27.7.06

UM LIVRO

Um livrinho adequado aos tempos que correm, cá dentro e lá fora: Cynismes, portrait du philosophe en chien, de Michel Onfray. Ao pé dos Cínicos, Platão era apenas um tipo sem tomates. Nietzsche e Heidegger, muito tempo depois, vieram para pôr um sublime termo à "metafísica" platónica.

2 comentários:

Anónimo disse...

LXVIII. A sua reputação foi sendo maculada, desde a sua juventude, por várias difamações. Pompeu acusou-o de ser efeminado; Marco António, de ter sido adoptado pelo seu tio a troco de favores infames; Lucius, irmão de Marco António, insinuou que, após ter entrgue a sua castidade a César, Augusto se terá vendido também, na Hispânia, a Aulus Hirtius por trezentos sestércios, acrescentando ainda que ele tinha por hábito queimar os pelos das pernas, com casca de noz a arder, para que nascessem menos rijos. Aconteceu até que, certo dia, durante uns jogos públicos, toda a multidão entendeu como uma injúria dirigida a Augusto este verso - e foi unânime em aplaudi-lo - que um actor recitava, apontando para um sacerdote de Cibele que tocava tamborim:
ESTÁS A VER COMO, COM UM DEDO APENAS, AQUELE INDIVÍDUO EFEMINADO E COM TENDÊNCIAS CONTRA NATURA DOMINA BEM O SEU CÍRCULO?

Suetónio, Livro Segundo - Octávio César Augusto

Nota: Perguntem ao dono do blog qual a edição que ele sugere. Esse tipo de sugestões não fazem o meu género...

kevin (sem klein)

Anónimo disse...

Meu Deus!, João Gonçalves, a qualidade da sua análise da História da filosofia deixa qualquer um esmagado!