14.7.09

SEGUIR EM FRENTE


Ontem à noite, na televisão onde é comentador, o dr. Costa passou quase uma hora a dizer mal de Pedro Santana Lopes. Só se atrapalhou quando quis enunciar as suas "cinco medidas". Parecia um marrão numa oral de direito. Decorado mas não sabido. Na RTP, Santana Lopes falou aos lisboetas sobre Lisboa. A Lisboa do trânsito caótico, da Praça do Comércio inacessível, vedada, feia. A Lisboa do aeroporto da Portela que o dr. Costa queria transformar num jardim florido. A Lisboa que não quer o IPO fora do centro. A Lisboa que não quer um terminal de contentores em Alcântara. A Lisboa que pretende ver mais prédios recuperados. A Lisboa sem a demagogia das contabilidades enganadoras. A Lisboa que não pode continuar a viver a crédito bancário, uma especialidade (porventura a única) do dr. Costa. Santana Lopes, repito-o, não é perfeito e, felizmente, não conta com o sr. Saramago. Conta com os lisboetas na maior tranquilidade de espírito. Não é recandidato depois de ter sido mero recurso eleito num mar de indiferença. Não se agarra a lugares-comuns mas às pessoas. Não desceu do absolutismo onde preparou uma lei de finanças regionais que lhe rebentou nas mãos. Preparou-se. E está preparado para governar Lisboa sem a massacrar. É só seguir em frente.

22 comentários:

António P. Castro disse...

E vai ganhar, felizmente para Lisboa.

Anónimo disse...

Força, Santana!!!

PC

radical livre disse...

na qualidade de pedreiro-livre não crente hoje foi dia de reflexão sobre a compreensão do mundo.
revi os 7 pecados ou vícios mortais de São Gregório Magno. somente hoje consegui aceder ao texto latino e li «pigritia seu acidia».
esta era para São Tomás de Aquino «tristeza do mundo» ou weltschmerz.
estes vícios são, na minha concepção de vida, forças de auto-destruição individual e colectiva.
para os socialistas não há vícios há doentinhos.

PSL fez profissionalmente o trabalho de casa com objectividade.
os outros são politiqueiros de sarjeta. falta alegremente a salema.

António disse...

Caro João Gonçalves,

Tenho-o lido com imenso gosto e admiração. Hoje, confesso, foi a desilusão total. Uma pessoa inteligente como você não pode apoiar o Santana, é uma contradição insanável. Deixe-me por favor dizer-lhe um pouco do que se escreve na Wikipedia sobre Santana Lopes, para todo o mundo ler (texto completo em http://bolaseletras.blogs.sapo.pt/tag/santana+lopes):

- Santana Lopes is known for his Quaylesque gaffes,which include:
- claiming that the non-existent Chopin violin concertos were his favourite piece of classical music;
- having his secretary send a postcard to Brazilian author Machado de Assis (died 1908);
- calling a press conference to announce a threat on his life when in fact he had received a teaser mailing for a book titled “Cuidado com os Rapazes” ("Watch out for the boys");
- announcing that he would leave the political field in protest for his private life being parodied in a TV show, if the President didn't intervene (he didn't);
- seeming to have missed a formal reception to the Mozambican Minister of Foreign Affairs in order to attend a fashion show;
- postponing the inauguration of some of his Secretaries of State in order to attend a wedding;
- appearing lost in the middle of his inauguration speech, with long and embarrassing silences, confusing pages and looking nervous (he said in an interview to newspaper Expresso that it was hot that day, people had already fainted in the audience and he himself wasn't feeling too well, so he tried to cut the speech short).

Cumprimentos,
António
http://bolaseletras.blogs.sapo.pt/

fado alexandrino. disse...

Uma entrevista excelente.
Ouvi pela primeira vez um político dizer que vai resolver o problema da Praça de Espanha.
Daqui a 4 anos cá estarei, se Deus quiser, para cobrar se não cumprir.

JLR disse...

Caro João Gonçalves,

Perdou-me por discordar. A entrevista de ontem do Dr. António Costa acho que foi bastante esclarecedora.
Acho António Costa a pessoa certa, nesta altura, para ser Presidente da Câmara de Lisboa.
E, por fim, espero que o desejo da Dra. Ferreira Leite se concretize finalmente, acabar de uma vez por todas com Santana Lopes politicamente!!

PS: Apesar de não gostar do senhor nem com molho de tomate, também não o desejo morto, basta politicamente.

Anónimo disse...

faça-nos um favor: publique as centenas de promessas feitas por PSL da outra vez e diga-nos as que efectivamente cumpriu, depois falamos do candidato maravilha que deefende e dos motivos pelos quais alguém que não esteja completamente cego votaria nele

Anónimo disse...

Um grande estadista, sem sombra de dúvida. O País e Lisboa devem-lhe notáveis serviços. Trabalhador, de uma clarividência extraordinária, capaz de liderar equipas com sucesso, um intelectual de mão cheia, um profissional consagrado na sua classe, e sobretudo um grande contador de estórias. E tu admirável João achas que o Senhor tem todos os predicados para voltar à presidência da Câmara. Pois eu acho a mera probabilidade um caso triste. Boa noute e muitos cumprimentos

Unknown disse...

Pedro Santana Lopes falou nos concertos para violino de Chopin, é vero. E se bem lembro Cavaco Silva confundiu Thomas Mann com Thomas Moore. E depois? Já o senhor sócrates tem assessores (provalmente pagos pelo 'eurário' público - eu 'freequentei' as novas 'opurtunidades') para lhe vigiar a biografia mísera na wiki. E, imagino, deve ter mais uns assessores para lhe sugerirem citações de Ortega y Gasset, que aliás devem fazer parte de algum contrato com a Prisa/PSOE. Respeitinho, Dr. João Gonçalves, respeitinho.

Anónimo disse...

Que venha o diabo e escolha. Eu vou votar nulo em protesto pelas escolhas partidárias, que o branco nesta nossa "escola do crime eleitoral" ainda vira voto em alguém a jeito...

JCL,

Observatório autárquico disse...

Santana Lopes está a representar o edil que, julga ele, os lisboetas desejam. Um desastre na CML, como o foi no governo. Seriedade e consequência tem tão pouca como António Costa. Nenhum serve a Lisboa, porque ambos apenas servem os seus vis interesses. Helena Roseta poderia ser a pessoa certa, mas infelizmente vai contentar-se com as esmolas de Costa. Lisboa continuará uma senhora idosa, senil e suja, a envelhecer mal, que nenhum destes amantes de ocasião poderá salvar.

Anónimo disse...

por amor de Deus!
o Dr João Gonçalves é uma pessoa inteligente, como pode escrever uma coisa destas?
Deus nos preserve do regresso de PSL!

joshua disse...

Lisbon can hardly wait for Santana's election, pode ler-se também na Wikipedia. E os lisboetas aguardam por votar em massa em quem melhor os conhece e apoia, Santana. O Zé-que- Empata-e-Embarga clama pela declarificação eleitoral de ficar dispensado ao lado do sr. Costa.

Anónimo disse...

Para o António Anónimo:

A ingenuidade devia pagar imposto. A Wikipedia resulta da contribuição de internautas. Se me apetecer, vou lá e escrevo, em inglês, italiano, espanhol e ucraniano que o Santana foi o melhor PM de todos os tempos e que o incompetente e mal intencionado presidente Jorge Sampaio, com ar de mosca morta, tudo fez (com a sua competente camarilha) para o enterrar (ao PSL). Sendo agora candidato À câmara de Lisboa, há a oportunidade de ter PSL de volta ao serviço de (uma parte) de Portugal (Lisboa).

Viu?

PC

Humberto disse...

Caro JLR, Concordo em absoluto com a sua segunda frase: "A entrevista de ontem do Dr. António Costa acho que foi bastante esclarecedora.". No entanto acho extraordinária a conclusão a que o JLR chegou!
Já há algum tempo que muita gente se deu conta que esta é a eleição certa para António Costa ganhar... se quiser continuar a ter ambições políticas. Mas quanto a ser a pessoa certa para Presidente da Câmara Municipal de Lisboa... nem pensar!!!


Caro anónimo das 11:02PM, por que não o inverso? Publique o anónimo essas centenas de promessas feitas por PSL e diga-nos as que não foram cumpridas! E já agora, por uma questão de justiça, faça o mesmo para o(s) restante(s) candidato(s).

Anónimo disse...

Concordo com o artigo e dou toda a minha força a Santana Lopes. Tb sugiro a quem não sabe o que ele fez na Câmara, que estude primeiro as matérias e fale depois. António Costa não fez nada ou muito pouco e o que fez foi escusado e impróprio. algumas "obras" que vejo hoje em dia são nitidamente por estarmos perto de eleições e só nos transtornam a vida! já não aguento!

Anónimo disse...

Além do mais, António Costa está com medo! Muito medo, mesmo. caso contrário não quereria agora fazer coligações. Há 2 anos atrás, se bem me lembro foi sozinho, não precisou de coligações com ninguém... nem quis! agora quer? é que há 2 anos estava convencido que ganhava; considerava-se o Melhor de todos! Agora,.... veja-se!

Anónimo disse...

António Costa é um "APARATCHIK". Já se esqueçeram da posição que ele tomou no caso dos CONTENTORES?

E da adjudicação directa à lisconti?

NÃO GOZEM CONNOSCO

Não o chutem da CML e depois queixem-se..................

Ao eleitor compete-lhe ser pedagógico com os políticos. Eles tem que perceber que não lhes é permitido tudo...........

Gustavo Menezes disse...

Sem querer baixar o nível da discussão, acho que há demasiados lisboetas que ainda não perceberam que António Costa não tem obra feita (os panfletos estão largamente insuflados) e que os benefícios da gestão de Santana Lopes ultrapassam largamente os pontos negativos (porque os há sempre). Requer, infelizmente, alguma atenção, coisa que falta a muita gente - sem cair no facilitismo do "Eh pá o Santana é que não", já sem se saber sequer porquê

Contracosta disse...

Quanta azia não vai por estes comentários socretino-costistas...
Esperem pela pancada do Outono.
Então é que não vai haver alka-seltzer que chegue. Eheheheh!!!

JB disse...

Por supoesto que non. Mi voto e de mi chica Blimunda vai para o Cuesta. Non vai servir de mucho mas é el mejor qui se puede arranjar.

JLR disse...

Caro Humberto, vou corrigir. A melhor pessoa para pôr Lisboa a mexer sem "luvas" seria, basicamente, a minha pessoa!!
Em desespero de causa, uma vez que não estou metido em Mafias, que venha o Costa...