22.7.09

O "ÍMPETO"


Cada vez que ouço falar em "ímpeto reformista" do governo Sócrates (ou em "proactividade"), sofro ataques de riso de proporções bíblicas. Três heróis do liberalismo português contemporâneo, respectivamente os drs. Joaquim Goes, António Carrapatoso e Rui Ramos "balançam" o executivo à conta do seu inefável "Compromisso Portugal", na Sic-Notícias, com o pequeno Ferreira dos "negócios". Apesar dos elogios ao mencionado "ímpeto", estes nossas amiguinhos - sempre, como salienta Carrapatoso, com o credo da "libertação da sociedade civil" na boca - deixaram de conceder o benefício da dúvida ao ex-admirável líder. Nunca é de mais recordar em que consiste esta coisa do "Compromisso". Foi criado em 2004 ainda sob o regime de Barroso. No Convento do Beato, Carrapatoso e os seus amigos celebraram então a "sociedade civil" (não sabem, aliás, fazer outra coisa como se não vivessem no Portugal do seu "compromisso" o que quer dizer que não o conhecem) e aplaudiram a "veia reformista" do executivo de então. Fizeram o mesmo com o de Sócrates a quem "lançam" os mesmos lugares-comuns marcianos que dirigiram ao governo da defunta AD. Como aprecio o Rui Ramos (também ele funcionário público), custa-me vê-lo tão mal acompanhado. Que eu tivesse dado por isso, o "Compromisso Portugal" nunca foi a votos embora aprecie "influenciar" todos os governos a fim que sigam a sua maravilhosa cartilha "liberal". Há pessoas que passam quinze dias na Noruega, seis anos em Inglaterra ou três meses nos EUA e imaginam logo que a miserável west coast do fatal ministro dos corninhos pode dispensar a promiscuidade entre a "sociedade civil" e o Estado. Ou que a "libertação" daquela contra este nos retirará finalmente do abismo. Todavia Portugal não se muda "academicamente" e muito menos com "empreendedores" que falam de cátedra de "competitividade" mas que andam permanentemente pendurados às bordas do regime. Os pareceres da antiga Câmara Corporativa - o "Compromisso Portugal" da época do Doutor Salazar - eram intelectualmente mais honestos do que estas "intervenções" impetuosas das nossas pseudo-elites. Cansam.

4 comentários:

Mani Pulite disse...

Sempre impetuosamente com a caixa de esmolas na mão para o Governo que está pagar.Em vez de Compromisso Portugal porque não Manifesto Situacionista?

Obviamente demito-o disse...

Ah pequeno Ferreira não. É extremamente ofensivo para os pequenos que verdadeiramente não merecem tal comparação afrontosa.

"Todavia Portugal não se muda "academicamente""

Não se muda academicamente nem por decreto-lei. O que falta aos liberais do rectângulo é mesmo mais do anti-liberal, o "fascista" Salazar, aquele que melhor compreendeu o país onde estava afinal. Não foi em Essex, Boston ou Oxford que o fez com certeza. O problema base para estes "liberais", é que Portugal não está cheio de escandinavos ou anglo-saxôes, infelizmente para eles, mas de portugueses. A partir do momento que nos apercebemos desta falha básica, não adianta insistir no erro da mesma teoria.
Boa noite e boa sorte.

radical livre disse...

entusiasmo urinário
começam a urinar a 3m de distância
acabam a mijar nos sapatos

"artusanato" à portuguesa

socialismo
"lá vamos cantando e rindo
levados
-levados sim!"

Anónimo disse...

Cansados estamos nós de o seu fígado não parar de deitar fel.