21.9.06

RAZÃO PÓSTUMA - 3

Mais uma vez no carro e no trânsito, aparece-me um jornalista do inefável Diário Económico a papaguear a "2ª Convenção" da rapaziada do "Compromisso Portugal". Estupidamente ou por mera ignorância - o que vai dar ao mesmo - o locutor do RCP pergunta ao outro se não é boa a existência destes "grupos de cidadãos" (sic) que procedem a "reflexões" em prol da pátria. É claro que o "colega" do DE se dezfez imediatamente em elogios às teses do "Compromisso". Quem escutasse este diálogo surrealista ainda podia pensar que o "Compromisso" era um grupo de amáveis filantropos. Realmente o dinheiro da publicidade pode muito.

6 comentários:

Anónimo disse...

Tem razão. Como é tipico nos "grandes empresários" mais, digamos modernos, a publicidade (mal) disfarçada é tanta que se vê o dinheiro a saltar pelos lados.

Anónimo disse...

Alguma coisa deve estar mal resolvida, para tanto descrédito e falta de paciência. Eu até concordo que por hábito estes movimentos são bastante estéreis. No entanto sou obrigado a verificar que pelo menos o Compromisso Portugal apresentou já algumas propostas e ideias sustentadas e inclusive levou por diante acções concretas. Mais ainda… tanto se fala que em Portugal a sociedade civil abstém-se de participar no debate da sociedade e agora que surge um movimento que até tem meios mediáticos e até peso politico tenta fazer alguma coisa, não é credível porque são gestores? Porque tem muito dinheiro e vivem bem? Ou ainda pelo pecado capital de sugerirem caminhos diferentes do falido e esgotado modelo socialista, de onde só se pode depreender que só podem estar a soldo dos grandes interesses do capital?
De igual forma há quase uma concordância transversal a toda sociedade civil na critica de que os partidos políticos estão esgotados, não apresentam soluções e não são credíveis… e quando alguém tenta fazer ou propor alguma coisa não é credível porque o monopólio da discussão politica pertence exclusivamente aos partidos?

Eu gosto de o ler, gosto das suas analises, e compreendo perfeitamente a manifesta falta de paciência para aturar o que se vai passando neste pais. No entanto… ou deita a toalha ao chão e fecha o blog, sob o risco de estar também você a participar politicamente na vida portuguesa, ou então devia ponderar um plano de envelhecimento no Restelo.
Caso contrario… porque não dar um pouco o benefício da dúvida? Perder algum tempo ou ser incomodado com esta amável filantropia parece-me no mínimo menos fastidioso do que a falsidade e idiotice com que levamos todos os dias por parte dos que realmente não estão produzir ou contribuir para o tal aumento decimal do PIB pelo qual querem ganhar os louros.

Abraço de um leitor assíduo.


AAS

Anónimo disse...

AAS
oBRIGADA POR DIZER TÃO BEM O QUE EU PENSO

Anónimo disse...

Em vez de "Compromisso Portugal", que tal chamar-se "Comprometo-me a não fugir aos impostos e assim acabar com o défice"?

Anónimo disse...

Compra-misto Portugal, S.A.

Empresa a celebrar o seu segundo aniversário, durante o qual oferece ao país a oportunidade de lhe dar ouvidos e nos deixar (a nós, claro) com o ego maior (?) e na carteira (nossa) diversas oportunidades de ganhar dinheiro, e não pagar impostos.( sim, porque um dos compromissos que temos com portugal, logo com nós mesmos, uma vez que nós somos muitos patriotas - atrevia-me a dizer que nós somos o patriotismo
;é que os impostos é para os funcionários públicos pagarem, e é aproveitar enquanto ainda há tantos e estão "gordos".

Anónimo disse...

Mais uma vez um excelente post. Parabéns.
Também a mim os abutres não inspiram a mínima simpatia.