14.9.08

O OURO DA BOTA


Cristiano Ronaldo quis ir à Madeira, sua terra natal, para receber uma "bota de ouro". Parece que tencionava homenagear, a título póstumo, o pai. No aeroporto, ignorou os compatriotas que o foram saudar à chegada. Ontem, à porta do hotel onde foi coroado como tal, o "bota de ouro" fez esperar em vão umas dezenas de madeirenses orgulhosos por o pé que calça a "bota" ser um dos seus. Ilusão deles. Mais uma vez, Ronaldo só estava disponível para o que o esperava lá dentro: o sr. Horácio Roque e as televisões. Babaram-se uns para os outros porque, naturalmente, estão muito bem uns para os outros. Ex-pobre (e não há nada pior do que um "ex" qualquer coisa), imaturo e ignorante, o "bota de ouro" não passa de um deslumbrado com talento nas pernas. Nas três pernas, a avaliar pelo galinheiro que cacareja permanentemente atrás dele nas revistas da "especialidade". De resto, o dinheiro encarregou-se de destruir o menino que jogava na rua com os vizinhos cuja alegria se quis manifestar junto dele e que ele, moldado pelo espectáculo em que se tornou, se recusou a partilhar. O "bota de ouro" é o expoente de uma certa alarvidade "social" que veio com a democracia. Uma alarvidade que brilha tanto ou mais do que o ouro da bota. E que costuma acabar tão surpreendentemente como começa.

11 comentários:

Anónimo disse...

"Uma alarvidade social que veio com a democracia". A maioria organizou-se e tomou conta disto. Vamos ter que os aturar e, ainda, as suas arengas diárias, além das consequências da sua inépcia. Porca de vida...

Anónimo disse...

Até que enfim alguém que concorda comigo! Porque razão é que o nosso povo tem a mania de idolotrar os piores "idolos"? Se não os encontram cá então importem-nos!

Anónimo disse...

Subscrevo. Vale mais, para a comunicação social, um Ronaldo a sair de um qualquer aeroporto a uma pessoa que se dedica a amparar crianças e apoiar mulheres que decidem não abortar contra todos os esclarecidos conselhos e mordomias pagas pelo Estado.

Fernando Vasconcelos disse...

"Uma alarvidade social que veio com a democracia" . Concordo com a "alarvidade" e com a falta de respeito que é para quem muito mais do que Ronaldo mereceria esta atenção. Agora quanto à parte "que veio com a democracia" é que meu caro não concordo de todo. Aliás basta ver se em outros regimes políticos também não se verifica essa alarvidade. Acho que tem que encontrar outra causa porque esta associação no nosso caso é apenas circunstancial.

Anónimo disse...

Não sei se veio com a democracia. Já o Gil Vicente falava nisto.

Anónimo disse...

"Nunca peças a quem pediu, nem sirvas a quem serviu", diz o ditado.

Anónimo disse...

Assim,para suprimir a "alarvidade social",nada como suprimir a democracia. Então não! A África e a China é o que está a dar em "superioridade social". Vamos a isto!

fado alexandrino. disse...

O senhor cada vez escreve melhor textos do tamanho de um selo.
Infelizmente quem é que quer saber disto?

de.puta.madre disse...

"Nunca peças a quem pediu, nem sirvas a quem serviu", diz o ditado. ( Pois. A pobreza incomoda mesmo, não é?

"Uma alarvidade social que veio com a democracia".

e ETC. ... triste povo invejoso.

Estavam só à espera que o Rapaz passasse a barreira dos 23 para começarem à PEDRADA!
Como é tipica esta girandola ...

Quer queiram, quer não Têm que engolir: ele tem mais talento nos dedos dos pés do que vocês - e eu também - nos dedos das mãos a teclar estas palermices.

de.puta.madre disse...

"E que costuma acabar tão surpreendentemente como começa."
Isso é agoiro, mau agoiro João. Que coisa feia. Ouvi coisa semelhante do Figo.
Mas ninguém se lebra: temos todos o mesmo futuro ( neste momento) y ninguém sabe o que este nos reserva.

vermelhosempre disse...

Caro amigo, o seu comentário tem um certo "quê" de inveja. Eu sou Madeirense, e não me senti minimamente melindrado com o facto de o rapaz não andar a atender a todos os pedidos que lhe foram e são feitos. Ele escolheu a sua ilha para homenagear o Pai, não pra andar a fazer as vontades de todos. Queria vê-lo a si com o estatuto do miudo, para ver se acorria a todos os fogos, a ver se estava sempre disponivel e sempre com um ar simpático.
Concordo que ele até tenha tiques de vedeta (principalmente dentro de campo), mas esse seu post é um bocado "Anti-Ronaldo".

Saudações