21.9.06

UMA PERGUNTINHA

Aproveitei o começo da "hora de almoço" para tentar perceber se o famigerado "Diário da República" electrónico funciona e de graça. Funciona e é de graça. Ao passar os olhos pela II Série - que, para quem não sabe, contém os chamados "actos da administração pública" - deparou-se-me um conjunto de "despachos" - completos ou em forma de "extracto" - através do qual são nomeadas para a categoria-base da carreira técnica superior do Estado - "técnicos superiores de 2ª classe" para "lugar a acrescer automaticamente no quadro de pessoal" para onde vão - pessoas da função pública mas de categorias ou de carreiras diferentes. É só ir aqui e ler, no que aos últimos trinta dias diz respeito. Por que é que eu refiro isto? O acesso ou o ingresso fazem-se através de um organismo chamado Direcção-Geral da Administração Pública que supostamente o PRACE - lembram-se dele? - iria extinguir. Não me vou dar ao trabalho de andar a ler os DR's para trás para contar esta gente. Os jornais que façam isso, se quiserem. Acontece que ainda há dois dias, com ar grave e fúnebre, o sr. Secretário de Estado da Administração Pública deu a conhecer os "números" dos funcionários do Estado - fora os que ele não conhecia e etc. - e conviria saber se estes "acessos" amanhados na distracção do Verão (os despachos chegam ao DR com umas boas semanas de atraso) também já estavam incluídos na contabilidade incipiente do dr. Figueiredo. Importava-se, pois, de nos elucidar acerca deste "instrumento de mobilidade" que obriga a criar mais lugares nos quadros de pessoal respectivos?

3 comentários:

Anónimo disse...

a contabilidade incipente que o srº da fotografia divulgou reporta-se ao dia 31 de Dezembro de 2005... a partir dessa data, só deus sabe, ou deveria saber - o que diga-se no caso não é facil.

Anónimo disse...

Caro João Gonçalves,

eu fui um dos nomeados nesses despachos.

As nomeações a que se refere correspondem à colocação dos alunos da 6a edição do "Curso de Estudos Avançados em Gestão Pública", ministrado pelo INA, nos respectivos serviços, em virtude do disposto no DL 54/2000, que criou o dito curso.

Entre as nomeações publicadas hoje e as publicadas no DR de 15 de Setembro, somos 53 novos funcionários públicos. Não precisa de ir para trás contar. E já agora, para o ano vêm aí mais 104 por esta via.

Antes que o CEAGP dê em polémica gostaria de informar que a polémica já teve lugar no blogue quartarepublica.blogspot.com, quando outro leitor regular do DR reparou no despacho que abria vagas para a 7a edição do curso. Convido por isso o João Gonçalves e os leitores deste post a referir-se ao post e aos comentários escritos à época no seguinte link, para se inteirarem cabalmente do assunto a que se refere:

http://quartarepublica.blogspot.com/2006/06/supernumerrios.html#comments

Um abraço a todos,

Vasco Campilho

Anónimo disse...

Era mandá-lo com um avental aberto atrás para Alcoentros...