27.12.06

VERME


Um pessoa minha "amiga" enviou-me há pouco uma "sms" onde escreve que andou a ler uma biografia do nosso D. Carlos (não sei se a de Rui Ramos) e concluiu, e passo a citar, "que se não fosse a importância decadente que dá [dou] à merda, até tinha [eu] semelhanças com o dito" e que "[eu] podia evitar essa sua [minha] degradação já que a si [a mim] ninguém lhe dá um tiro." Daqui concluo que: a) perco demasiado tempo com coisas e gente que o não merece; b) que, apesar de republicano, talvez me possa rever nalguns traços desse grande assassinado da Rua do Arsenal (quem sabe, o gosto por Paris, sem as putas), designadamente por termos sido ambos de Lanceiros e eu ainda poder vir a levar um tiro; c) estou a degradar-me. Já que estou a "degradar-me", peço emprestado ao Filipe Nunes Vicente (quando for em breve a Coimbra compenso-o) este poema doutro "decadente", o Teixeira de Pascoaes, de quem ando a ler o "São Paulo", prosa altamente recomendável a todos os degradados deste nosso pequeno mundo.

"UMA PROFISSÃO ESSENCIAL: A do "Verme", de Pascoaes:


" Eu vivo no interior das negras sepulturas.
Só eu sei conhecer as grandes amarguras
Dos que pedem à terra a paz e o esquecimento...
Na sua antiga dor encontro um alimento...
E nas suas lágrimas sombrias e geladas,
Como nos lagos ou nas fontes prateadas,
Às vezes mato a sede... E o mau ar que respiro
Tem o amargo sabor dum último suspiro...
Por isso conheço a dor do homem..."

6 comentários:

João Villalobos disse...

Francamente! É um par de estalos no signatário da dita mensagem e fica o caso arrumado. Não é caso para vir cá com poesias, a não ser a cor crepuscular à Neruda de um olho roxo :)
Abraço

Anónimo disse...

O João Gonçalves tem uma reacção tal ao que lhe dizem, que até dá gosto provocá-lo.

Veja lá não tenha uma apoplexia, privando-nos a todos do divertimento que é ler os insultos e palavrões com que presenteia o mundo em geral.

João Gonçalves disse...

Obrigadinho. Faço os possíveis para me poupar. Sobretudo à parvoíce.

Anónimo disse...

Se considera parvoíces para quê FAZER delas um POST?

É que lá no fundo ... até estou de acordo com essa pessoa muito "amiga"

Aliás, já o venho referindo desde o Verão

Engraçado
- o que escrevo sobre tal CENSURA
- Esta OPINIÃO "PUBLICA"?

MEU DEUS, para ter "AUDIÊNCIAS" não é preciso "CHEGAR a ISTO"!!!

OU é?

Não diz ser CRENTE?
Então acredite MAIS em SI!

ENTÃO?
Sinceramente, continuo sem "ENTENDÊ-LO" ...

ou melhor ATÉ ENTENDO ...
mas, continuo SEM PUDER FALAR ...

Que 2007 lhe TRAGA, o que na realidade ANSEIA
Se é que já não chegou , em meados de 2006?

Espero que, ao menos neste ADVENTO tenha REFLECTIDO e, assim possa OFERECER mais AMOR e COMPREENSÃO para aquele(a)s, que o ESTIMAM, porque no fundo, é o JOÃO que cria dentro de si muita contradição.

Posso CITAR
- para quem não liga a ANIVERSÁRIOS, este ano até fez um POST a referir o seu
- para quem não gosta de NATAL , este ano até se referiu a ELE , com um pouco mais de DOÇURA

Por outro lado, se FICOU MELHOR até acho BEM

Sei que este comentário não vai ser publicado, como é ÓBVIO
Porem RESPONDA somente “SIM” como SINAL de que não ficou MUITO ZANGADO COMIGO e, que até tenho uma pontinha de RAZÃO

... BASTANTE SAÚDE ...
... QUE DEUS LHE CONCEDA MUITA INSPIRAÇÃO, PARA “voltar” A ESCREVER, OS MAGNÍFICOS POSTS, COMO “antigamente” SENDO QUE É “urgente” VOLTAR A LÊ-LOS NUM “bom” SEMANÁRIO
... EXCELENTE 2007

... SÃO OS MEUS MAIS SINCEROS VOTOS
... ATÉ SEMPRE

FNV disse...

Use e abuse, caro João, tenho a obra toda, editada pela Assírio entre 1986 e 1998.

FNV disse...

Quase toda.