7.8.06

ASFIXIA


Não fumo. Tenho, aliás, uma relação desgraçada com os cigarros e, especialmente, com os charutos. Não gosto que fumem para cima de mim quando estou a comer. E convivi em casa, infelizmente, com a consequência de dezenas e dezenas de anos de cigarro após cigarro. Dito isto, parece-me aparentada com uma atitude reaccionária a imposição de não fumar para ser admitido num emprego. Esta proibição conta com o beneplácito da Comissão Europeia - que tem "directivas" para tudo - e a aquiescência indirecta do bizarro dr. Correia de Campos que pastoreia a nossa saúde e que tenciona vetar os fumadores em todos os lados. Por natureza, embirro com a invasão da privacidade. Não simpatizo com a ideia de "normalizar" os costumes que, saudavelmente, não podem ser normalizados. Mais dia, menos dia, a Comissão há-de lembrar-se de outras "directivas", seja para fazer amor ou para explicar como se deve estender a roupa. Este lado da "europa comunitária" é insuportável. Falta liberdade às "liberdades" consagradas nos tratados. Esta burocracia imbecil asfixia mais do que um pacote de cigarros.

6 comentários:

Anónimo disse...

Na encenação da ópera Carmen de Bizet, as operárias da fábrica de tabaco apareciam em palco a fumar, o que causou grande escândalo na altura da sua estreia, no século XIX, mas não consta que tivesse sido proibida. Nos dias de hoje, tal encenação está proibida na Escócia!
"Charuto de Churchill banido do Fringe de Edimburgo"- Público de 8 de Agosto de 2006
Vivemos numa Europa com tendências fascizantes!

Anónimo disse...

Carla,
Eu não fumo e tenho asma, e os perfumes que algumas colegas minhas usam prejudicam-me imenso e causam-me irritação, mas do que o fumo dos cigarros, com o qual convivo bem.
Será de proibir que as pessoas que se perfumem concorram a empregos?
É que ninguém falou de fumar no local de trabalho, mas sim de quem tem o vício!

Anónimo disse...

Meu caro,

tenha em atenção que a ideia tem o seu que de descabido, não o discuto.
Não coloque o Sr. Campos simplesmente como um bizarro... neste caso, sem dúvida; no restante, teria você de saber como funcionam os nossos centros de saúde e hospitais, tal como as alterações que o Sr. Campos propõe na divulgação dos horários dos médicos.

Não sabe concerteza você nada acerca disto, ou então é um mero prevaricador populista a atacar o Sr. ministro.

odete pinto disse...

Podemos sempre criticar "normas" e "directivas" porque não gostamos que nos imponham nada. Mas viver em sociedade implica regras, como é óbvio; a minha liberdade termina onde a do outro começa.
E, sim, até para "estender roupa" - porque há-de alguém privar-se da luz que lhe entra pela janela só porque outro alguém estendeu lençóis sem os dobrar?
Afinal, no post anterior, sempre há Feios, Porcos e Maus!

Anónimo disse...

A mim o futebol incomoda-me imenso. É completamente invasivo. Faz a abertura dos noticiários, ocupa inúmeras páginas dos jornais, programas televisivos, está por todo o lado e torna-se verdadeiramente massacrante. Também acho que tenho o direito de não estar sujeita a este massacre. Proponho que se proiba...

Anónimo disse...

Eu fumo.

" O meu sentimento é cinza
Da minha imaginação,
E eu deixo cair a cinza
No cinzeiro da Razão."

Fernando Pessoa