maria Manuel Alves disse...

Quem fala assim não é gago (G. Junqueiro)!!

Eduardo Freitas disse...

1 – Quando julgávamos que já nada nos poderia surpreender, eis que “uma fonte oficial do Ministério das Obras públicas” vem alertar que “se porventura estas duas obras pararem, estarão em risco cerca de 9 mil empregos”! Até onde irá o desvario do Governo? Será que o Tribunal de Contas também é um “bota-abaixista”? Uma neo força de bloqueio?

2 – Passou mais um dia sem que José Penedos se tenha demitido. Vergonha. Vergonha!

3 – O Presidente da Câmara de Loures, chamou, pela segunda vez, para o seu gabinete o seu cunhado. Entretanto, nomeou igualmente a sua filha como sua adjunta. Perante a indignação pelo evidente nepotismo, afirma que são dois lugares de confiança que devem ser preenchidos por pessoas da sua estrita confiança pessoal e que nada fez de ilegal!!! Como última nota, diga-se ainda que a filha está no fim da gravidez, pelo que só irá ocupar o dito lugar daqui a uns mesitos.

Em conclusão: estas são algumas das razões que justificam a necessidade de adjectivação da ÉTICA. Republicana, naturalmente.

Anónimo disse...

Dada a manifesta incapacidade do principal partido da oposição de se apresentar como uma alternativa credível, só nos resta o socratismo como solução governativa.

ATTO VEN E OBGDO disse...

"Adenda: Mesmo assim, uma sondagem qualquer "reforça" a votação virtual no PS. Uma raça tão estupidamente timorata merece de tudo. E, dentro do tudo, o pior de tudo."

Poix..
É a vida, Vida estúpida, claro.

ana laura disse...

Medina Carreira disse..., mas apoiou Costa para a Câmara, fez parte da sua comissão de honra e, quanto aos outros, estão ligados ao PS e, fazem parte da percentagem eleitoral que reconduziu Sócrates. Queixem-se com força, até dá vontade de rir. Ninguém quer por o seu conforto em risco. Não vivemos de verbo, vivemos de honra e atitude e, essas palavras desaparecerem do vocabulário nacional. Hoje o provérbio diz "do tacho não saio, do tacho ninguém me tira" e, o meu amigo Pulido Valente sabe isso tão bem e conhece tão bem toda essa gente. Até me pergunto, admira-se?
Miguel Sousa Tavares queixou-se, em tempos na TVI, que recebia muitas cartas de estagiários aos quais respondia, segundo o próprio, sempre a mesma coisa "-investiguem as Fundações!"
Meu amigo, vamos a isso!

zen disse...

O Medina Carreira é um infeliz frustrado.
A entrevista que deu ao Expresso em 24 de Outubro espelha bem as frustrações e os actos falhados que o assolaram.
Aquele azedume agora até se torna mais compreensível.
É o crepúsculo do geronte.

Anónimo disse...

Ó Zen, tem lá paciência : - O Professor conhece a choldra como ninguém !

Anónimo disse...

Este Dominical Inginheiro além de vendedor de Magalhães, para justificar a sua presença em Berlim, disse hoje esta pérola:
o 25/4, também contribuiu para o derrube do muro de Berlim.
Até corei de vergonha ao ouvir este dislate. E não há ninguém que que lhe chame a atenção por estes disparates?
Cps
S:G: