O termo do título é de um leitor e é um belo balanço da visita de Eduardo dos Santos à antiga Metrópole. O resto - ainda "visto" pelo mesmo leitor - talvez seja mesmo isto: «pelo andar da carroça mais dia menos dia Portugal transformar-se-á numa província ultramarina de Angola...»
8 comentários:
Depois dos muitos erros (crimes) da Colonização e da Descolonização, o povo angolano e o poco português merecem entender-se, a começar nas trocas comerciaise industriais, sem preconceitos. O Brasil tem muitos empresários em Portugal e Portugal não corre o risco de ser uma província brsileira. É que, para além dos políticos que falham, há todo um povo que anseia por pão e paz. É tempo disso mesmo.
Faz-me um bocado de confusão a subserviência com que recebemos e visitamos certos Chefes de Estado, parecem que os nossos governantes se esquecem de que apesar de pequeno, temos um Grande País!
(Hum, se calhar esquecem-se pq sabem como governam e que assim, o potêncial foge por entre os dedos...)
Como se nós pudessemos dispensar a ajuda desta ex-provincia ultramarina!
, completamente de acordo. portugal exportará mão de obra qualificada, importará "carne para canhão", a que nem o seu próprio presidente dará tempo de antena. a breve trecho angola, deixará de se o 4º país nas eportações portuguesas. portugal será o repositório do que nunguém quer. os governantes entretanto não se preocupam porque foram garantindo o seu futuro. e no que toca a isto cada vez se parece mais com um país latino-americano e o retiro dos politicos, com o célebre "outono dos patriarcas" , de garcia marquez.
João, não posso concordar. Esta é uma oportunidade de ouro, que não pode ser desperdiçada. Por sinal, quem começou esta política foi o PPD, lembras-te? Embora não simpatize de sobremaneira com as "novas realidades políticas africanas", creio firmemente que o futuro deste país esteve e estará no seu passado: no antigo ultramar. A Europa sim, enquanto nos servir. depois, logo veremos*
* Não sou europeu.
Angola está a comprar Portugal com o dinheiro da dívida que lhes perdoámos, no tempo daquele grande estadista , o Sr. Barroso!
O torrão lusitano está a saldo por motivo de liquidação!
A capa da Visão desta semana diz tudo.
João Gonçalves, há três ou quatro anos eu faria as mesmas críticas. Mas agora o que eu vejo é que, na generalidade e em todas as áreas, Angola está a melhorar e nós a piorar.
Ainda há muito que melhorar e construir em Angola, mas parece (parece ...) que há vontade do presidente José Eduardo dos Santos em promover essa melhoria (que é mais do que eu posso dizer do meu governo). Vamos ver.
De resto, concordo com muito do que diz o Nuno Castelo-Branco. Temos que os encarar sem preconceitos nem paternalismos.
Enviar um comentário