11.7.06

SHOW BUSINESS - 3

Neste torvelinho que atravessa a "cultura", existe uma personagem misteriosa que é o actual secretário de Estado, Mário Vieira de Carvalho. Três anos depois, julguei que não fosse necessário voltar "à vaca fria". Mas, infelizmente, é. Vieira de Carvalho, segundo julgo saber, tem a tutela dos teatros nacionais por delegação da prof. ª Pires de Lima. Foi, até bastante tarde, um fervoroso adepto dos "amanhãs que cantam", na versão aprimorada da falecida RDA. É, por consequência, um musicólogo e um "intelectual" formado na melhor escola marxiana. "Reciclou-se" na "esquerda moderna " e aterrou de cabeça na Ajuda. A única posição pública de relevo que se lhe conhece, consistiu na transformação do Teatro Nacional D. Maria II numa delegação da FNAT/INATEL, da qual, até agora, não brotou uma ideia original. Pelo contrário, o TMDMII jaz, de novo, numa modorra incompreensível depois de uns anitos de alguma notoriedade graças a António Lagarto, expeditamente corrido por Vieira de Carvalho para dar lugar, no Rossio, a uma remake pífia do Teatro da Trindade do "neo-realismo" democrático. Acontece que Lagarto, à frente do TNDMII, deixou um acervo que a Direcção-Geral do Tesouro, a "accionista" da "sociedade anónima", sempre avalizou positivamente. E eu nem sequer sou adepto do "modelo SA". Mas tão-pouco simpatizo com a actual situação em que o "plano de actividades(?)" da nova dupla gestionária não "passou" no crivo da DGT, que tem obrigado o Teatro a governar-se com o que tem. E o que há - ou havia -, é um saldo positivo de cerca de 500 mil euros da anterior gestão e a reserva de capital legal obrigatória da SA. Em suma, Vieira de Carvalho, quando decidiu intervir, interveio mal, apenas para o pequeno episódio ad hominem. Se ele ainda for secretário de Estado da Cultura quando o famoso PRACE entrar em vigor, lá para a época Outono/Inverno, é de esperar o pior para os teatros nacionais e equiparados, à excepção de um ou outro caso mais "amigo". Aliás, é sintomático que uma criatura tão "reivindicativa" e imaginativa como Ricardo Pais, do São João do Porto, esteja tão caladinho. E quem diz Pais, diz outras personagens que silenciosamente tecem as suas teias. E não, não estou a pensar no actual director do São Carlos - com quem trabalhei e de quem discordei quando tive de discordar - pelo que posso afirmar tranquilamente que deve ter um papel decisivo na nova entidade que irá gerir o teatro de ópera e a Companhia Nacional de Bailado. Vieira de Carvalho, talvez por causa da sua "formação" política, não esqueceu nem aprendeu muita coisa. A "cultura" é que não tem culpa.

13 comentários:

Anónimo disse...

Que “Comentar” se está TUDO aqui ... e, EXCELENTEMENTE “explicado”

INFELIZMENTE ... NÃO é só na “CULTURA” ...

Anónimo disse...

João,
Agora que o disse... O Ricardo Pais anda, na realidade, muito calado...
Abraços

Anónimo disse...

Será, que foi "TUDO" de férias?

contra-baixo disse...

É preciso ter lata

No relatório da auditoria do Tribunal de Contas à CNB assinala-se no capítulo relativo às Principais Conclusões e Observações da Auditoria (alínea f) “incumprimento do Código do imposto sobre o Valor Acrescentado (CIVA) quanto ao prazo de emissão das facturas e seus termos”. Sabendo-se que 99,9% da administração pública no final de cada ano pede aos seus fornecedores para emitir só no ano seguinte tudo o que deveria ser obrigatoriamente facturado no ano cessante, o assinalar deste vício à gestão da cnb é ums forma de tornar ainda mais risível a actuação do TC e do que de uma maneira geral vem no documento.

Anónimo disse...

... e só falta MESMO acrescentar o busto do Vieira de Carvalho no Átrio do TNDM II! Agora que transformaram o Salão Nobre numa casa funerária, com umas plaquinhas pífias, em acrílico, supostamemte de HOMENAGEM a alguns artistas ainda "VIVOS",... !!!...e piroseira máxima – com umas luzinhas fluorescentes. Será que o IPPAR, responsável pelo edifício, (que não autorizou a abertura do túmulo do D. Afonso Henriques), terá autorizado um tal desplante ali mesmo nas nossas barbas!

Anónimo disse...

... outra vez o TNDM II? Pensei que já o tivessem convertido. Não é agora um Hotel?... A última vez que lá passei vi uma esplanada na entrada do lado do Rossio e pensei que tivesse virado Hotel dos SemAbrigo! Coitados, para irem ao WC têm que dar a volta toda ao edifício! Aliás, perguntei se tinham Livro de Reclamações e responderam que não. Como é possível? Não é obrigatório agora todos os restaurantes ou esplanadas terem 1 Livro de Reclamações? Será que também não terão licença nem Camarária, nem do IPPAR,... AQUILO NÃO ERA MONUMENTO NACIONAL COMO O D. AFONSO HENRIQUES?

Anónimo disse...

O Ricardo Pais anda, na realidade, calado HÁ MUITO TEMPO...

Anónimo disse...

Sim, sim, é o HOTEL DOS 2 MUNDOS ou do GRANDE MUNDO!...

Anónimo disse...

Se querem começar, então proponham que se acabe com as borlas para os senhores do poder e seus compadres. Em todos os teatros nacionais e municipais existem filas sempre à espera de suas excelª. quer apareçam ou não.
PORQUÊ?

Anónimo disse...

A auditoria foi feita em finais de 2005 e inícios de 2006, referente a 2004, não é assim? À altura da dita auditoria a situação já tinha sido reconhecida e sanada pela própria tutela - o Ministério da Cultura -, que entretanto já tinha reforçdo o Orçamento da CNB. Se o Min. da Cultutra teve essa resposta e atitude, foi por ter assumido a sua responsabilidade na sub-orçamentação daquela Instituição! E que sem ovos não pode haver omeletes! Portanto, muitas vezes os Directores Gerais não fazem mais que aquilo que o Governante quer - QUE HAJA PALHAÇOS! COM OU SEM DINHEIRO NOS COFRES DAS INSTITUIÇÕES!

Anónimo disse...

Não! O que lá viu no TNDMII deve ter sido O Grande Teatro do Mundo!
Embora o verdadeiro grande teatro do mundo (subtítulo da Mostra de Teatro Internacional 06), estivesse a acontecer na Alemanha e não em Lisboa.Por essa razão a direcção do teatro mandou instalar no foyer do teatro uma grande tela que ocupava uma das paredes da entrada para o seu público ver o verdadeiro grande teatro do mundo e, na carpete vermelha, havia cadeiras para os que quisessem ver os jogos, e o pouco público que achou que fugia ao futebol indo ao teatro e até comprou o seu bilhete, teve que aguentar contrariado no foyer pelo final dos jogos, para que os espectáculos começassem! Daí a ideia que aquilo deu de ter virado tasca de esquina.
Tal como no Euro 2004, onde televisores enchiam o foyer do Teatro Nacional S. João, no Porto. Eis o TNDMII de portas abertas à população, tal como queria o Secretário de Estado e assim prometeu Fragateiro. Depois das mesas postas no frontão(entre a saída dos emigrantes ao fim da tarde e a chegada dos sem-abrigos à meia-noite), resta só saber quantas pessoas irão seguir mais esta tragédia portuguesa!

Anónimo disse...

Tem graça, não me lembro de o Lagarto ter feito nada. Só me lembro de ver o D. Maria fechado e sem programação. Não admira que lhe sobrasse dinheiro!!! Pois pudera! Quanto ao seu comentário, caro JG, você às vezes parece-me bastante tendencioso. É o problema dos meios pequenos em que todos se conhecem, todos se odeiam mutuamente, todos rivalizam, etc. São as capelinhas que infestam todos os meios, sejam eles quais forem. É pena. Parece que o Secretário de Estado tem o pecado original de ter sido de esquerda, oh que maçada, nunca mais fará nada na vida! Parece que a nova direcção é culpada de mal ter chegado e ainda não ter feito nada, à parte um festival de teatro que já está a decorrer e onde já vi duas excelentes peças - Gil Vicente e Molière, esses dois vultos tão do agrado da FNAT!!! Oh meu caro, por muitos amigos que você tenha no meio, tente ao menos ser isento. Estou farta de capelinhas, nem sei porque me dou ao trabalho...

Anónimo disse...

ora aqui está um comentário lúcido e esclarecido de alguém que viu Gil Vicente exportado de Espanha!..., e o outro Molière do Porto!..., e talvez o Otelo do Brasil!..., e possívelmente o Terramoto do INATEL!..., e + o Reitor do Freitas!..., e + as Pupílas do Sr. Reitor da FNAT!..., Pena será se aquela senhora não aproveitar para também ir ver os Dias Felizes do Piccolo!..., e o Pipo del Bono!..., e + o Moliére que chegou agora do S. João!..., pela mão de Ricardo Pais, do Festival de Almada e do Teatro S. Luíz, para ver se conseguirá perceber onde estará a GRANDE diferença!... E a enorme qualidade que existe na programação coerente de Joaquim Benite, que tem a virtude de não ter renegado a esquerda para continuar a trabalhar!..., Oh que maçada!... Assim conseguir continuar com um Festival de Qualidade, o 23º, sem ter que roubar espaço a ninguém, como parece estar a fazer, segundo aquela senhora, a nova direcção da "capelinha do D. Maria", que é culpada de mal ter chegado, ainda não ter feito nada, à parte duma mostra de teatro que por mero ACASO, nem de propósito, coincide com as datas do Festival de Almada,... e do Alkantara!...
Tem graça, não tem? Aquela ideia do D. Maria "fechado"!... e sem programação, que aquela senhora tem! ... Ter-se-à esquecido daquele Gil Vicente da Mª Emília Correia - Serviço de Amores (talvez não tão do agrado da FNAT!...)?... Que até foi premiado pela Associação de Críticos de Teatro - 2005! Não houve um outro espectáculo a ser premiado na Gala dos Globos de Ouro 2005, com todas aquelas grandes actrizes a receberem o Globo de Ouro, para Melhor Espectáculo 2005, e que esteve não sei quantos meses no D. Maria? ..., e o D. Maria estava fechado?,..., Aquela senhora devia estar no gozo!...
Não foi o João Grosso e a Luísa Cruz que receberam os Globos de Ouro 2005 para melhor actor e melhor actriz, por uma peça que fizeram no D. Maria, em 2005? ...
E estava "fechado"?...
Deve ser uma daquelas sehoras cheias de má vontade!...
Não foi a Beatriz Batarda nomeada para os Globos de Ouro 2005, por um espectáculo que fez lá no D. Maria? Também de porta fechada, se calhar!... Tanta má vontade não é possível !...
Aquela senhora deve ter-se mesmo enganado!!...
Devia estar a pensar noutro local, possívelmente no Maria Matos que esteve fechado para obras...

E a Maria José, que não viamos no placo há tanto tempo, também não foi nomeada para um Globo de Ouro 2005, por mais um dos tais espectaculos do D. Maria!

E de porta fechada?...
TUDO À PORTA FECHADA!!!!
Não é possível!...,

Só pode ser um grande engano! A senhora enganou-se mesmo!...
E estará no gozo!... Só pode ser!...
E a falar de capelinhas!... não me parece NADA tendenciosa aquela senhora!... Não será só um problema de meios pequenos? em que ninguém se conhece?... Ninguém odeia ninguém?... Ninguém rivaliza com ninguém?...etc.
Não são só capelinhas que infestam os nossos meios!..., não é também uma grande dose de má vontade? ...

É pena sim senhora, também concordo!... Como se pode ter esquecido de todos aquele Globos de Ouro! Para um só teatro!!!

Por muitos amigos que a senhora tenha ou não tenha no meio, tente ao menos ser isenta!... Para o próximo ano até pode ser que os Globos de Ouro vão todos para aquela senhora. Até pode ser que seja Actriz, ou Encenadora ou Modelo, ou Desportista! Quem sabe!