15.9.06

O VELHO INIMIGO DA REPÚBLICA


Não tencionava voltar ao assunto. Contudo, um blogger que eu prezo, Filipe Nunes Vicente, escreveu sobre Mário Soares em termos* que me irritaram. Faz-me, aliás, impressão as "certezas" acerca do terrorismo e do EUA que brotam das esclarecidas cabeças lusas. Parece que descobriram recentemente a pólvora através da invejável lucidez de George W. Bush. Aliás, o mundo, desde que Bush é presidente, transpira segurança e bom-senso, não é verdade? Soares tem posições polémicas sobre a vida internacional? Terá. São mais perigosas para o mundo as impressões de Soares do que as decisões de Bush? Manifestamente não são. Para combater o terrorismo e "estar do lado certo", não é preciso pormo-nos em bicos-dos-pés e sermos daqui, da insignificante parvónia, mais "bushites" que os "bushites" americanos, cada vez mais prudentemente em menor número. Ou passa pela cabeça de alguém, no seu perfeito juízo, que Soares está do "lado errado"? Soares apresenta um método, discutível como qualquer método, para o problema. Bush, até prova em contrário, é "um" problema que acrescentou vários à já de si complicada situação internacional criada precisamente pela falta de um método para limitar e erradicar a ameaça terrorista. Soares fala com Chávez e sugere que se olhe de outra maneira para a Venezuela? Ele esteve lá, falou com o homem e, sinceramente, não é assunto que me tire o sono. Soares ficou subitamente interdito de opinar sobre o que se passa no mundo? Não ficou. Não só não ficou como vai a debate, o que o distingue imediatamente dos "bushites" de algibeira que por aí abundam. Faço a justiça ao Filipe de não ser um deles. Ninguém mais do que eu criticou aqui o dr. Mário Soares da terceira recandidatura. E não imagine o Filipe que é exclusivamente pela "biografia" do homem que apreciei a sua intervenção. Não é. É que parece que existe um temor reverencial subliminar em relação à administração Bush por causa do terrorismo, como se a criatura "nos" defendesse de alguma coisa. Como se viu a 9/11 e, agora, no Iraque e no Afeganistão, nem o seu país ele consegue defender do que quer que seja ou sequer é levado a sério. É bom para o mundo e para os EUA que Bush possa regressar o mais depressa possível ao seu rancho no Texas. E, neste desejo confessável, estou ao lado de Soares. E já que cita Gore Vidal, no livrinho que recomendei ele não fala de outra coisa senão de uma cleptocracia: "I think I' ve always had an up-close view of the death struggle between the American republic, whose defender I am, and the American Global Empire, our old republic's enemy". Eu também.

*"Caro João, Partilho da sua admiração pela biografia política de Soares, mas não compreendo por que razão o facto de ele ter sido "ocidentalista" enquanto muita dessa maltosa andava com o Mao enfiado nas cuecas, lhe confere agora uma luz especial. Uma estupidez ( por ex., achar Chavez um democrata ou babar-se com as inanidades de um fanático como Adamgy) é uma estupidez, independentemente da idade e da biografia de quem o diz. Pensei que você gostava de Gore Vidal...;)"

5 comentários:

FNV disse...

Caro João,
Não se irrite que eu não valho o incómodo.;) Agora a sério: tanto Soares conserva, tem você toda a razão e eu sublinhei-o no meu post, a saudável veia argumentativa, como daí decorre o direito a ser criticado, mesmo que ferozmente, no plano do debate. Julgo que estamos, nesse ponto , de acordo. Aliás, recordo-me de ter sido dos poucos que defendi a aparentemente estapafúrdia ideia do diálogo com os terroristas: esse lado de Soares, pragmático, cheio "de mundo", admiro. Mas é humano que Soares tenda a adoptar uma posição de "inimigo do meu inimigo meu amigo é". Não precebo é porque estará ele ao abrigo dessa fraqueza, isso não lhe retirando razão noutros pontos. E, de facto, agradeço-lhe a justiça: "bushista" não sou de certeza...

Anónimo disse...

Esta capoeira é finíssima...

Rui Castro disse...

As posições do Dr. Soares só não mais perigosas do que as de Bush, pois o primeiro não goza actualmente de qualquer credibilidade fora de portas. Caro João, experimente ouvir o que o Dr. Soares dizia há 20 anos, oiça-o agora e constate que dar tempo de antena ao ex-Presidente no estado em que o mesmo se encontra é ofender a sua memória.

Anónimo disse...

A piada que eu acho a estes, como o é o comentarista anterior, "Soaristas-de-gema-envergonhados-toda-a-vida" que agora saem indignados e preocupados, quase em pose de defesa (mas falsa), com a putativa má figura e desprestígio com que Soares se auto-inflige pelas posições que assume relativamente a Bush e ao terrorismo.
De boas intenções está o Inferno cheio...

Anónimo disse...

digo "auto-inflinge"