28.7.06

TORTURADA

Na verdade, Maria João Pires- que aprecia fazer-se passar por modesta e simplória - tem um talento e uma vaidade equivalentes à irritação que, por vezes, provoca. Ainda me lembro, numa das fases mais assanhadas das gentes da "cultura nacional" contra Santana Lopes na SEC, de a pianista ter ido ao Coliseu ler um "manifesto" contra o dito que lhe valeu os ombros de tudo o que é culturo-dependente neste pobre país. Pires socorre-se do seu génio musical para coisas que nada têm a ver com arte e que têm muito a ver com a gestão da vida dela. Gosta de ser bajulada e tem-no sido. Normalmente é o Estado que vai a Belgais e não contrário. Está, por isso, mal habituada. Acha-se subtil e indispensável a uma pátria que, aparentemente, não só não a compreende, como a "tortura". Aprendeu, pelos vistos, com o "exilado" sr. Saramago. Péssima companhia.

14 comentários:

José Borges disse...

Este é o subtítulo do seu blog: "...literature, politics, personal responses to people and events...". Tem a certeza que quer falar sobre isto? Leiam o texto do Francisco José Viegas, noo origem das espécies, porque aqui o Portugal dos pequeninos não compreende os grandes!

Anónimo disse...

Mas que belo par, a Matos e V.


Cego é aquele que só vê o argueiro nos olhos dos outros.

Anónimo disse...

Pois, pois... ambos não são PSD...

Anónimo disse...

Ainda n percebi se V. é um caso de vida ou de morte.


Quem vem caprichando, desde a silly season, com croniquetas mais dignas de um Carlos Castro, fazendo apreciações abslotumente malévolas e insidiosas sobre determinadas figuras públicas da nossa praça, não pode ser boa rês.

Anónimo disse...

Os génios tem sempre mau génio. Merecem a nossa compreensão por serem geniais.

Anónimo disse...

É confrangedor, pela falta de nível, ler este postal e compará-lo com "Abandonos", sobre o mesmo tema, no blog Bicho Carpinteiro.



A diferença não é só a política.

É também a visão ressabiada e mesquinha que se tem da vida e a inveja que se sente pelos outros...

Anónimo disse...

Desculpe a minha falta de modéstia mas não posso concordar. Aliás, estou mesmo a pensar fazer o mesmo que vai fazer (ou já fez) a Maria João. Lá eles roubam mas fazem. Aqui...

Anónimo disse...

»»»»Anônimo disse...

Desculpe a minha falta de modéstia mas não posso concordar.«««««


Tem graça, não sabia que fazia parte das regras do jogo "concordar-se habitualmente" com as opiniões do "dono" do blog...

Anónimo disse...

É pena que o PRACE ainda não estivesse operacional e agilizado...

a tempo de ser declarado excedentário e "mobilizado" para ora defunto Espectro...

Anónimo disse...

o problema do dono deste blogue é que ele parece ter mais betão na cabeça do que o desejável! claro que os do betão estão todos podres de ricos a ponto de estarem quase a virar o país e deixá-lo mergulhar no atlântico!
não compreender que o projecto de Belgais é nacional e não piral é ser um tanto vesgo, desculpe lá.
o autor deste blogue não fica na hostória; a maria joão pires, o saramago, o sena, etc. ficam. o resto é cotovelo mal remendado.

Anónimo disse...

Á Aninhas,
É evidente que Saramago ou Maria João ficam na história, o que não os torna detentores da verdade, nem pode impedir que os outros obscuros cidadãos tenham opinião e façam-lhes frente!
O imperador que mandou fazer a muralha da China nada era sem os operários que a fizeram, mas é ele que fica na história.
O mosteiro de Mafra fica na história, mas não deixa de ser um tremendo disparate e um enorme dispêndio de dinheiro rigorosamente para nada, que Portugal e o Brasil tiveram de suportar. Melhor fora para o país que um obscuro ministro o tivesse impedido, mesmo que não ficasse na história!

joshua disse...

Estou mesmo a ver que há rigorosamente vacas sagradas em Portugal e ai-jesus se se lhes tece uma crítica formativa!!!

É de invejoso para baixo!

Um gajo tem de ter muita coragem para puxar as calças a certos intocáveis de nomeada e ser-lhes pedagógico!

A gente-bem não se refaz e vai à procura da dignidade perdida!

Anónimo disse...

tem ou nao tem importância o que se passa em belgais?
por que haveria de ser mjpires intocável?
é ou não verdade que os jogadores de futebol não têm lugar na História?
quanto gasta o Estado com a Selecção dita nacional?
Inveja tem quem não produz. os futebóleres não produzem, exibem-se.

Anónimo disse...

É verdade que usar o estatuto que se tem (conquistou) não parece bem aos olhos de quem só consegue gostar das pessoas humildes. Como já alguém disse : "É fácil gostar de ousadia, numa criança". Mas nós temos dificuldade em aceitar as opiniões mais fortes, vincadas e até radicais. O grande problema, parece-me, é que estas pessoas estão habituadas à excelência, esta não se compadece com meios-termos, as suas opiniões são firmes e defendem os seus ideais.
Uma coisa é certa, a cultura em Portugal merece outro tratamento, não apenas por que é cultura, mas porque existem pessoas capazes.