10.4.08

O CHARME DISCRETO DA EXTREMA-DIREITA

É curioso acompanhar a forma como as televisões "cobrem" o julgamento de trinta e tal pessoas alegadamente extremistas de direita. Uso propositadamente o termo (extrema-direita) porque é assim que, invariavelmente, os jornalistas de serviço se referem ao assunto. Pouco se fala em crimes. Mostra-se, sim, um homem relativamente jovem, de óculos, com bom aspecto, que se dirige com manifesta tranquilidade ao colectivo de juízes. Mário Machado está também - ou sobretudo - a ser "julgado" politicamente e aproveita, como lhe compete, a circunstância. Os jornalistas relatam, aliás, intervenções políticas e não exactamente uma "defesa". Machado é de longe melhor que o circunspecto senhor dos cartazes do PNR. E sabe disso. Tem uma consistência "ideológica" que Pinto Coelho nunca teve nem terá. Ao julgá-lo, o regime está a promovê-lo. Pode ser que me engane, mas ainda vamos ouvir falar deste Machado lá mais para diante.

20 comentários:

Anónimo disse...

Até ser preso tinha-se revelado demasiado rapaz e pouco adulto....aliás ele proprio referiu no primeiro dia de julgamento que considerava ter amadurecido bastante neste ultimo ano e actualmente já não se reconhecia em várias atitudes mais infantis que tinha tido no passado, constando algumas dessas garotices do processo em julgamento.
Tem certamente muito mais carisma pessoal do que o lider do PNR. Se se acalmar com a idade e se adquirir um pouco mais de cultura, tem potencial para singrar.

Nuno Góis disse...

Pode ser que singre bem e ouçamos falar muito mais dele, como ainda só mataram dois pretos e há aí tantos... Ah é verdade ele não é racista, é racialista... Poupem-me. Acreditam mesmo num energumeno destes? Está aqui a vossa nefasta esperança? Em que é que acreditam realmente?

Anónimo disse...

O Mário Machado teve tratamento especial da justiça.Resta saber se quem encomendou também é dos que só tem olhos para as falcatruas dos autarcas de direita...
Já agora para responder ao gajo de cima cá por mim existem de facto pretos de mais no burgo,que como diz o Machado,alguns dos quais só andam a fazer asneiras e portanto deveriam ser expulsos.Mas ele certamente é dos que os pastoreia duma forma qualquer, mas por conta de outros...

Anónimo disse...

esta república nacional-socialista é uma verdadeira ditadura.
não me obriguem a viver nesta porcaria

Anónimo disse...

Há quem acredite (ou tenha acreditado em Estaline e em Mao), há quem ainda duvide que a Coreia do Norte não seja uma democracia, e ainda ontem dois deputados europeus se colocaram ao lado da política colonialista da China.

Tudo bons rapazes, quando comparados com esta pobre alma enbranquecida...

Daniel Azevedo disse...

Na républica dos anónimos!
Nem sei para que me chateio...

Em resposta ao 'gajo' anónimo, respondo com uma pergunta: "Se o 'preto' que se porta mal fôr de nacionalidade portuguesa, e a sua familia descender de 'pretos' dos tempos dos descobrimentos?
Nesse caso expulsamos o 'gajo' para onde?

Ganhe juízo! Mais vale ter melanina na derme do que Merda na cabeça!

Cumprimentos

Anónimo disse...

Isso queria o João. Tão directo, tão directo, mas neste caso até usa o jargão "alegadamente".

Anónimo disse...

Este anterior "gajo" deve trabalhar para o SOS... olha rapazinho ou lá o que és.Essa não me apoquenta.Em 1974 havia unicamente em Portugal continental duas centenas de africanos pretos a trabalhar no metro vindos de Cabo Verde.Donde e quem deixou entrar, nacionalizou as centenas de milhar para além das filas de espera?E em que anos?Nacional ao fim de 6 anos dos quais 3 podem ser em prisão?Nacionalidade a quem cá vem parir para ficar?Tudo a fazer filhos para ficar?E depois os outros é que pagam a estes "portugueses"?Que ainda há 34 anos nos combatiam para serem independentes, portanto não portugueses?Criminosos devem ser expulsos mesmo que para o deserto do Sara... se ninguém mais os quiser, mas querem que isto anda tudo muito bem controlado... vai ver onde eles vão passar as férias ... e depois meu querido esquerdista os portugueses nascidos na américa vêm recambiados precisamente pelos mesmos motivos.
E ainda mais uma coisa.Um tipo que tenha passaporte ou bilhete de identidade português a mim já não diz nada antes de lhe ver o frontal se é que me entendes...
Decididamente estes democratas internacionalistas fizeram uma bela obra em 34 anos.Um molho de bróculos...

Anónimo disse...

Sabem que mais? Alguém me sabe dizer onde anda um tipo chamado Salazar?

António Pereira disse...

Sou contra a violência. Não sou racista. Mas se a minha filha, quando for mulher, me aparecer em casa com um namorado preto, não gosto. Nem preto nem cigano. Essa é que é essa.
Mário Machado está a ser julgado por factos de cariz político. Mário Machado é, 34 anos depois daquele horripilante acontecimento, que se deu em 25 de Abril de 1974, um novo preso político, cujo regime em que sobrevivemos, lida desta forma com as pessoas que amam o seu país e levantam a voz contra bandidos e criminosos que nos roubam e mal tratam todos os dias.
Mário Machado é um patriota. Mário Machado não é um traidor como muitos daqueles que o perseguem. Mário Machado não fez viagens fantasma, não burlou o fisco, não tem contas bancárias na suiça, não retirou dinheiro ao Estado em proveito próprio.
Que crimes praticou afinal Mário Machado para estar preso preventivamente?
Assistimos todos os dias à detenção de criminosos altamente perigosos, que depois de presentes ao juiz a primeiro interrogatório são de imediato mandados em liberdade. Mário Machado não roubou, não matou, não atropelou ninguém, não assaltou nenhum banco, não roubou nenhum carro nem não bateu em ninguém. Porque está Mário Machado preso? Por questões ideológicas, somente. Veremos no final do julgamento o que sobra.

Anónimo disse...

o sr mário machado deveria ter sido tratado na prisão, e pela justiça portuguesa, como ela trata os pretos os ciganos e os pobres em geral. a contrario foi visitado pelo sr bastonário da ordem dos advogados.

este sr racialista - ou a porra que lhe quiser chamar; defende a discriminação, mas queixa-se de estar a ser discriminado.

está a ser julgado por opiniões politicas? não posso crer - percam um pouco de tempo, leiam a literatura juridica portuguesa acerca do assunto, leiam a pronúncia, e talvez concluam algo.

nestes casos até valia a pena transgredir um pouco. era patetice, pois era, mas sabia tão bem. ou que mais não fosse: para dar razão a esses que dizem que afinal 'isto' não é uma democracia.
mas pronto...

Anónimo disse...

Considerando que 60% das tropas do exército português, eram naturais das províncias em que operavam, por admitirem, sem reservas, serem portugueses. Então aquando das independências, Portugal tinha obrigação de ter acolhido todos os combatentes que passaram pelas forças armadas portuguesas, que o desejassem, independentemente das suas raças e cores.
Não se culpem os negros ou brancos que conseguiram refugiar-se nesta pequena parte de Portugal europeu. Muitos não conseguiram e, só Deus sabe o que lhes aconteceu.
Se ninguém lhes tivesse provocado a situação de terem que abandonar as suas terras e haveres, onde até então viveram e eram felizes e, de onde jamais imaginaram ter que sair, não estariam eles nem os seus descendentes, agora, em Portugal europeu.

Daniel Azevedo disse...

"Este anterior "gajo" deve trabalhar para o SOS... "

Quando li pela primeira vez pensei que se estava a referir ao '112'!

"Não sou racista. Mas se a minha filha, quando for mulher, me aparecer em casa com um namorado preto, não gosto. Nem preto nem cigano. Essa é que é essa."

Independentemente de ser um bom cidadão, cumpridor dos seus deveres e obrigações! É
mesmo interessante que começe por dizer que não é racista!

Anónimo disse...

Alguem me sabe explicar qual a razão de Mario Machado está preso á tanto tempo?

Sr. iupi não concordo com descriminação nem com racismo, neste ponto estamos em sintonia.
Será, que o racismo é só visto em brancos?

A maioria dos assaltos em portugal são executados por merda que vem de fora, e quando chega aos mídia, são relatados de uma forma subtil.
Se forem pretos, ciganos ou oriundos de países de leste,passam a ser identificados como jovens.

Se algum jornalista disser preto ou qualquer coisa do genero, é racista.

Caro iupi, possivelmente tem acesso a relatorios de criminalidade, tambem os devia ler?
Não queira, que as mulheres dos Apostolos se chamem apistolas.....

Anónimo disse...

O PNR nas ultimas eleições para a CML duplicou os votos. Pode ser que para as próximas os quadruplique.

Anónimo disse...

Portugal tem pretos desde D. Afonso. Não, não me refiro a esse, ó 'portugueses' da Brandoa, mas ao afilhado que veio do Manicongo em tempos de 'el hombre' (uma cruz de ferro ao sobreiro que perceber esta). O mal não está na cor da pele, ó palhaços, mas na religião ou na falta dela. Temo-me muito mais dos que promovem as religiões e as 'igrejas', aventalícios, jornalistas, bloquistas e outros imbecis. Vós, ó 'racialistas', nem percebeis quanto vos une aos zés falcões. Vindes todos da mesma desgraça suburbana, da mesma crassa ignorância que vos desmiolou na 'escola', na televisão ou na universidade. Enfim, como dizia o outro, nascer entre brutos, viver entre brutos é muito triste. Este é mais um comentário anónimo porque obviamente sou um grande cobarde, um choninhas que deu o coiro no Tete.

Anónimo disse...

qualquer tipo (preto, branco, ou amarelo) que se porte mal para com a Sociedade que o acolhe, só tem duas saídas (independentemente da sua família estar por aqui há séculos):
- vai embora, de sua vontade, desampara a loja... ou
- é metido num H130 e abre-se o porão quando se sobrevoar a 100 milhas a Sul do Cabo de S. Vicente.

Este comentário é moderado!

Anónimo disse...

E acho que tu te estás a portar mal, vais-te embora a bem ou é preciso o avião ?

João Manuel Vicente disse...

Dr. Gonçalves,

Não o deslustram, um pouco que sejam, estes comentários que acede em publicar??

Apesar de algumas discordâncias, entendo e concordo com algumas das suas posições de "cortar a direito".

Mas o que aqui deixou publicar..?!

Anónimo disse...

Parabéns sr Gonçalves por manter este critério que abre a porta a todas as opiniões!
A censura que incomodava era a do regime anterior,não era sr JMV?
Se censurarmos quem discorda de "nós" já está bem.
Não convém ouvir o que pensam os outros,não é sr democrata?
Não têm direito a uma opinião sobre o que querem para o seu país.
Portugal é dos portugueses!!!!!
Quem são os portugueses?
Os que descendem de portugueses,que partilham uma cultura,uma língua,uma História...
São esses que se identificam com o futuro desta nação.
São esses que darão as suas vidas pela nossa bandeira.
Se outros o fizeram que lhes seja dada a honra.
Saibamos receber e façamo-nos respeitar.
O resto é verborreia rasca da escória que ao longo de todos os séculos da nossa existência colectiva sempre se bandeou para quem dava mais.