12.2.08

A D. INÊS


Sou suspeito. Gosto e sou amigo do Francisco. Não gosto nem sou amigo da D. Inês Pedrosa. Não a aprecio, nem como escritora, nem como cronista. É um mito da "literatura portuguesa contemporânea" e, como mandam os costumes, uma "mulher de esquerda". Todavia, a D. Inês apoiou o dr. Costa em Lisboa. Não só apoiou como - lembram-se? - queria punir exemplarmente os abstencionistas que permitiram que ele fosse eleito apenas com menos de sessenta mil votos. A D. Inês, sessenta vezes mais democrata do que eu, escreveu na altura, no Expresso, que os vilões que não votam deviam ser, por exemplo, excluídos dos empregos públicos e impedidos de se candidatarem a "bolsas". Fugiu-lhe logo o pé para aquilo que ela, e muitos como ela, melhor conhece: a prebenda, o premiozinho da treta sempre esmolado ao Estado, a distinção pública e política por meia dúzia de parágrafos mal esgalhados. Pois aí está. A senhora é a nova directora da Casa Fernando Pessoa, justamente escolhida pela vereação do dr. Costa. Parabéns à prima.

12 comentários:

Anónimo disse...

Se vir a lista de apoiantes de António Costa à CML, também lá encontra esta:


«A Câmara de Lisboa discute amanhã a atribuição de 280 mil euros à organização da edição de 2008 da bienal ExperimentaDesign, um evento que foi cancelado no ano passado por falta de verba atribuída pela autarquia.
A proposta que o presidente da câmara, António Costa (PS), apresenta na reunião do executivo municipal defende o apoio das próximas três edições. "O projecto ExperimentaDesign-Bienal de Lisboa será agora desenvolvido num novo formato, passando a envolver a realização continuada e alternada de eventos, num ano em Lisboa e no seguinte em Amesterdão", afirma a proposta, divulgada pela Lusa.
Este novo projecto terá o apoio financeiro não só das autarquias, como do Ministério da Cultura e da União Europeia.
Em Amesterdão, o evento será promovido pela ExperimentaDesign-Amesterdam Foundation e terá apoio financeiro da Câmara de Amesterdão. A primeira edição da Experimenta remonta a 1999, tendo-se realizado igualmente em 2001, 2003 e 2005. Em 2007, a presidente da ExperimentaDesign, Guta Moura Guedes, responsabilizou a Câmara de Lisboa, então liderada por Carmona Rodrigues, pela inviabilização do evento, por ter informado, "de forma inesperada", a organização de que não iria atribuir a verba de 500 mil euros. A edição de 2008 tinha um orçamento previsto de 2,6 milhões de euros, apoiado em 45 por cento pela autarquia de Lisboa e pelo Ministério da Cultura. »


In Público (22/1/2008)

Isto, claro para não falarmos na famosa questão da administração da frente ribeirinha, atribuída ao mandatário da candidatura.

jcd disse...

Tem o curriculum "must" do momento: Votos em António Costa na Câmara e em Manuel Alegre para Presidente. A prova provada do pluralismo no PS.

Anónimo disse...

Lindo, não é? É claro que, do ponto de vista deles, são os outros que são ressabiados e têm "invejas".

Anónimo disse...

Mas, já agora, que todos louvam o indiscutivelmente muito simpático Francisco José Viegas, para além de fazer sessões de leitura com os amigos escritores na Casa Pessoa, que depois, em troca muito o elogiam nos seus blogues, que mais fez ele?

Fernando Antolin disse...

Partilho o seu apreço por Francisco José Viegas e, sobre Inês Pedrosa,apenas acho ser mais uma ou um dos (como bem dizem nuestros hermanos)folclóricos do regime,na sua àrea.
Entendo o que quer dizer,mas com toda a sinceridade,para que serve a Casa Fernando Pessoa,quanto nos custa e que reais / relevantes "serviços" presta?? note que não coloco a questão por acinte,é que não sei mesmo.

www.angeloochoa.net disse...

Já agora uma boa pergunta, a alguém que esteja em casa própria como em outra qualquer casa, diga-se-me... quantas, ao todo, são as capelinhas deste nosso portugal dos pequenitos, dos primos, e das priminhas?

Anónimo disse...

A primeira coisa que ela disse que ia fazer é um festival literário semelhante a um em que esteve meses atrás, no Brasil, onde visivelmente pretende fazer carreira literária.

Já a ouviram falar em público? É deprimente de tão vago e banal.

Claramente não merece o posto e não creio que tenha estofo para surpreender positivamente. Vai lá pôr os seus amigos de sempre, aposto o que quiserem que Jorge Colombo é o primeiro deles.

Estamos tramados.

Anónimo disse...

Parabéns à prima que a burra vai coxa... frase da minha juventude.

T disse...

A Dona Inês posta a sossego para colher o doce fruto algures é que era uma boa ideia.
Mas o executivo da CML não se propunha a fazer economias?

Samuel de Paiva Pires disse...

Tão previsíveis que os pedintes e dependentes do chefe são...

Anónimo disse...

"estava a socialista Inês posta em sossego"

Inês Pedrosa disse...

Só agora mão amiga me fez chegar este seu velhinho comentário. Esclareço que foi o dr. Francisco José Viegas quem recomendou ao dr. António Costa o meu nome para o substituir. Aliás, foi mesmo o dr. Francisco José Viegas quem me fez o telefonema e insistiu bastante para que eu aceitasse o lugar. Pode confirmar com o próprio, aliás agradeço que o faça.