4.10.10

SEMPRE PELA PALAVRA


«A minha preocupação constante, quando escrevo, é não ferir ninguém pelo silêncio; tenho, e sei como e porquê, ferido muita gente, e espero ainda ferir mais alguma: sempre, porém, pela palavra.»
Carta de 16.2.47

11 comentários:

floribundus disse...

neste mundo tudo é relativo.
o matemático francês escreveu que eram diferentes as perspectivas da formiga e da mosca sobre o universo:
para a primeira seria plano, para a segunda era esférico.
alemães e suiços construiram ponte sobre o Reno. Os alemães calcularam a altitude baseados no Mar do Norte (Nordsee), os suiços no Mediterrâneo. encontraram uma diferença de 57 cm.
tudo necessita referência referências, mesmo na quarta dimensão ou tempo.
criaram o universo ou existiu sempre? para mim a entropia destroi a segunda hipótese, mas como dizia Eça 'não estive lá para ver'.

joshua disse...

Há gente que me odeia por pensar e usar dela, gente que me fere pelo silêncio.

Devo estar no bom caminho.

Anónimo disse...

Cavaco, o Pequeno-Homem-Calculista, Sócrates, o Coitado, Passos, o Cretino.

De entre Cavaco Silva e José Sócrates sairá o homem que mais mal fez a este pobre país na sua História recente. Sócrates é louco, ignorante e extremamente manipulável por J. Coelho e A. Santos.

Cavaco Silva é homem pequeno e é com a sua fraca estatura que está a aumentar a tragédia que emana de Sócrates, ao não perceber que, nesta particular conjuntura, 15 dias é muito, quatro meses uma eternidade irreverssível para atalhar caminho, colocando em risco tudo pela pouca coisa da sua reeleição.

Não há tempo para estas merdas.

Portugal tem de se ver livre rapidamente destes dois e do rapaz Passos porque não aguenta tamanha mediocridade tanto tempo.

E não falo dessa porra do economês, da despesa a mais e da receita a menos, que se foda isso, falo sim de mudar de paradigma, porque o problema não se resolve a crescer, resolve-se a explicar às pessoas, em palavras simples, isto:

Quem hoje compra um mercedes, tem de se contentar com um Peugeot, quem hoje tem um LCD xpto, tem de se contentar com algo mais modesto, etc, etc.

Ou seja, alterar mentalidades, porque o que está errado está nos alicerces e não no telhado. É explicar isto e convencer que o que é corajoso não é cortar pensões, salários, etc, porque, na verdade, ninguém precisa, de facto, de tanta merda para viver decentemente mas é corajoso acabar com a ilusão. Isso sim, é corajoso. E esta gentalha não faz outra coisa que não seja manter a ilusão, que, em suma, se reduz a isto: "vamos agora sofrer para podermos continuar a comprar LCD´s no futuro".

Patético.

Portugal só se resolve quando perceber que não precisa destas merdas.

Temo o pior. Só porque este povo já está muito deteriorado.

Rita

Anónimo disse...

Acutilante como sempre foi, Jorge de Sena, teria hoje carradas de motivos para enriquecer a sua prosa.
Deixou-nos pelo menos a sua obra, que se adapta e ajusta como uma luva, à miserável situação política actual.

Cps
Scaramouche

Anónimo disse...

Concordo consigo Rita. Porém, há um problema adicional. Anda por aí muita gente (cada vez mais, infelizmente) que não é deste povo, e que não aceita reduzir, pois sempre viveu à custa do que os outros pagam. Trabalhem mais cabrões! Dirão eles, com a ponta e mola na mão. E isto potencia a tragédia que se avizinha.

Um do povo, atordoado.

Anónimo disse...

Rita:aprecio o que escreve e os seus desabafos. No entanto,não concordo com o que diz do Passos Coelho.Até à data,a única coisa que se lhe pode e DEVE apontar é ter subscrito em Maio o tal PEC2,que afinal não terá servido para nada,uma vez que o mentiroso lhe afiançou que era mais que suficiente para 2010 E 2011 e afinal era tudo mentira.É elementarr que se ponham os pontos nos iis.Subscevo no entanto tudo o que diz quanto ao sabujo do sócratino e também,e por mil razões,quanto ao de Boliqueime,para mim um dos grandes culpados desta embrulhada!

Anónimo disse...

E todos eles vão comemorar o incomemorável. Arrepia. Como é que não havemos de ter vontade de abalar daqui pr'a fora ?

Anónimo disse...

pois é caro anónimo das 6:13, pois é, é verdade, pouco de pode apontar a Passos Coelho, mas há algo visível no senhor que trespassa mortalmente alguma misericórdia na apreciação dos seus feitos: não é com ele que se resolve o problema.

É que, antes de procurar soluções é preciso definirt os contornos do problema, e isso não está a ser feito.

Eu creio saber qual o problema, mas estar-me-ia a repetir, mas pressinto que o resultado desta coisada toda vai ser um de três possibilidades:

1- Aparece alguém que nos convence que Portugal é mais que um espaço geográfico ocupado por um frinchising bizarro de origem polvilhada e recupera o húmus humidificando a superfície com o que nos resta da memória, penetrando pouco a pouco nas camadas apodrecidas do que hoje somos até nos libertar da mentira.


2- O regresso às ruas, mas desta feita com mais carros calcinados e montras partidas.

3- ir andando de Sócrates em Sócrates ou Passos Coelho em Passos Coelho até à obrigação de entregar o que restar à gestão da Kentucky Fried Chicken ou merda semelhante.

Rita

joshua disse...

Por que é que a Rita não assume que é pela regeneração de Portugal através da mudança de Regime?!

Anónimo disse...

Por não ser disso que se trata, caro Joshua.

Como em quase tudo que é importante, é mais complexo o formato que o conteúdo.

Mudar sim, mas não forçosamente de regime, mudar de gente, isso sim, não é só urgente como incontornável.

Que futuro podem dar a Portugal criaturas como Sócrates ou Passos Coelho. E que esperar de Cavaco, que deveria ser a alma disto tudo e não é mais que um alfaiate que procura transformar uma camisa de vénus num sobretudo para o inverno??

E que futuro pode ter um país onde os seus mais velhos, que ainda dão a cara, espetam o focinho em interesses úbiquos e tremendamente duvidosos, como Almeida Santos?

O que "isto" precisa é de Homens Bons, e, para já, olha-se em volta e, para além dos citados e quejandos, apenas se encontram desengonçados mentais amarrecados em conceitos fruto do aturdimento dessa merda a que chamam nomes como "mercados", "competitividade" etc, como Medina Carreira e o seu grupelho de pàndegos.

Em breve vai surgir no mundo um país que porá em causa tudo isto, servindo de novo farol para o resto da humanidade. Porque não Portugal a assumir isso mesmo??

Que se quilhem os mercados e essa modorra, esse bolor maligno do economês que está a transformar gente em martelos pneumáticos. Basta olhar para as ampresas, quase todas transformadas em quartéis militares...

Rita

joshua disse...

A caríssima Rita faz-me pensar num Padre António Vieira adaptado, lutando contra as entorses modernas à dignidade humana e as novas vias de exploração abjecta das pessoas.

Quem assumirá tal visionarismo fazendo de Portugal líder de um novo e derradeiro império, império da partilha, generosidade, de um caminho fraterno e feliz de estar afinal tão pouco tempo neste mundo?

Eu também acredito.
Joaquim Santos