23.7.09

AMANHÃ NAS "BANCAS"


Na "explicação" do livro Portugal dos Pequeninos escrevi que «no desalinho da sua contingência, um blogue pode ser mais fidedigno do que uma notícia.» E acrescentei que «é, seguramente, mais livre pelo que deve ser, num certo sentido, mais responsável.» Porquê? Porque «à impunidade de certa comunicação social não se pode contrapor com mais impunidade a coberto do anonimato.» O que serve para este blogue, serve para todos os blogues. Amanhã estará "nas bancas" - representadas pelos computadores e pelos aparelhos equiparados que andam no bolso de alguns - um novo blogue com um propósito claro, sempre com assinatura por baixo. Recusar, a 27 de Setembro próximo, a continuidade da fantasia representada pelo actual primeiro-ministro. Tal significa apoiar outra solução ao contrário do que sugerem alguns tagarelas, anónimos e não anónimos, da blogosfera alinhada respeitosamente atrás de Sócrates e que anteciparam, com o ruído habitual, o lançamento do novo blogue. Desde ontem à noite, o primeiro-ministro (que já era admirável segundo os seus epígonos, dos sofisticados aos primitivos) passou a ser um homem providencial. Nem a Salazar ocorreu alguma vez a brilhante ideia de que ainda estava para nascer quem fizesse melhor do que ele. Soubemos pelo próprio que, afinal, já tinha nascido. Em Vilar de Maçada, há cerca de meio século. É também este providencialismo de opereta - feito apenas de som, fúria e imagens - que é preciso derrotar a 27 de Setembro. A isto, os autores do blogue respondem com o apoio - sereno, crítico, livre e, como no meu caso, independente - a Manuela Ferreira Leite. Em democracia, ganha-se e perde-se. Nestes últimos quatro anos perdeu-se muito da débil qualidade de vida democrática do país. Nós queremos simplesmente que Manuela Ferreira Leite, sem demagogias nem retóricas fáceis, a recupere.

9 comentários:

Anónimo disse...

Caro João Gonçalves: Depois da "saída" do Simplex eu estava mesmo à espera de um blogue que apoiasse MFL. Já estive a ver o Jamais e pelo o "elenco" parece-me que o debate blogosférico vai ser no mínimo empolegante. E tenho a certeza que o João, tal como aconteceu com o Pulo do Lobo, vai fazer um excelente trabalho.

Anónimo disse...

Exmo Dr JG,

Um blog pode definitivamente ser melhor que uma noticia, desde o momento que a propria noticia é a interpretaçao do facto pelo jornalista, contudo o blog contem ainda a maisvalia de ser um local de troca de ideias entre pessoas inteligentes ( ou pelo menos com um pequeno momento de lucidez). Isto acontece porque cada vez falamos menos uns com os outros e desde que politica foi considerado uma conversa a evitar (por causa de uma senhora do jetset que quis escrever um livro e toda a gente acreditou).
Ler o seu blog tornou-se para mim uma rotina diaria...pelo menos posso "falar"(ouvir) com alguem sobre o mundo que nos rodeia e pensar um bocadinho no que realmente interessa na vida...enfim, dá-me lucidez.

António Viriato disse...

Quase em simultâneo pensava em algo semelhante.

É urgente pôr cobro a esta permanente encenação da ilusão socrática, agora de novo em versão ufana, insuportavelmente petulante.

Avante, no bom caminho, para acabar com o pesadelo socrático.

observador disse...

Será João, que está a reconhecer que o apendiz se julga capaz de superar o mestre S?

De qualquer forma, isso só indica que não percebeu nada, mas também não foi só ele .....

radical livre disse...

auto-defesa da cidadania contra "der Barbarensturm" e seus ritos orgiásticos.

sobre a "natureza dos deuses" escreveu Cícero (o mano Marco)
«a preversão é fonte de crenças falsas»

os "deuses socialistas devem estar loucos"

o cão do Astérix chama-se
Ideafix.
na versão duas pernas aparece diariamente nas tvs

espero que o pr ontem em Viena não tenha dito
"alles ist vorbei"

sigo o ditado francês «ninguém nada na floresta (futaie)»

Daniel Santos disse...

Interessa que seja um blogue de ideias e não um desfiar de cartas de amor.

António P. Castro disse...

E vai recuperar!

JLR disse...

Caro João Gonçalves,
Para o bem de todos, esperemos que Manuela Ferreira Leite não ganhe a 27 de Setembro!!

Ass: João Lopes dos Reis

moçárabe disse...

Ó menina aí de cima! EMPOLEGANTE?


Cresça e apareça.

E dou-lhe os meus parabéns por ser uma fã de João Gonçalves que, com certeza, adora todo o seu discurso.

Continue assim que vai no bom caminho...