17.7.06

BANDEIRAS -2

Isto não é politicamente correcto, porventura, mas eu simpatizo tanto com a "causa" isrealita como com a "causa" terrorista. Estão muito bem uns para os outros. Só é pena que, para acabarem uns com os outros, matem tanta gente como se engolissem tranquilamente galões. E que, como se verá em breve, ponham ainda mais em causa esta treta chamada hipocritamente de "ordem internacional", sobre a qual paira uma inutilidade chamada ONU. Por causa de três militares seus terem sido raptados - num daqueles eternos jogos florais entre Israel e a rapaziada circundante "comandada" à distância" por aquela figura excêntrica que é o presidente do Irão -, Israel decidiu arrasar o Líbano e, em resposta, os terroristas lá acolitados decidiram arrasar Israel. Pelo meio, mata-se tudo o que aparecer pela frente, de um e do outro lado. O mundo está, de novo, perigoso. A nós só nos interessa pacoviamente salvar a pele de uma dúzia de portugueses que moram no Líbano. Aparentemente os que vivem em Israel estão seguros. Ou dar-se-á o caso de não morar lá nenhum luso ou, morando, sentir-se-á mais seguro do que no Líbano? Por que será?
Adenda: Filipe, eu não teria assim tanta certeza que Israel seja um paraíso para o "outro", seja lá a forma que esse "outro" exiba. Quanto aos "outros", tenho apenas mais algumas certezas. E é mais fácil nós nos "judaíficarmos" do que Israel deixar de temer a sua própria sombra.

8 comentários:

Anónimo disse...

É sempre fácil aplicar a rasoira, nivelar tudo e dizer que são os dois iguais, venha o Diabo e escolha, etc. Também o "jovem" Cunhal dizia em 40 "nem Linha Maginot, nem Linha Siegfried". Mas ainda será preciso relembrar que Israel é uma Democracia? Que é uma ilha de liberdade(s) num mar de para-"feudalismo" "árabe"? Porque não podem as democracias defender-se? Devem deixar-se atacar e massacrar alegremente? O que tem acontecido desde 1948? Quem tem sido constantemente atacado de toda a forma e feitio (com exércitos e/ou terrorismo)? A Síria, o Egipto, a OLP, o Hamas? Desde que Israel abandonou o Sul do Líbano e a Faixa de Gaza, acaso os ataques com foguetes cessaram? E o Hezbollah e o Hamas alguma vez distinguem entre civis e militares israelitas? (Hitler também falava nos 'sogennanten Zivilisten', os 'CHAMADOS civis' - para ele, que coincidência!, essa distinção não fazia sentido).
Morrem pessoas. Sim, morrem e ninguém se deve alegrar com isso. A dor de uma mãe libanesa ou palestiniana com o filho morto nos braços não é menor do que a dor de uma mãe israelita, isso é verdade. Mas Israel tem alternativas? Não há sempre vítimas civis inocentes em operações militares? As bombas anglo-americanas e os obuses soviéticos mataram muitos civis alemães inocentes. E os Aliados também cometeram crimes. Isso significa que a Alemanha tinha razão? Devia ter ganho a guerra?
O que seria uma resposta "proporcional" de Israel? Abater exactamente oito membros do Hezbollah e raptar dois? E raptar um do Hamas?
Desculpe que lhe diga, João Gonçalves, mas dizer, como V. faz, que Israel, com a sua História de vítima de ataques racistas e cobardes a civis, tem medo da sua própria sombra, é de um cinismo que roça a obscenidade.

Anónimo disse...

Eu sempre admirei os Israelitas porque depois do holocausto conseguiram levantar-se e erguer um Estado democrático num terreno que lhes foi "dado" pelas grandes potências. Penso que para viver ao pé do fanatismo árabe só dá um povo que seja tão aguerrido quanto os israelistas..se eles fossem moles senão tivessem uma mossad, uns instinto de sobrevivência bem marcado já há muito tinham sido extintos do mapa. Porque não se diz que o hezbolah vive no meio da população civil para cobardemente se defender e assim haver vítimas civis?
Mete-me asco ler blogs como causa nossa em que vital moreira defende o direito ao terrorismo por parte do hezbolah ou ouvir nas notícias que o primeiro ministro francês vai ao libano demonstrar o seu apoio...isso é nojento porque é apoiar um regime não democrático em detrimento de um democrático.
O islamismo nas suas últimas verões é uma coisa inaceitável para mim...é fundamentalismo...e ele rodeia-nos como o MCB no Reino Unido que não é mais do que uma raposa escondida em pele de cordeiro...foram os únicos que não aparecem na condenação do holocausto em Inglaterra...
a maioria silenciosa que dizem existir no mundo islâmico assusta-me foi essa maioria que se subtmeteu a uma minoria e que permitiu a hitler transformar a alemanha no terceiro reich...

Anónimo disse...

João Gonçalves anda baralhado. Não consegue perceber o que se passa.
Então o melhor é começar por ler isto:

http://ouro-sobre-estrelas.blogspot.com/2006/07/iv-guerra-mundial.html

Anónimo disse...

Realmente já existem Blogues bem "elucidativos" de algumas "realidades" ... que nos chegam "alteradas" e não só, através das "agências de imagem e/ou comunicação" ...

Anónimo disse...

Subscrevo,integralmente,o comentário do 1ºanónimo:Israel pertence àquele Mundo a quero pertencer-o da liberdade;além de que admiro um povo que conseguiu,à custa do seu valor,fazer daquele território naturalmente hostil um verdadeiro País.

Anónimo disse...

E,obviamente,assino também o comentário de CB!

Anónimo disse...

Matar civis é ignóbil. Nesta guerra não há bons e maus. Há excessos dos 2 lados. Chafurdam ambos no propósito da vingança. Uns mais racionais e evoluídos, outros mais fanáticos e primários.
Lutam pela sobrevivência. Então lutem! Mas com nobreza.
... e não me peçam para escolher entre uns e outros... passo!

Anónimo disse...

Anda apatetado o homem.

Deve ser do ligueirão da Mexilhoeira...misturado com chavalos de S. Diego a banhos in Algarve.